9 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Título: APERFEIÇOAMENTO DA EQUIPE NO ACOLHIMENTO.

Especializando: GRETCHEN BERTHA ESTEPA MARRERO

Orientador: ISAAC ALENCAR PINTO

O acolhimento é uma interação que traz consigo uma carga de pressão e tensão entre dois ou mais pessoas por ser geralmente o primeiro contato do paciente com o centro de saúde. Baseados em um dos princípios da Atenção Primária a Saúde: o primeiro contato que representa o ponto de entrada do usuário aos Serviços do Sistema de Saúde deveu direcionar o processo de acolhimento a melhorar a acessibilidade do paciente ao sistema de saúde.

Não se resume a garantir o conforto que poderia oferecer uma boa estrutura física da Unidade como, por exemplo, salas de espera, recepção e consultas confortáveis, climatizadas e de boas dimensões espaciais, tem que ir mais além de isso, criar vínculos a partir da troca de informações, escuta de problemas e chegar a toma de decisões que resolvam as necessidades dos usuários que comparecem nos serviços de saúde.

 Outro princípio da APS que está intimamente relacionado ao conceito de Acolhimento é a Integralidade de todos os serviços de Saúde que garantem a resolução das necessidades de Saúde da comunidade envolvida. O espaço de acolhimento permite a organização das demandas espontâneas e programadas e ajuda a aperfeiçoar a capacidade assistencial e resolutiva da Unidade Básica de Saúde.

Deve-se focalizar a atenção dos profissionais envolvidos na Atenção Básica a solucionar as dificuldades de acesso que muitas vezes apresentam algumas das UBS devido à inexistência de um sistema de agendamento de consultas pré- estabelecido que permita a organização das consultas tanto agendado como a demanda livre no dia a dia da unidade; o que implica prejuízo ao bem estar da população e compromete os propósitos preconizados para a Estratégia de Saúde da Família (ESF).

 

No caso da minha equipe foi realizada a micro intervenção direcionada a melhorar o trabalho da equipe relacionado com o acolhimento. Realizou-se uma reunião na UBS onde foi discutida a estratégias encaminhadas a melhorar o aceso da população a atenção básica. Em primeiro lugar identificamos como uma de nossas potencialidades o fato de contar na unidade com espaços reservados e apropriados para acolhimento das demandas espontâneas e consultas agendadas, o que facilita muito o processo de garantir a acessibilidade da população ao atendimento na unidade básica de saúde. Mesmo assim foi discutida a presença de algumas barreiras físicas entre os usuários e os profissionais de saúde, como por exemplo, a janela do local da recepção que pode transmitir para o usuário mensagem de distância e acesso difícil na hora de procurar atendimento.

Uma das propostas da equipe para melhorar o processo de  acolhimento e acessibilidade dos usuários  foi o uso de plataformas de comunicação como a criação de um e-mail que permita tirar dúvidas com membros da equipe e mesmo agendar consultas. Em relação a organização do atendimento ás demandas espontâneas e programadas, ambas integrantes do processo de acolhimento em saúde, decidimos realizar um diagnóstico das principais queixas decorrentes das demandas espontâneas e também das necessidades observadas e relatadas durante visitas domiciliares e nos grupos; e a partir de esse diagnóstico programar quantas consultas agendadas e de demanda espontânea serão disponibilizadas, tendo em conta a organização do atendimento com base em riscos priorizados e adequação da capacidade de resolubilidade da Equipe.

 

As principais dificuldades que se podem apresentar durante o processo de reorganização do acolhimento na UBS são principalmente o baixo nível de escolaridade da população atendida pela equipe. Presença de uma área da comunidade que não conta com Agente Comunitário de Saúde o que dificulta o aceso organizado ás ações e serviços de informação da UBS.

As mudanças que se esperam surjam com essa proposta são melhorar a acessibilidade da população aos serviços oferecidos pela Unidade, eliminar as práticas ilegais como o comércio de lugares na fila de espera de marcação e organizar o atendimento aos usuários baseados nas necessidades reais e objetivas deles sem esquecer a qualidade e profissionalismo  do atendimento oferecido.

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)