2 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TítuloAs Estratégias de Acolhimento à Demanda Espontânea e Programada.

 

Especializando: GELSYS DEL RISCO GARCIA.

Orientador: ISAAC ALENCAR PINTO.

Colaboradores: Os agentes comunitários de saúde: Magali; Neto; Lula; Anele; Lana, Enfermagem: Leticia, Técnica de enfermagem: Solange.

 

    A equipe de saúde No Barrio Santa Cecilia. No município Jardim de Piranhas. Responsável pela área, realizo uma pesquisa na comunidade acerca das estratégias de comportamento utilizadas pelos trabalhadores do grupo básico de trabalho na aproximação e tratamento dos pacientes quando são recebidos nossa unidade de forma espontânea e programada.Com respeito na vinculação dos profissionais no acolhimento dos usuários. Além de seus conhecimentos pelo acolhimento. As ações de saúde ofertadas nosso setor de abrangência, com ênfases nos grupos sociais específicos. À influência na qualidade dos serviços e resolutividades dos problemas.  O grão de satisfação da comunidade.

               Realizamos uma reunião com todos os integrantes da equipe abordando o tema de Acolhimentoà Demanda Espontânea e Programada, onde analisamos em que consiste, debatemos as opiniões respeito o tema, em relação com as estratégias utilizadas para abordar os processos de trabalho nos serviços. Sua repercussão, e implicação na qualidade dos resultados. O agrado das pessoas.                                                                                                Foi feita uma autoavaliação dos problemas de saúde aplicando a (AMAQ,2016). Fazendo uma listagem de problema com aqueles itens que tiverem nota por debaixo de 5 pontos. Selecionamos os problemas de pontuação mais baixa que é possível de intervenção pela equipe. Tratamos as potencialidades e dificuldades na unidade para implantar as estratégias. Escolhendo o padrão com valor mais baixo para implementar uma microintervenção.

O padrão 4.10 A equipe de atenção básica utiliza estratégias ou ferramentas de abordagem familiar e de grupos sociais específicos. (AMAQ,2016.)

O problema para o alcance do padrão: Que estratégias utiliza a equipe de saúde para o acolhimento?

 O objetivo geral da pesquisa foi:Descrever as estratégias de acolhimento da equipe de saúde.

O objetivo especifico: Buscar estratégias de acolhimento que melhorem os serviços.

 

A importância das estratégias de acolhimento à demanda espontânea e programada para nossos professionais de saúde e a sociedade é que permitem melhorar os serviços na unidade básica, através de uma organização dinâmica e efetiva, com atendimentos baseados no nível de prioridades da demanda em correlação aos graus de urgência e riscos, e programação de seguimento dos pacientes, com focalização no controle das doenças crônica, suas complicações. Identifica as vulnerabilidades da área. Ajuda a alcançar uma boa qualidade dos indicadores de saúde por médio da prevenção e promoção de saúde. Estabelecem a comunicação entre a população e o grupo de trabalho. Transmite apojo emocional e orientação psicológica. Educa em relação aos hábitos higiênicos, dietético saudáveis.  Fortalece o vínculo.  Estimula as sugestões de novas formas de abordagem dos procedimentos de trabalho. Motiva liberta de expressão da satisfação do povo.

 

  As dificuldades das estratégias de acolhimento na unidade detectadas: Existia uma prevalência das consultas de urgência pela inexistência de uma programação de seguimento dos grupos de riscos da área. Ausência de livro do registro das programações das consultas dos serviços. Excesso da quantidade de atendimento pelos professionais diminuendos a qualidade. Falta de classificação, de prioridade em relação à ordem de atendimento. Pouco domínio dos trabalhadores   do significado de acolhimento escassas ações de saúde de promoção e orientações aos usuários. Estratégias implementadas individualmente em cada serviço. Resistências dos professionais e a comunidade para fazer mudanças.

 

 As potencialidades achadas: Apojo da secretaria de saúde. Do NASF. Membros da comunidade. Vontade da equipe para participar na microintervenção e fazer troca de atitude para implementar as estratégias de acolhimento no aborda mento dos pacientes na área de abrangência. Debate de experiências dos membros do grupo de trabalho por encontro semanal de 30 minuto para dar seguimento a proposta de microintervenção. Novas sugestões de técnicas e métodos de desenvolvimento para alcançar objetivos da pesquisa.

 

Aplicamos metodologia descritiva qualitativa baseada na comparação das estratégias utilizadas antes e após da intervenção durante a pesquisa aos pacientes acolhidos na unidade básica, pela equipe. Os dados foram coletados através dos recursos materiais como os prontuários, fichas e livros de registros de atendimento, instrumento de medição de dados. Os recursos humanos que colaboraram na investigação: Os agentes comunitários de saúde, licenciada de enfermagem, técnica de enfermagem encargada da vacinação área, odontóloga, medica.

O cronograma das atividades foi implementado durante 30 dias no mês de maio com a cooperação do grupo de profissionais e usuários de nossa comunidade. As atividades realizadas durante a intervenção estiveram relacionadas com a implementação do livro de registro de programação de consultas. Aumento de consultas programadas, Agendamento de 30 pacientes no dia. Execução de estratégia em relação aos protocolos de classificação com respeitos aos agendamentos diários. Preparação e capacitação coletiva da equipe das estratégias de acolhimento.     

