RELATO DE EXPERIÊNCIA
TÍTULO: IMPACTO DO ACOLHIMENTO NA DEMANDA ESPONTÂNEA E PROGRAMADA
ESPECIALIZANDO: REINIER HERNANDEZ RODRIGUEZ
ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO
Trata-se de um relato de experiência realizado na Unidade de Saúde Josefa Barbosa Dos Reis Romão, no município de Lagarto – Sergipe, que tem como objetivo organizar o acesso das demandas espontâneas e programadas, utilizando como principal ferramenta o acolhimento que vem sendo um desafio tanto para os profissionais como para os gestores municipais. A UBS possui uma população de 3000 pessoas, vem lutando cada dia para lograr implantar estratégias que melhoram o acolhimento, que este seja visto como uma estratégia de reorganização do serviço da saúde, que destaque a importância do trabalho de uma equipe multiprofissional, garantia do acesso universal aos serviços de saúde, promoção da humanização na assistência e estímulo á capacitação dos profissionais, fazendo com que estes assumam uma postura acolhedora.
A relação do trabalhador com o usuário, estabelecimento de vínculos, a credibilidade e a confiança entre eles são aparentemente consequências do acolhimento. Dessa forma, pode–se afirmar que o acolhimento é uma ação que deve existir em todos as relações de cuidado, no vínculo entre trabalhadores de saúde e usuários, na prática de receber e escutar as pessoas, e deve ser estabelecido como uma ferramenta que : possibilite a humanização do cuidado; amplie o acesso da população aos serviços de saúde, assegure a resolução dos problemas; coordene os serviços e vincule a efetivação de relações entre profissionais e usuários (BRASIL, 2013; LOPES et al., 2015).
Efetuamos um estudo perfil da demanda espontânea e programada referente ao mês de febreiro e março de 2018 com o fim de observar o comportamento da mesma.
Quadro 1: Nº de consultas por demanda programada e espontânea, 2018.
Profissional |
Consulta Março e Abril 2018. |
||
Demanda Espontânea. |
Demanda Programada. |
Total. |
|
Médico. |
500 |
208 |
708 |
Enfermeiro. |
620 |
187 |
807 |
É possível observar que a grande procura na Unidade Básica e por demanda espontânea o que faz necessário reforçar estratégias de acolhimento para organizar o trabalho e melhorar o acesso do paciente ala Unidade Básica de Saúde.
Figura 1: Mostra a quantidade relevante que açude na Unidade por demanda espontânea, com queixas comuns, ou necessitando atendimento assim como as demandas programadas.
Perfil Nosológico dos atendimentos
Fonte: Controle Diário do Atendimento Médico, Fev/Mar, 2018.
Por isso se faze necessário fazer estratégias que melhorem o fluxo na Unidade.
Figura 2: Fluxograma de atendimento do PSF Josefa Barbosa Dos Reis Romão:
Paciente chega á unidade →Está agendado→Aguardar atividade\ procedimento.
↓
Paciente necessita de alguma rotina da unidade?→Encaminhar para setor correspondente.
↓
Paciente encaminhado juntamente com prontuário ao consultório de acolhimento.
↓
Enfermeira acolhe paciente realiza classificação pelo protocolo de Manchester.→Orientação , Agendamento posterior com médico, Encaminhamento para procedimento, Discussão do caso se necessário, Encaminhamento para atividade intersectorial.
Outra estratégia que se encontra aplicando em nossa unidade e a classificação de risco pelo protocolo de Manchester, baseado nos sintomas, os doentes por cores, que representam o grau de gravidade e o tempo de espera recomendado para atendimento. (MOREIRA, D. A. et al., 2017).
Quadro 2: Triagem de urgências seguindo protocolo de Manchester:
Cor | Classificação | Tempo de atendimento |
Vermelho | Emergente | Imediato |
Laranja | Muito Emergente | 10 minutos |
Amarelo | Urgente | 60 minutos |
Verde | Pouco urgente | 120 minutos |
Azul | Nao urgente | 240 minutos |
Mediante este estudo se reforço a importância do acolhimento das demandas espontânea e programada como primer contato na Unidade Básica de Saúde para lograr organizar o trabalho e melhorar o acesso do paciente ao serviços brindados na unidade; tendo como objetivo mostrar estratégias que nos permitam reforçar o acolhimento: como o fluxograma elaborado quando o paciente lega na unidade, assim como seu triagem que nos orienta sobre o tipo de intervenção necessário, como também o tempo em que em que isso deve ocorrer. Foi realizado um estudo perfil da demanda espontânea e programada observando que a maior procura foi a demanda espontânea, o que nos levou a planejar estratégias de modo continuo para dar acessibilidade universal ao paciente.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
LOPES, A. S. et al . O acolhimento na Atenção Básica em saúde: relações de reciprocidade entre trabalhadores e usuários. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 39, n.104, p.114-123, 2015.
MOREIRA, D. A. et al. Manchester triage system in primary health care: ambiguities and challenges related to access. Texto contexto – enferm., Florianópolis, v.26, n.2, e5970015, 2017.
Janaina Aparecida Paulino.Demanda Espontánea x Demanda Programada: Lidando com a procura maior que a oferta .Universidade Federal, de Minas Gerais,2014.
Ponto(s)