UM DEBATE SOBRE ACOLHIMENTO NA UBS DE BELA PARNAMIRIM, PARNAMIRIM-RN.
ESPECIALIZANDO (A): LARISSA OLIVEIRA AGUIAR
ORIENTADOR (A): MARIA BETANIA MORAIS DE PAIVA
O acolhimento é a diretriz de maior importância na Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde (SUS). No âmbito da saúde, esta diretriz deve ser entendida, ao mesmo tempo, como diretriz ética/estética/política constitutiva dos modos de se produzir saúde e ferramenta tecnológica de intervenção na qualificação de escuta, construção de vínculo, garantia do acesso com responsabilização e resolutividade nos serviços (Brasil, 2010).
No entanto, o que vemos na realidade das Unidades Básicas de Saúde (UBS) é a redução do conceito de acolhimento a um aspecto apenas estrutural das unidades, referindo-se apenas à ambientação dos espaços de recepção.
Na UBS de Bela Parnamirim, infelizmente, o acolhimento se reduz a um entendimento individual e depende apenas da iniciativa de cada funcionário. Não existe suporte estrutural para prover uma boa recepção aos pacientes que ali ficam, não há espaços destinados a escuta qualificada das pessoas que buscam o serviço e não há estratégia de acolhimento para a demanda espontânea. O resultado desta situação e falta de planejamento é um descontentamento por parte da população, que se revela nas filas em busca de agendamento de consultas e nos atritos entre usuários e funcionários.
Uma iniciativa nova que se apresenta como solução desta situação é a implementação do acesso avançado. Este se resume em um regime de acesso aberto ou consultas no dia. Neste modelo, 65% da agenda é destinada a atendimentos do dia (Prefeitura Municipal de Curitiba, 2018).
Para implementação do acesso avançado é necessário: abrir mão de uma agenda fragmentada em função de patologias ou faixa etárias; evitar pré-agendamentos prolongados; envolver todos os profissionais disponíveis para oferecer os melhores recursos de acordo com as necessidades da população da área; a equipe precisa estar mais voltada para as necessidades da população, com uma agenda mais adequada à procura diária das pessoas que cuida, e com um acesso menos burocratizado; e, definir quanto tempo será necessário para uma consulta pré-agendada, considerando que esta se dará para no máximo uma semana (Prefeitura Municipal de Curitiba, 2018).
A fim de iniciar um debate sobre o sistema de acolhimento na UBS de Bela Parnamirim foi proposto a realização de um treinamento a cerca do tema para todos os funcionários. Para este, foi utilizado material didático em PowerPoint elaborado pela médica da equipe (FIGURA 1).
FIGURA 1 – Material didático em Power Point sobre acolhimento
Fonte: próprio autor
O treinamento foi realizado no dia 25/05/2018 no período da manhã, na própria UBS, no espaço da copa, visto que na unidade não há espaços para reunião (IMAGENS 1 e 2). Apenas nove pessoas compareceram para reunião: cinco agentes comunitários de saúde (ACS), uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, uma médica e um recepcionista. Foi realizado debate e troca de experiências sobre o tema acolhimento, classificação de risco e vulnerabilidades dos pacientes, e, realizado discussão sobre sugestão de fluxo dos pacientes na unidade.
IMAGEM 1 – Treinamento sobre acolhimento na UBS de Bela Parnamirim
Fonte: Próprio autor
Durante o treinamento, a maioria dos presentes também se mostrou insatisfeita com o acolhimento dado aos usuários na unidade e foram observadas várias falhas. Ficou estabelecido novo fluxo para os pacientes na unidade, a partir da classificação de risco e vulnerabilidades de cada paciente. Também foram demonstrados fluxogramas de situações comuns na UBS.
IMAGEM 2 – Relato de experiências sobre acolhimento na UBS de Bela Parnamirim
Fonte: Próprio autor
As maiores dificuldades para realização do momento de treinamento foram: indisponibilidade de tempo na agenda dos funcionários, ausência de espaço destinado à reuniões, falta de material de apoio (impressos e Datashow), falta de interesse da maioria dos funcionários por não se tratar de atividade obrigatória e ausência de protocolo municipal de acolhimento. No entanto, espera-se que esse momento tenha sido apenas o primeiro passo para provocar mudanças no acolhimento da UBS de Bela Parnamirim, podendo incentivar a continuidade do debate sobre o tema e melhorar o serviço ao usuário.
REFERÊNCIAS
2. Prefeitura Municipal de Curitiba. Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. Departamento de Atenção Primária à Saúde. Coordenação do Acesso e Vínculo. Novas possibilidades de organizar o Acesso e a Agenda na Atenção Primária à Saúde. Disponível em: http://arquivos.leonardof.med.br/SaudeCuritiba_CartilhaAcessoAvancado_2014-06-05.pdf. Acesso em: 27 de mai de 2018.
Ponto(s)