20 de agosto de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

TÍTULO: COMO MELHORAR E ACOLHIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE

ESPECIALIZANDO: ONIX FERIA MARTINEZ

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

A Política Nacional de Humanização (PNH) ocorre a partir de orientações éticas, clínicas e políticas traduzidas, na prática, em alguns arranjos do processo de trabalho. Entre as estratégias que norteiam a PNH, encontra-se o acolhimento, surgido a partir das discussões sobre a reorientação e reorganização da atenção à saúde. Portanto, o acolhimento é um dispositivo de humanização do atendimento que vai além da recepção ao usuário, pois considera toda a situação do fluxo da atenção a partir da entrada no sistema de saúde (BRASIL, 2010).

Tomando como ponto de partida essa reflexão, nossa equipe de saúde se reuniu com o objetivo de avaliar as dificuldades da unidade de saúde. Na ocasião, cada participante falou sobre os diferentes problemas e as possíveis soluções para melhorar o acolhimento dos usuários que são assistidos cotidianamente em nossa UBS. Foi avaliada cada uma das propostas, tanto as fortalezas, quanto as fragilidades.

Realizou-se um projeto de trabalho para dar preferência às ações mais importantes e resolutivas, para assim dar prioridade aos pontos mais vulneráveis que afetam o acolhimento dos usuários, o qual vai melhorar quantitativa e qualitativamente o atendimento à população.

Partindo da humanização no atendimento de cada usuário e com as perspectivas de ofertar um atendimento de excelência em nosso posto de saúde, escutamos as propostas de todos e traçamos as metas para alcançar uma melhoria significativa de nosso atendimento, de acordo com as premissas:

 

  • Destinar um local para que a recepção do usuário seja em ambiente com privacidade e conforto visando uma melhor comunicação;
  • Providenciar os recursos necessários para um atendimento de excelência.
  • Garantir que cada um de nossos integrantes da equipe tenha a preparação necessária para cumprir cada uma das tarefas pactuadas.
  • Criar um ambiente de confiança entre usuários e profissionais, na equipe de saúde.

 

Posteriormente, aconteceu um encontro entre a nossa equipe e a secretaria de saúde de município para, em conjunto, buscar as melhores soluções. Um dos encaminhamentos pactuados foi destinar um local dentro de posto de saúde onde os usuários seriam atendidos pela técnica de enfermagem da unidade, registrando o motivo de consulta, os sinais vitais, peso e altura, buscando também uma melhor comunicação durante o acolhimento.

Na reunião também foram exigidas providências em relação aos recursos materiais, como balança para tomada de peso, esfingomanômetro para medição de pressões arterial, fita métrica para medição de altura. Todas estas ações provocarão uma melhora importante juntamente com um atendimento mais humanizado e profissional, com impacto positivo em nossa população.

Também ficou acordada a realização de uma reunião mensal para avaliar os resultados, tantos positivos, como negativos, de nosso trabalho. Outro combinado foi fazer cursos de preparação onde cada um dos integrantes de nossa equipe tivesse a seu alcance os conhecimentos necessários para fazer um trabalho de acordo com as perspectivas traçadas. Também foram feitas ações para melhorar a comunicação e relacionamento interpessoal nos encargados de fazer a linha de frente do acolhimento, promovendo um aumento positivo enquanto na qualidade da relação entre usuários e equipes de saúde, isso foi capaz de proporcionar um ambiente de confiança que contribuiu para facilitar o entendimento mútuo para evitar erros de condutas e encaminhamentos.

Por ultimo e não menos importante, ocorreu uma diminuição das filas de espera de usuários, após um trabalho intensivo feito pelos Agentes Comunitários de Saúde através de visitas domiciliares, esclarecendo a temática do acolhimento, explicando suas particularidades.

Além de todos estes avanços ainda falta muito por melhorar por isso trabalhamos cada dia por ampliar e humanizar cada vez mais nosso atendimento na busca da excelência merecida pela comunidade e, com isso, contribuir para uma maior integração entre equipe de saúde e usuário.

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)