18 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Titulo: Implementação do Acolhimento na UBS Erionaldo Correia Pereira.

Especializado: Yadeleyne Marquez Valdes

Facilitadora: Romanniny Hevillyn Silva Costa Almino

Como esclarece a Política Nacional de Humanização (PNH), a qual exemplifica que acolhimento e inclusão de usuário devem promover a otimização dos serviços, o fim das filas, a hierarquização de riscos e  o acesso aos demais níveis  do sistema. (BRASIL, 2013).

Com base no cumprimento desses princípios e vendo a importância de um excelente acolhimento aos usuários a equipe realizou uma reunião com todos os trabalhadores  da unidade básica de saúde para avaliar esses aspectos, com o objetivo de aperfeiçoar aos profissionais  para implantar o acolhimento e fazer um estudo do perfil  de demanda espontânea e programada de nossa  área, dadas as múltiplas queixas da população.

No encontro, foram apontados os principais problemas que os pacientes não foram adequadamente ouvidos,  uma vez que os pacientes que levantam suas preocupações frente aos demais usuários, já que a recepção fica na mesma sala de espera. Outro  problema é que raramente eram pacientes classificados  de acordo as vulnerabilidades de cada pessoa. Além disso, a população se queixa que, muitas vezes, chegam até a unidade básica de saúde procurando atendimento médico e na maioria das vezes tinham que voltar , porque o número de atendimento já estava fechado.

Para tentar solucionar todos esses problemas a  equipe traçou as seguintes estrategias: primeiramente, para implementar o acolhimento foi criada uma sala de acolhimento onde  os pacientes aguardam  sentados e somente uma pessoa  fica na recepção , onde é recebida pela recepcionista  quem faz o prontuário e o paciente é escutado, logo é encaminhado para sala de triagem  que é feito pelo um técnico de enfermagem com a supervisão do enfermeiro  da equipe.

A classificação dos riscos é realizada pelo enfermeiro e o médico da equipe para estabelecer as prioridades clínicas garantindo um atendimento mais adequado e equânime, o enfermeiro é responsável pelo primeiro contato clínico, avaliando e decidindo rapidamente , delegando ações acertadas, gerir a sala de espera, iniciar ou auxiliar nos primeiros socorros, identificar as vulnerabilidades individuais e coletivas, organizar a disposição dos pacientes no serviço, acertando o fluxo segundo as necessidades de cada um, observando a segurança dos pacientes.

A equipe classifica os riscos usando a Classificação de Manchester fundamentada em 3 variáveis: gravidade, recurso e tempo de resposta, como melhor estrategia  e forma de organizar, avaliar e orientar asa pessoas que buscam de forma urgente ou emergente atendimento em nossa unidade de saúde.

Nos casos urgentes, muitos emergentes e emergentes são imediatamente atendidos pelo médico da equipe, quem determina a conduta a seguir em cada caso em particular, para os casos não urgentes poderão ser agendados para uma consulta eletiva de acordo com o cronograma de trabalho da equipe, e os caos poucos urgentes poderão ser atendidos, de  acordo com cada situação e com o volume da demanda espontanea  do dia.

Os atendimentos foram divididos em dois horários: de 07 horas a 10 horas para a demanda espontânea e de 10 horas até 12 horas para a demanda programada, assim mesmo acontece para horário da tarde. Para os caos de urgências não existe horário de atendimento porém  são atendidos  uma vez que chegam a unidade de saúde. De esta forma fica implementado o acolhimento  com a classificação de risco  e demanda espontânea e programada de nossa área.

Com esta micro intervenção espera-se  que diminuam as queixas da população e uma melhora  na satisfação dos usuários com o acolhimento  da demanda espontânea e programada, além disso, foi  uma experiência  maravilhosa para nós,  profissionais da saúde,  tendo em vista uma melhora na organização do processo de trabalho.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização – PNH

Brasilia: Ministério da Saúde, 2013.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)