22 de julho de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

 

TÍTULO: IMPACTO DO ACOLHIMENTO NA DEMANDA ESPONTÂNEA E PROGRAMADA

 

ESPECIALIZANDO: REINIER HERNANDEZ RODRIGUEZ

 

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

 

Trata-se de um relato de experiência realizado na Unidade de Saúde Josefa Barbosa Dos Reis Romão, no município de Lagarto – Sergipe, que tem como objetivo organizar o acesso das demandas espontâneas e programadas, utilizando como principal ferramenta o acolhimento que vem sendo um desafio tanto para os profissionais como para os gestores municipais. A UBS possui uma população de 3000 pessoas, vem lutando cada dia para lograr implantar estratégias que melhoram o acolhimento, que este seja visto como uma estratégia de reorganização do serviço da saúde, que destaque a importância do trabalho de uma equipe multiprofissional, garantia do acesso universal aos serviços de saúde, promoção da humanização na assistência e estímulo á capacitação dos profissionais, fazendo com que estes assumam uma postura acolhedora.

A relação do trabalhador com o usuário, estabelecimento de vínculos, a credibilidade e a confiança entre eles são aparentemente consequências do acolhimento. Dessa forma, pode–se afirmar que o acolhimento é uma ação que deve existir em todos as relações de cuidado, no vínculo entre trabalhadores de saúde e usuários, na prática de receber e escutar as pessoas, e deve ser estabelecido como uma ferramenta que : possibilite a humanização do cuidado; amplie o acesso da população aos serviços de saúde, assegure a resolução dos problemas; coordene os serviços e vincule a efetivação de relações entre profissionais e usuários (BRASIL, 2013; LOPES et al., 2015).

Efetuamos um estudo perfil da demanda espontânea e programada referente ao mês de febreiro e março de 2018 com o fim de observar o comportamento da mesma.

 Quadro 1: Nº de consultas por demanda programada e espontânea, 2018.

Profissional

Consulta Março e Abril 2018.

Demanda Espontânea.

Demanda Programada.

Total.

Médico.

500

208

708

Enfermeiro.

620

187

807

 

 

É possível observar que a grande procura na Unidade Básica e por demanda espontânea o que faz necessário reforçar estratégias de acolhimento para organizar o trabalho e melhorar o acesso do paciente ala Unidade Básica de Saúde.

Figura 1: Mostra a quantidade relevante que açude na Unidade por demanda espontânea, com queixas comuns, ou necessitando atendimento assim como as demandas programadas.

Perfil Nosológico dos atendimentos

 

 

 

 

Fonte: Controle Diário do Atendimento Médico,  Fev/Mar, 2018.

Por isso se faze necessário fazer estratégias que melhorem o fluxo na Unidade.

 Figura 2: Fluxograma de atendimento do PSF Josefa Barbosa Dos Reis Romão:

 Paciente chega á unidade →Está agendado→Aguardar atividade\ procedimento.

↓ 

Paciente necessita de alguma rotina da unidade?→Encaminhar para setor correspondente.

 ↓

Paciente encaminhado juntamente com prontuário ao consultório de acolhimento.

 ↓

Enfermeira acolhe paciente realiza classificação pelo protocolo de Manchester.→Orientação , Agendamento posterior com médico, Encaminhamento para procedimento, Discussão do caso se necessário, Encaminhamento para atividade intersectorial.

Caso agudo ou urgência?
Transferência com primeiro atendimento, Atendimento Imediato, Atendimento Prioritário.

Outra estratégia que se encontra aplicando em nossa unidade e a classificação de risco pelo protocolo de Manchester, baseado nos sintomas, os doentes por cores, que representam o grau de gravidade e o tempo de espera recomendado para atendimento. (MOREIRA, D. A. et al., 2017).

Quadro 2: Triagem de urgências seguindo protocolo de Manchester:

Cor Classificação Tempo de atendimento
Vermelho Emergente Imediato
Laranja Muito Emergente 10 minutos
Amarelo Urgente 60 minutos
Verde Pouco urgente 120 minutos
Azul Nao urgente 240 minutos

Mediante este estudo se reforço a importância do acolhimento das demandas espontânea e programada como primer contato na Unidade Básica de Saúde para lograr organizar o trabalho e melhorar o acesso do paciente ao serviços brindados na unidade; tendo  como objetivo mostrar estratégias que nos permitam reforçar o acolhimento: como o fluxograma elaborado quando o paciente lega na unidade, assim como seu triagem que nos orienta sobre o tipo de intervenção necessário, como também o tempo em que em que isso deve ocorrer. Foi realizado um estudo perfil da demanda espontânea e programada  observando que a maior procura foi a demanda espontânea, o que nos levou a planejar estratégias de modo continuo para dar acessibilidade universal ao paciente.

 

Referências

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

LOPES, A. S. et al . O acolhimento na Atenção Básica em saúde: relações de reciprocidade entre trabalhadores e usuários. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 39, n.104, p.114-123, 2015.

 

MOREIRA, D. A. et al. Manchester triage system in primary health care: ambiguities and challenges related to access. Texto contexto – enferm.,  Florianópolis, v.26, n.2,  e5970015, 2017.

 Janaina Aparecida Paulino.Demanda Espontánea x Demanda Programada:  Lidando com a procura maior que a oferta .Universidade Federal, de Minas Gerais,2014.

 

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