O acolhimento é um dispositivo que está inserido na Política de Humanização do Ministério da Saúde (HumanizaSUS), e que vai além da recepção ao usuário, pois considera toda a situação da atenção a partir da entrada deste no sistema (BRASIL, 2013).
Em nossa unidade de saúde tivemos problemas com a recepção dos pacientes, pois a Unidade Básica de Saúde ainda não havia implementado o acolhimento com classificação de risco.
Além disso, em frente à nossa unidade de saúde está localizado o hospital municipal e tivemos um grande fluxo de pacientes que não pertenciam à nossa área de saúde, o que acontecia é que os pacientes cansados pelo grande fluxo do hospital e fugindo das filas saiam para a unidade de saude com o objetivo de ser atendidos. Mas, como a unidade não está prevista para atender casos de urgência eram encaminhados novamente para o hospital, explicando aos pacientes.
O problema não foi o número de pacientes que compareceram, mas os pacientes programados com atraso em receber assistência, apesar de terem sido priorizados por sua situação de saúde,por exemplo, pacientes grávidas, crianças com menos de um ano de idade ou pacientes com doenças crônicas.
Diante disso, nós convocamos uma reunião com toda a equipe de saúde para estudar sobre acolhimento com classificação de risco e para definir estratégias para melhorar o trabalho na unidade básica de saúde e alcançar uma melhoria na qualidade da assistência aos pacientes.
Além de informar que, em nossa unidade básica de saúde, agora se estabeleceu que os profissionais de nível superior podem iniciar uma escuta inicial e classificação de risco dos pacientes sem agendamento e que apresentam demandas por consultas individuais.
A partir desse momento, colocamos em prática o que foi acordado na reunião, se explicou para o Hospital que em sua classificação de risco podem enviar pacientes a nossa unidade de saúde para os casos que não são classificados como urgência ou emergência. O fluxo de pacientes teve uma melhora significativa, bem como melhorou o grau de satisfação da população atendida.