CAPÍTULO II: Acolhimento à Demanda Espontânea e Programada
TÍTULO: O acolhimentoas práticas da equipe.
ESPECIALIZANDO: Micilene Gale
ORIENTADOR: ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTSA
Nessa microintervenção, temos como objetivo relatar o processo de implementação do acolhimento como estratégia para melhoria do acesso dos usuários aos serviços na Unidade Básica de Saúde Sagrada Família, destacar os pontos positivos após a implantação do acolhimento e analisar as dificuldades encontradas pela equipe de saúde no decorrer desse processo.
Inicialmente, foram realizadas reuniões ministradas na unidade com médico, enfermeiro e gestão com o objetivo de sensibilizar os demais membros da equipe sobre a importância do acolhimento para melhoria do acesso da população aos serviços e cuidado reorganização do processo de trabalho.
Em seguida, foram determinadas medidas estratégicas para implantação do mesmo, definição de papéis e de um espaço para escuta de acordo com o fluxo da unidade junto com a equipe.
No momento da chegada do paciente na unidade de saúde se realiza o primeiro contato com o profissional de saúde com esse paciente onde é realizada o acolhimento.
O paciente ao entrar na unidade de saúde no caso de urgência e emergência são atendidos e avaliados pelo médico e realizados todos os procedimentos dos primeiros socorros com esse paciente na unidade básica de saúde. Após isso referenciamos para o hospital mais próximo. Ao receber alta do hospital a equipe fica no acompanhamento com o mesmo dando todo suporte, se precisar de consultas, renovar receitas,exames e encaminhamento pra especialista, se for necessário.
São realizadas orientações a população rurais sobre a prioridade dos atendimentos. São priorizadas as crianças, idosos, gestantes, pessoas com diabetes e hipertensão e acamados. As equipes da atenção básica têm a possibilidade de se vincular, se responsabilizar e atuar na realização de ações coletivas de promoção e prevenção no território, no cuidado individual e familiar.
No início foi difícil, porque a equipe não estava preparada para o acolhimento à demanda espontânea nem a população. Foi complicado porque todos queriam atendimento. Pacientes chegavam na madrugada, porque existiam um número de vagas determinadas, eles precisavam conseguir um espaço na fila.
As potencialidades é que conseguimos acolher e organizar as demandas para não prejudicar ninguém pra que todos possam ficar satisfeitos com trabalho da equipe de Saúde da Família.
Ponto(s)