8 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

CAPÍTULO II: Acolhimento à Demanda Espontânea e Programada

 

Em nossa unidade já está implementado o acolhimento há 10 meses, foram feitas várias reuniões com todos os funcionários e os coordenadores da macro área. Os primeiros dias da implementação tínhamos uma demanda cerca de 30 pacientes em cada turno e agendávamos até para 10 dias posteriores, depois foi reduzido até 48 horas de espera.

Os funcionários da recepção tiveram que passar por várias capacitações e uma delas teve que ser substituída porque não ficou sensibilizada que todos os pacientes que procuram a unidade devem ser acolhidos, e encaminhados para a sala de escuta  e como em nossa unidades não temos essa sala , improvisadamente, é realizado na sala de coleta de preventivos de câncer de colo uterino, ali são  escutados, orientados e encaminhados segundo os critérios de risco, utilizando a classificação de Manchester onde visa buscar ordem de prioridades clinicas considerando a vulnerabilidade de cada paciente.

Geralmente, a classificação de risco é realizada pela enfermeira no horário das 08:00 horas até às 09:00 horas e pela tarde das 14:00 horas até às 15:00 horas.

 Atualmente, ainda existem desafios a superar porque apesar de ter uma população. de 3755 pacientes, existe a imigração venezuelana descontrolada na procura de serviços de saúde com a característica de ser instável por viver em apartamentos alugados, praças, públicas e abrigos, tornando-se de difícil acompanhamento pela alta rotatividade.

A classificação de risco permite organizar, avaliar e orientar as pessoas que buscam atendimento na Unidade Básica de Saúde – UBS, mas a classificação de Manchester deve ser ajustada na atenção básica pois, neste nível de atenção trabalha-se com vinculo e adstrição de clientela, o que facilita o controle dos agendamentos na UBS ou nas visitas domiciliares.

Por outro lado, a alta demanda de pacientes, tanto da área adstrita, quanto de fora dela, causa uma grande demanda espontânea e prejudica o princípio fundamental da atenção básica: a promoção de saúde e prevenção de doenças, interferindo nas atividades planejadas.

Ante essa situação nossa equipe modificou os horários de atendimentos, colocando o maior tempo de consultas de livre demanda em horário matutino pela alta demanda nesse período e colocamos em horário vespertino as consultas planejadas.

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
Ponto(s)