TÍTULO: ACOLHIMENTO À DEMANDA ESPONTÂNEA E PROGRAMADA
ESPECIALIZANDO: MÁRCIA CRISTINA BARBI JI
ORIENTADOR: ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO
O serviço de acolhimento funciona como porta de entrada criando um vínculo entre usuário e os profissionais que ali trabalham, através da escuta qualificada. Deve ser efetuado com uma postura adequada em todos os setores, desde a recepção até o atendimento propriamente dito com total conhecimento do funcionamento dos serviços ofertados, levando-se sempre em consideração o aspecto da humanização tão difundido hoje em dia.
Um dos objetivos do acolhimento seria a resolução total ou parcial do problema da demanda espontânea, evitar as listas de espera longas no agendamento de consulta, pois se a marcação da consulta for muito distante, é fato que o usuário procura outro serviço mais imediato afetando e sobrecarregando as emergências e os prontos atendimentos.
A demanda espontânea é por si só desorganizada e é fator preponderante classifica-la de acordo com as prioridades e problemas apresentados. Utilizamos a escala implantada, no Brasil , desde 2008 pelo Sistema de triagem de Manchester.
Nível 1: emergente, vermelho, imediato;
Nível 2: muito urgente, laranja: 10 minutos;
Nível 3: urgente, amarelo: 60 minutos;
Nível 4: pouco urgente – verde: 120 minutos;
Nível 5: não urgente – azul: 240 minutos.
Há algum tempo, nossa Unidade Básica de Saúde -UBS sofreu uma mudança no perfil do usuário e do funcionamento, alterando todos os programas e no seu modo operacional devido a grande demanda causada pela imigração de grande porte venezuelana. Isso gerou contratempos e fez com que nos reuníssemos para tentar contornar essa situação.
Esse novo perfil fez com que fosse mais que necessário a realização do acolhimento com classificação de risco como forma de tentar gerenciar amenizando o impacto gerado na comunidade que utiliza nossos serviços. Pois, houve um aumento de queixas, alegando diminuição da oferta dos serviços da UBS.
Mantivemos o acolhimento com classificação de risco sendo realizado diariamente e pela manhã com fechamento da agenda no período matutino e vespertino para o mesmo dia e moldado de acordo com as necessidades do usuário e os serviços disponíveis.
Entendemos que a realização do acolhimento não deve ser exercida apenas por uma categoria, tem que ser multidisciplinar e multifuncional, por profissionais treinados e orientados para o exercício de tal função. Idealizamos que toda a equipe participe com uma descentralização em cima da figura do médico e enfermeiro.
Observamos a necessidade e assim realizamos a tentativa de solucionar os problemas de menor gravidade ali, no acolhimento, durante a conversa, com ações realizadas pelo profissional apto a executa-las como, por exemplo, em caso de uma paciente com suspeita de estar gestante, o profissional já solicitar o exame, renovação de receita de uso contínuo, encaminhamentos para consultas especializadas, solicitação de exames de rotina, encaminhar para os setores caso não tenha a necessidade de atendimento agendado (vacina, realização de pesquisa de plasmodium que é oferecido na UBS, sala de curativos).
Utilizar a classificação de risco para aqueles que necessitam de um atendimento mais imediato daqueles que podem retornar mais tarde e observar ainda os que necessitam de um acompanhamento detectar algum fator de risco e solicitar o acompanhamento pelos agentes comunitários de saúde – ACS ou ainda visitas domiciliares para resolver essa situação apresentada. Aos moradores fora da área de abrangência, conversar e tentar referenciar para que utilize as unidades mais próximas da sua residência.
Como não temos mais o programa de Hiperdia, e a longa validade das receitas dos medicamentos que variam de três a seis meses, ao detectar esses pacientes orientar e difundir a ideia da necessidade da consulta sem um tempo demasiado espaçado para acompanhar sua evolução e fazê-los entender que a necessidade da prevenção e manutenção da sua saúde não está somente na troca de receitas, mas também no acompanhamento de seu estado com orientações, esclarecimento de dúvidas, aferição de pressão arterial e níveis glicêmicos frequentes, dentre outras ações.
Durante o acolhimento estamos tentando amenizar o problema do idioma, já que os venezuelanos se expressam em espanhol, para facilitar a comunicação. Tentar incluir essa população nova dentro das normas de funcionamento já que aqui chegam com o costume diferente dos nossos. Explicar como funciona nosso esquema de vacinação e sua importância, orientar quanto ao programa de pré- natal, com consulta agendada.
Podemos dizer que estamos vivendo um momento delicado, durante a conversa, já aconteceu comigo de brasileiro perguntar se não iria ser atendido porque as vagas estavam comprometidas por venezuelanos, e venezuelano afirmar que não iria ser atendido naquele momento porque brasileiro tem prioridade.
Muitos pacientes chegam com vício em automedicação, então, durante o acolhimento relatam que compareceram apenas para obtenção da receita, então, realizamos a orientação necessária e aconselhamos uma consulta para diagnóstico correto e a necessidade ou não de medicação.
Na nossa atual realidade o acolhimento é imprescindível para um funcionamento organizado e adequado da nossa UBS, pois através dele estamos conseguindo dar a devida atenção dentro das nossas possibilidades àqueles que nos procuram, tentando desmistificar conceitos mal formulados pré estabelecidos quanto às prioridades dos atendimentos.
Ainda não conseguimos atingir o modelo ideal, já que diariamente chegam pessoas novas, e é sempre um recomeço. Ainda falta muito para adesão da população a essa nova forma de conduta, pois ainda há o vício do imediatismo, mas estamos trabalhando com empenho para atingir o ideal para as duas partes compreendidas, ou seja, o usuário e o profissional de saúde.
A adesão da gestão para as atuais necessidades e modificações é imprescindível. Falta ainda o entendimento de que trabalhamos, principalmente com a educação em saúde. Querer e exigir que no mesmo espaço de tempo todos sejam atendidos de todas as formas, sobrecarregando os profissionais que atuam em todos os níveis na UBS nem o usuário ficará satisfeito com seu atendimento que acabará não obtendo o grau de profundidade ideal em uma consulta ambulatorial nem atingir o objetivo preconizado pela estratégia da saúde da família.
Então, mudanças nem sempre são fáceis, mas é necessário dar o primeiro passo com a adesão de todas as partes que se propõe atingir o mesmo objetivo.