TÍTULO:REGISTRO CLÍNICO ORIENTADO POR PROBLEMAS (RCOP) CAPACITAÇÃO DA EQUIPE 67 DA USF DE BAIRRO NORDESTE PARA IMPLANTAÇÃO DO NOVO MÉTODO DE ACOLHIMENTO.
ESPECIALIZANDO: JORGE AUGUSTO ALVES DE AZEVEDO
ORIENTADOR: MARIA BETÂNIA MORAIS DE PAIVA
COLABORADORES: RAILMA CARREIRO NOBRE DA SILVA, ARTHUR LEANDRO SANTOS ASSUNÇÃO, ADRIANA PATRICIA FERREIRA DA SILVA, FRANCINALBA MOREIRA RIBEIRO, FRANCISCA FERNANDES DE LIMA E RAIMUNDO NONATO LIMA.
A estratégia de saúde da família se coloca como uma das portas de entrada da população na busca pelos serviços de saúde, na efetivação desse serviço os profissionais devem ter a capacidade de manutenção e efetivação dos vínculos com a comunidade, fazendo com que a qualidade das ações prestadas seja essencialmente baseada em princípios de qualidade na atenção e promoção da saúde.
O acolhimento é uma escuta qualificada, se transforma no elo entre o usuário e o serviço de saúde, assim, deve ser pensado de forma estratégica para que possa contemplar de forma sistemática as principais queixas relatadas pelo usuário transformando essa relação em índices positivos em saúde pública.
Em resumo a estruturação do método RCOP (Registro Clinico orientado por problemas) se divide em dois eixos principais onde o primeiro seria a base de dados do usuário orientados por um conjunto de informações coletadas na história de vida, antecedentes familiares, história clínica dos pacientes e problema de saúde atual. Tais informações são agrupadas em um formulário padrão definidos em conjunto com a equipe para o agrupamento de informações de saúde dos usuários.
O segundo eixo seria a lista de principais diagnósticos e doenças crônicas, que se constitui num resumo dos dados cronológicos coletados no histórico do usuário, evolução dos quadros clínicos de forma dinâmica, assim como, um espaço específico destinado a anotação em separado das condições agudas, da consulta em curso, bem como anotações extras que especificam outros aspectos individuais de cada caso, assim os profissionais ao revisarem o prontuário em busca de informações terá à disposição um resumo esquemático dos aspectos de saúde atualizados a respeito de cada paciente. Modelo de lista de problemas (anexo 1).
A capacitação consiste em três reuniões pré-definidas, com a equipe 67 da USF de bairro Nordeste no município de Natal, sendo a primeira realizada no mês de setembro de 2018, a segunda em outubro de 2018 e a terceira no início do mês de novembro de 2018. O primeiro encontro terá objetivo de introdução a temática a respeito (RCOP), bem como da importância do tema para melhoria da qualidade do serviço, diminuição de filas para marcação de consultas além de organização dos dados dos pacientes para consultas de informações de dados de prontuário de forma mais dinâmica. A segunda reunião será para ajustamento de falhas encontradas no decorrer da implantação do novo método, assim como, sugestões acerca da temática e a terceira reunião será uma forma de revisar o método de forma geral, pontos falhos e novas melhorias.
Matriz Setembro 2018
Descrição da situação problema para o alcance do padrão: Adaptação do acolhimento dos usuários na ESF ao método de Registro clínico orientado por problemas (RCOP).
Objetivo/Meta: capacitação da equipe para desenvolver ações voltadas para o acolhimento nos moldes do método (RCOP).
Estratégias para alcançar os objetivos/metas. |
Aperfeiçoamento da metodologia de acolhimento dos usuários baseado no RCOP. |
Atividades a serem desenvolvidas (Detalhamento da Execução). |
1. Primeira reunião, Setembro de 2018 – capacitação sobre o tema RCOP com toda equipe 67. 2. Segunda reunião, Outubro 2018 – revisão da metodologia aplicada, ajuste de falhas encontradas e sugestões. 3. Terceira reunião, Novembro 2018 – revisão do método, pontos falhos e novas melhorias. |
Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades |
Espaço físico para reuniões, palestras e atividades educativas. |
Resultados esperados |
Capacitar a equipe de saúde 67 da USF de bairro Nordeste município de Natal sobre mudança na forma de acolhimento através do método RCOP. |
Responsáveis |
Equipe 67 |
Prazos |
3 meses |
Mecanismo e indicadores para avaliar o alcance dos resultados |
Pesquisa de satisfação com os usuários da USF de bairro Nordeste, município de Natal. |
REFERÊNCIAS:
AMAQ. Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. 2018. Disponível em:< http://amaq.lais.huol.ufrn.br/>Acesso em 12 de setembro de 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
DEMARZO. UNIFESP Gestão da Prática Clínica. Disponível em <http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/pab/7/unidades_conteudos/unidade27/p_03 .html> Acesso em 12 de setembro de 2018.
Ponto(s)