4 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Microintervenção 2. Tema: Acolhimento à Demanda Espontânea e Programada.

Dr. Roberto Gainza Santos.

Facilitadora: Romanniny Hevillyn Silva Costa Almino

 

A reorganização do processo de trabalho das equipes da Estratégia da Família representa um importante instrumento de humanização da atenção á saúde onde toda a população tem a possibilidade de ter os mesmos direitos e deveres para seu atendimento por parte dos serviços de saúde (SANTOS 2013).

Nesse sentido a equipe de atenção da minha Unidade Básica de Saúde- UBS, primeiramente, foi capacitada para obter conhecimentos que contribuíram ao aperfeiçoamento e implantação de melhores estratégias de acolhimento.

Logo tivemos uma reunião para discutir como está sendo feito o atendimento no serviço.

Inicialmente, foram realizadas várias reuniões ministradas pelo enfermeiro da unidade com o objetivo de sensibilizar os demais membros da equipe sobre a importância do acolhimento com classificação de risco para melhoria do acesso da população aos serviços de Saúde e o melhoramento na gestão do cuidado e reorganização do processo de trabalho.

De um modo geral, a atividade de acolhimento com classificação de risco nesta unidade de saúde ficaria a cargo desse profissional.

Então foi organizada a forma que seria o acolhimento tendo em conta a classificação de risco dos pacientes e sua chegada à UBS, avaliando seu estado de saúde, condições mentais e físicas, doenças crônicas, incapacidade para deambular ou com dificuldade de locomoção, os idosos, as grávidas e crianças nas diferentes faixas etárias.

            Aqui temos uma estratégia de acolhimento bem organizada, temos dias programados para consulta pré-natal, consultas de hipertensos e diabéticos, consulta de crescimento e desenvolvimento, programação de visitas domiciliarias entre outras atividades.

A Unidade de Saúde funciona no horário de 8 horas da manhã até 12 horas e das 13 horas até 17 horas da tarde.

Durante o tempo de trabalho o fluxo de pacientes é contínuo, mas fazemos acolhimento à demanda espontânea mediante o protocolo de escuta qualificada e estratificação de risco feito pelo enfermeiro, determinando assim o momento oportuno para o atendimento do paciente tendo em conta o princípio de equidade e estado de saúde real nesse momento, pois conhecemos as vantagens e importância desse modelo de atendimento, por exemplo: diminui as filas, se cria vínculos afetivos com a comunidade, evita atendimento em nível secundário e terciário e sempre trabalha com o objetivo de atender de um melhor jeito ao paciente.

        A diminuição das consultas programadas ou agendadas para conseguir o aumento da demanda espontânea nas unidades, evita desta forma o maltrato ao paciente, as longas filas de espera para consulta e avaliação.

A equipe tem estratégias na unidade de saúde, oferecendo acolhimento a todos os usuários da área de abrangência, atenção qualificada, classificação de risco e vulnerabilidade com a utilização de protocolos e definição de critérios para agendamentos de consultas. Organiza a agenda dos profissionais para que a ação da equipe seja integrada, multiprofissional e interdisciplinar, garantindo a continuidade do cuidado. 

       Foram poucas dificuldades que aconteceram durante a realização da reunião para definir qual seria o jeito do acolhimento.

       Com a realização desta nova modificação do estilo de trabalho na UBS com o melhoramento do acolhimento dos pacientes devemos conquistar nossos objetivos propostos e assim os pacientes ficarão satisfeitos.

O acolhimento da assistência e avaliação dos resultados alcançados é fundamental para uma metodologia consciente de planejamento e gestão das agendas que contemplem as diferentes situações.

            Nós esperamos como resultado uma melhor avaliação pela equipe das prioridades para o atendimento, ter melhor aceitação e impacto na saúde da população da área atendida pela equipe e aumento do grau de satisfação dos pacientes.

 

REFERÊNCIAS

 

SANTOS, V. O acolhimento no processo de trabalho das Equipes de Saúde da Família na Atenção Básica. Formigas/ Minas Gerais 2013.

 

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