5 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

APERFEIÇOAMENTO DA EQUIPE DA UBS FUNILÂNDIA II PARA IMPLANTAR O ACOLHIMENTO

 

ESPECIALIZANDO: MAYLIN AROCHE RAMIREZ

ORIENTADORA: DANIELE VIEIRA DANTAS

  

Para haver um acolhimento de qualidade em qualquer serviço de saúde, seja hospitalar ou em nível de atenção básica, é preciso enfrentar inúmeras dificuldades que existem e outras que surgem diariamente, acolher a população é uma tarefa bastante difícil para os profissionais, principalmente quando se trata de pessoas doentes. Para tanto, o trabalho de conscientização da população é bastante importante pois evita quebra de vínculo com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS).

O desafio do profissional que trabalha em uma UBS é aumentar a qualidade do atendimento visando o bem-estar da população. A equipe da UBS Frutilândia II, localizada no município de Açu, Rio Grande do Norte (RN), desenvolveu um cronograma estratégico buscando atender da melhor forma a população, no qual encaixamos a demanda programada e espontânea ao longo da semana.

Com essas medidas, conseguimos um agendamento mais confortável, desafogando as filas existentes e proporcionando atendimento de melhor qualidade para a demanda espontânea, reduzindo a espera.

Ao chegar na UBS, o usuário é acolhido pela equipe que avalia e encaminha de acordo com necessidade, enfatizando a classificação de risco e a necessidade de retorno dos que necessitam.

Os resultados alcançados com essas novas medidas foram: redução da espera de agendamentos de consultas, não retardando o atendimento ao usuário e consequentemente seu tratamento; criação de vínculo profissional-usuário; implantação do modelo multidisciplinar; mudança no horário de entregues das fichas, reservando diariamente espaço para a demanda espontânea.

Vale a pensa ressaltar que, implementar mudanças, mesmo que benéficas, encontra resistências tanto por parte dos usuários como dos profissionais. Para minimizar as dificuldades, investiu-se em estratégias educativas que busquem esclarecer a comunidade sobre o trabalho da UBS.

            Essa microintervenção somente foi possível através do esforço, amor, responsabilidade, dedicação de toda a equipe de trabalho da UBS. Enfatizando que há muito por melhorar e que isso é somente o início.

 

 

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