IMPORTANCIA DO ACOLHIMENTO NO PROCESSO DE TRABALHO DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO.
ESPECIALIZANDO: DR. YEINER MENDOZA MORALES.
ORIENTADOR: TÚLIO FELIPE VIEIRA DE MELO.
COLABORADORES: FELIPE CÉSAR CHÁVEZ DE OLIVEIRA (ENFERMEIRO).
FRANCISCA ASTALIA DE CARVALHO (TÉC. ENFERMAGEM)
Nesta microintervençãorealizou-se uma pesquisa a 89 usuários e 10 trabalhadores da unidade de saúde (enfermeiros, técnicos, recepcionistas e auxiliares de enfermagem) que atuavam no acolhimento. Para a realização da pesquisa junto ao usuário, foram definidos cinco dias sequenciais de coleta, de segunda a sexta-feira, sendo que os dois instrumentos foram aplicados no mesmo intervalo de tempo. A pesquisa foi autorizada pela secretaria de saúde do município, cada usuário que chegava à sala de acolhimento da UBS era convidado a participar da pesquisa, para os trabalhadores foi feita uma reunião na sala da UBS para discutir o significado do acolhimento para eles, e o que eles consideravam como mais importante ou indispensável no acolhimento.
Pudemos identificar que, na percepção dos usuários quanto ao significado do acolhimento, assim quanto ao que buscam no mesmo, a maioria o percebe como um espaço de atenção, caracterizada com uma necessidade de “zelo”, “respeito”, “cortesia” e “diálogo”. A equipe de saúde como um todo (composta por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde).Para os trabalhadores de saúde, a resolutividade foi o fator mais importante ou indispensável no acolhimento, também encaminhamento a outros profissionais e agilidade.
Considerando a análise situacional apresentada ao inicio desse trabalho e a necessidade de uma intervenção na realidade local, são apresentadas algumas ações prioritárias para a melhoria do processo de trabalho da equipe de Saúde da Família, no tocante à situação do acolhimento.
Foram identificados problemas como a dificuldade dos profissionais de saúde de realizar o acolhimento por falta de capacitação/conhecimento para realizar a assistência/acolhimento. Para sanar esse problema foi realizada uma atividade educativa para todos os profissionais da unidade, com isso, espera-se como resultados um plano de educação permanente instalado, com discussão sistemática voltada para o acolhimento na unidade de saúde e pessoal permanente capacitado.
Outros dos problemas encontrados foi o acolhimento não implantado como diretriz para atenderà demanda espontânea, par isso, foi construído um fluxograma de atendimento. Espera-se como resultados um fluxo organizado dos usuários, acolhimento implantado como mecanismo de ampliação do acesso e como dispositivo de (re) organização do processo de trabalho da equipe tendo, bem como uma oferta adequada para responder as necessidades do usuário, atuação da equipe com ênfase no acolhimento e o atendimento de usuários agendados e da demanda espontânea, usando como recurso a melhoria da sala de acolhimento que tem como rico o tumulto de usuários na área de acolhimento da UBS.
Outro dos problemas identificados foi atendimento inadequado aos usuários que procuram a unidade de saúde para resolução da sua necessidade. A equipe usa o método do acolhimento com uma boa classificação de riscos esperando como resultado uma melhor identificação de riscos as situações de maior urgência, priorizando os mais graves.Espera-se como resultado um acesso com equidade da demanda espontânea, usando como recurso uma organização da agenda de consultas e uma adequação de fluxos dos usuários na UBS.Para alcançar isto, após o acolhimento inicial pela recepcionista, o usuário é encaminhado de acordo com as necessidades que ele está precisando, passandopelo enfermeiro que realiza a primeira consulta e logo para o médico se necessário. Este método apresentauma resolutividade de imediato e avaliação semanal para saber como está sendo feito acolhimento depois de tomar todas estas estratégias.
O acolhimento representa uma “atitude” relacionada ao componente ético do cuidado que se produz ou não no campo da saúde. É, assim, uma atitude da ordem das práticas e das relações que se estabelecem entre os serviços, os trabalhadores e os usuários. É, portanto, um espaço de encontro e de escuta entre seres humanos, na sua dimensão mais ampla.A grande maioria dos usuários pesquisados considerou indispensável, no acolhimento, a possibilidade do encaminhamento a outros profissionais, os trabalhadores de saúde identificaram como o significado maior do acolhimento o encaminhamento a outros profissionais e, como fator indispensável, a resolutividade.
Para ajudar no acolhimento orientou-seaos recepcionistas que na hora do paciente chegar na porta na UBS, deve-se orientá-los sobre os serviços prestados na unidade e facilitar uma melhor orientação e direcionamento dos pacientes para as diferentes áreas de atendimentos.Também tomamos como estratégia colocar todo dia um agente comunitário de saúde para ajudar no acolhimento já que eles estão diariamente com pessoal da comunidade e conhecem as necessidades da população e assim nos ajudar a ter um melhor seguimento de como está sendo a evolução dos pacientes.
Outra estratégia foi realizar palestras educativas para os pacientes na sala de espera, conscientizando-os da importância de não ficar na área do acolhimento quando outra pessoa já está sendo acolhida pelo pessoal de saúde, melhorando assim a privacidade e a confidencialidade dos pacientes. Já que na realidade nas UBS onde eu trabalho não tem as condições estruturais adequadas para a realização do acolhimento adequado.
Na equipe de saúde planejamos realizar reuniões mensais para avaliar como está sendo o acolhimento nas unidades para melhorar mais os atendimentos.Portanto um dos grandes desafios da equipe de saúde é organizar a demanda espontânea respeitando as múltiplas necessidades desta, implicando tolerância a diferenças, inclusão social, para atender a todos os que procuram o serviço de saúde, garantindo que os usuários sejam ouvidos, acolhidos, atendidos e tenham seus problemas solucionados com maior eficácia, incluindo as situações que exigem encaminhamento.