14 de agosto de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Titulo: Aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento, na UBS Clayton Oliveira Da Silva.

RR. Especializando: Lisxay Martinez Rabassa.

Orientador: Romanniny Hevillyn Silva Costa Almino.

Introdução

A Política Nacional de Humanização (PNH), também chamada de HumanizaSUS. Nessa proposta, que tem como objetivo qualificar as práticas de gestão e atenção em saúde (BRASIL, 2013).

O acolhimento, na Política Nacional de Humanização, não se resume a ações isoladas e pontuais, como por exemplo, uma recepção confortável, de boa dimensão espacial, uma triagem administrativa, ou um bom encaminhamento para serviços especializados. Ele deve ser atravessado por processos de responsabilização, buscando a criação de vínculo a partir da escuta de problemas, troca de informações, mútuo reconhecimento de direitos e deveres, e decisões que possibilitem intervenções pertinentes e eficazes em torno das necessidades dos usuários do serviço de saúde (PASCHE, 2010).

Minha experiência sobre o aperfeiçoamento da minha equipe para implantar o acolhimento foi muito boa e o pessoal foi muito cooperante. Divulgamos à população como ficaria o atendimento na unidade de saúde para garantirmos uma melhor organização no atendimento.

Em conjunto com a equipe e gestão, definimos que ficaria da seguinte maneira: pela manhã a partir das 7 horas até às 9 horas será o horário do acolhimento com classificação de risco e será realizado por profissional de saúde de nível superior para assim identificar quais são as prioridades de atendimento.  Todos os dias terão 04 vagas para urgências.

O atendimento programado para segunda e terça será atendimento geral que vai ser classificado pela enfermeira e pelo médico e que darão prioridade aos pacientes idosos e com doenças agudas, além das mães com crianças no colo, que requeiram atendimento urgente com um total de 16 pacientes de manhã e a tarde. A quarta será marcada de manhã e a tarde com as consultas de atendimento pré-natal, com um total de 8 grávidas de manhã e 08 à tarde quem avaliará a ordem de prioridade segundo a idade de gestação mais avançada será a enfermeira. Quinta feira será o dia de pacientes com diabetes e hipertensão e  serão agendados entre os turnos da manhã e tarde.  

Na sexta fera será para dia de puericulturas infantil, dia em que aproveitamos para fazer atividades coletivas as mães onde abordamos os temas da importância da amamentação, uso de métodos anticoncepcionais e uma adequada alimentação.

É por isso que eu acredito que agora sim ficou organizado nosso trabalho na Unidade Básica de Saúde, junto com minha equipe fizemos um ótimo trabalho e os pacientes serão atendidos com uma melhor qualidade.

A prática do acolhimento permite o estabelecimento de vínculo com a comunidade.

 REFERÊNCIAS

 BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

 PASCHE, D. F. Humanizar a formação para humanizar o SUS. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2010.

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)