RELATO DE EXPERIÊNCIA
TÍTULO: O ACOLHIMENTO NORTEANDO AS PRÁTICAS DA EQUIPE NA UBS PEDRO FELIX DOS SANTOS, EM LAGARTO (SE)
ESPECIALIZANDO: NAYARA KETLEN FREITAS DOS SANTOS
ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO
A segunda microintervenção deu-se na UBS Pedro Felix dos Santos, ESF Pururuca, município de Lagarto Sergipe, com cerca de 3656 pacientes cadastrados, cerca de 614 famílias, todavia existe ainda uma área descoberta com pacientes a serem cadastrados.
Trata-se de uma população basicamente de classe baixa, que precisa constantemente de apoio na Unidade de Saúde. Possuímos como recursos humanos na Unidade de saúde 01 enfermeira, 03 Técnicas de Enfermagem, e 02 funcionários administrativos.
A unidade também apresenta apoio do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, e CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.
A intervenção objetivou desenvolver uma reflexão sobre as práticas de acolhimento que atualmente estão sendo desenvolvidas na UBS Pedro Felix dos Santos, ESF Pururuca, município de Lagarto Sergipe.
Para tal fizemos uma reunião na segunda semana de Maio, durante a segunda semana do mês na sexta feira dia 11. Inicialmente fizemos um momento de apresentação sobre a microintervenção como também fizemos breves considerações sobre o que seria o acolhimento.
Foi passado para a equipe que o acolhimento é o fato de prevenir, cuidar, proteger, tratar, recuperar, promover, enfim, produzir saúde, para a comunidade. De modo que a comunidade, os usuários possam sentir segurança na Unidade de Saúde, que estes entendam que a Unidade de Saúde é um aliado a saúde dos mesmos.
Outra importante característica abordada acerca do acolhimento diz respeito ao fato do acolhimento aceitar, admitir, dar ouvidos, dar crédito a, agasalhar, receber, atender, admitir aos pacientes, aos usuários (FERREIRA, 1975).
De modo que o acolhimento se coloca como um ato, um efeito de acolher expressa, em suas várias definições, uma ação de aproximação, um “estar com” e um “estar perto de”, ou seja, uma atitude de inclusão.
O primeiro contato, diz respeito a primeira impressão, o primeiro encontro que o usuário tem na Unidade de Saúde. Implica estar em relação com algo ou alguém, “estar com” ou “estar perto de”, que queremos afirmar o acolhimento como uma das diretrizes de maior relevância ética/estética/política da Política Nacional de Humanização do SUS, que se fundamente em ética, estética, política, que segundo Brasil (2010, p. 6):
• ética no que se refere ao compromisso com o reconhecimento do outro, na atitude de acolhê-lo em suas diferenças, suas dores, suas alegrias, seus modos de viver, sentir e estar na vida;
• estética porque traz para as relações e os encontros do dia-a-dia a invenção de estratégias que contribuem para a dignificação da vida e do viver e, assim, para a construção de nossa própria humanidade;
• política porque implica o compromisso coletivo de envolver-se neste “estar com”, potencializando protagonismos e vida nos diferentes encontros.
Brasil (2010) ensina que o acolhimento não é um espaço ou um local, mas uma postura ética: não pressupõe hora ou profissional específico para fazê-lo, implica compartilhamento de saberes, angústias e invenções, tomando para si a responsabilidade de “abrigar e agasalhar” outrem em suas demandas, com responsabilidade e resolutividade sinalizada pelo caso em questão.
Portanto o acolhimento é diferente da triagem, visto que não se constitui como uma etapa do processo, mas como ação que deve ocorrer em todos os locais e momentos do serviço de saúde.
Após estas apresentações de conceitos apresenta-se o plano de intervenção:
Descrição do padrão: Acolhimento norteando as práticas da equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde Pedro Felix dos Santos, ESF Pururuca, município de Lagarto Sergipe |
Descrição da situação-problema para o alcance do padrão: acolhimento mal executado, não atingindo aos objetivos de excelência da unidade de saúde |
Objetivo/meta: Treinar a equipe de saúde para aperfeiçoar o acolhimento. |
Estratégias para alcançar os objetivos/metas |
Atividades a serem desenvolvidas (detalhamento da execução) |
Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades |
Resultados esperados |
Responsáveis |
Prazos |
Mecanismo e indicadores para avaliar o alcance dos resultados |
Apresentação da Intervenção através de Reunião sobre o aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Reunião com a equipe apresentando os conceitos sobre aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento. |
Humanos: Médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, ACSs, administrativos. Materiais: Caderno do Ministério da Saúde (Brasil, 2010). Acolhimento nas práticas de produção de saúde. |
Aceitação da equipe para a intervenção acerca do aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Médico |
07 dias; |
Relatório de aceitação; |
Agendamento de treinamentos com a equipe |
Agendar o treinamento com a equipe no sentido de orientá-los sobre aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Humanos: Médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, ACSs, administrativos. Materiais: Caderno do Ministério da Saúde (Brasil, 2010). Acolhimento nas práticas de produção de saúde. |
Entendimento dos profissionais da UBS sobre o aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Médico e enfermeiros |
07 dias |
Agenda e relatório de execução |
Treinamento |
Reunir o pessoal da UBS para treinamento sobre aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Humanos: Médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, ACSs, administrativos. Materiais: Caderno do Ministério da Saúde (Brasil, 2010). Acolhimento nas práticas de produção de saúde. |
Aprendizagem sobre o aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Médico e enfermeiros |
14 dias |
Relatório de aprendizagem |
Execução das ações |
Palestras, orientações, rodas de conversa, entre outras medidas no intuito de aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Humanos: pacientes, Médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, ACSs, administrativos. Materiais: apresentações, folhetos, cartazes, entre outros. |
Compreensão sobre as principais características para o aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Médico Enfermeiros, ACSs, Auxiliares, Administrativos. |
15 dias |
Questionário, relatórios |
Monitoramento |
Verificação junto aos pacientes e recursos humanos da unidade se os conceitos foram assimilados e estão sendo aplicados acerca do aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Humanos: pacientes, Médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, ACSs, administrativos.
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Conhecimento acerca do aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Paciente Médico Enfermeiros, ACSs, Auxiliares, Administrativos. |
14 dias |
Relatórios e questionários |
Referências
BRASIL. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.
FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975. p. 27.
Ponto(s)