 

Analises dos dados foi estruturada em   quatro etapas: A primeira foi por médio do encontro da equipe e análise dos problemas, seleção do padrão e os objetivos. A segunda a realização da pesquisa com apojo da equipe e os pacientes. E aplicação do instrumento de recolecção de dados. A terceira o analises dos dados. A quarta as conclusões.

Nossa investigação analiso as estratégias de saúde utilizadas antes e após da microintervenção. Apojada no instrumento e materiais de medição de dados. Interpretando que as estratégias usadas antes da intervenção seu fundamento era empírico baseada na experiência individual, com resultados poucos eficientes em relação ao atendimento dos usuários. Que não respondia aos objetivos de trabalho para abordar as famílias e grupos sociais específicos. O grão de satisfação era regular devido a um seguimento inadequado. Logo da implementação das novas estratégias o nível de resolutividade aumento pela sustentação cientifica. Abordando as necessidades e demandas dos pacientes de forma dinâmica, organizada e eficiente.Com baseamentos nos objetivos do programa de atenção básica. Centrada nos grupos de riscos.       

As mudanças observadas: Livros de registros de programação de consulta por serviços de atendimento. Com focalização nos grupos de riscos. Atendimento de 30 paciente diários. Implementação de estratégias de classificação dos usuários, para o estabelecimento da ordem de acolhimento. Desenvolvimento de ações de promoção e orientações aos pacientes durante o tempo de espera pala consulta. Estratégia dinâmica de cadastramento por médio da comunicação e intercambio de dados entre os membros da equipe. Capacitação dos professionais. Motivação para oferecer melhor serviço.  Melhora da qualidade da atenção básica, Boa comunicação entre os membros da equipe e a comunidade.

Com a sua continuidade: esperamos implementar um acolhimento com serviço de excelência, onde a comunicação seja a base de fortalecer as ações de saúde e amplificar as orientações para otimizar objetivos do programa de atenção básica. Estudar outros métodos para aperfeiçoar o acolhimento de nossa unidade.  

Os desafios para a manutenção: Manter os professionais capacitados de forma continua e motivados a dar uns ótimos serviços para nosso povo.

Conclusão: A pesquisa realizada aos usuários pela equipe para estudar as estratégias de acolhimento à demanda espontânea e programada durante a microintervenção, confirmo que a sustentação é a programação das consultas dos serviços e a boa comunicação.

 

Quadro: 3.Matriz de intervenção. As Estratégias de Acolhimento à Demanda Espontânea e Programada.

 

Descrição do padrão: 4.10. A equipe de atenção básica utiliza estratégias ou ferramentas de abordagem familiar e de grupos sociais específicos.

 

 

Descrição da situação-problema para o alcance do padrão: Que estratégias utiliza a equipe de saúde para o acolhimento?

 

Objetivo/meta: Descrever as estratégias de acolhimento da equipe de saúde.

 

Estratégias para alcançar os objetivos /metas

Atividades

A serem desenvolvidas

(Detalhamento da execução)

Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades

Resultados esperados

Responsáveis

Prazos

Mecanismos

E indicadores

Para avaliar o alcance dos resultados

Implementar os livros de registros de programação de consulta por serviços.

Utilização dos livros de registro de programação de consulta por serviços na unidade.

Colaboração dos agentes comunitários de saúde para o convite, médica, enfermagem, técnica

Enfermagem.

 

Aumenta a qualidade do acolhimento

ACS: MAGALY; NETO; LULA; ANELY;

LANA

Enfermagem:

Leticia,

Técnica de

Enfermagem:

Solange,

Médica: Gelsys

 

Empezar

06/05/18

Concluir

25/05/18

 

Satisfação dos usuários atendidos no serviço de saúde.

 

Atender 30 pacientes diários

Atendimento de 30 pacientes diários  

Médica, enfermagem, técnica

Enfermagem. ACS.

 

Melhorar a qualidade do atendimento na área.

 

 

ACS: MAGALY; NETO; LULA; ANELY;

LANA

Enfermagem:

Leticia,

Técnica de

Enfermagem:

Solange,

Médica: Gelsys

 

Empezar

06/05/18

Concluir

25/10/18

 

Satisfação dos usuários atendidos no serviço de saúde.

 

Capacitar aos professionais de saúde.

Capacitação continua dos professionais.

Médica, enfermagem, técnica

Enfermagem. ACS.

 

Melhorar a qualidade dos serviços

ACS: MAGALY; NETO; LULA; ANELY;

LANA

Enfermagem:

Leticia,

Técnica de

Enfermagem:

Solange,

Médica: Gelsys

 

Empezar

06/05/18

Concluir

25/10/18

 

Melhorar os indicadores de saúde.

 

 

 

Fonte: Elaborado pelo próprio autor.                    

   

Quadro:4 Instrumentos de medição eletrônico dos dados. As Estratégias de Acolhimento à Demanda Espontânea e Programada.

 

Usuários

# SUS

Idade

Sexo

Consulta agendada

 

Consulta espontânea

Visita domiciliar

 

Diagnóstico

 

Seguimento

 

Encaminhamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Fonte: Elaborado pelo próprio autor.         

 

Unidade básica de saúde de Santa Cecilia.

Livros de atendimento medico.

Consulta medica.

Reunião da equipe de saúde.

Acolhimento com classificação do risco.

Fluxograma de acompanhamento de estratégia de saúde da família.

 

 

 

 

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