11 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

         

 Titulo: Acolhimento à demanda espontânea e programada no ESF VII do Distrito do Baixa Do Meio do Município de Guamaré-RN

Especializando: Geliuska Castellano Girones

Orientador: Isaac Alencar Pinto

 

As unidades básicas de saúde são a porta de entrada principal do Sistema Único de Saúde, cujo objetivo fundamental é atender de maneira universal a população e resolver os principais problemas de saúde. Nelas podem ser realizadas consultas médicas, odontológicas, curativos, vacinação, coletas de exame laboratoriais, além do fornecimento de medicamentos e encaminhamentos para as diferentes especialidades.

Nesse sentido, o acolhimento constitui uma ferramenta fundamental para o bom desenvolvimento de cada uma dessas atividades. Ela consecutivamente mostra a resolutividade, reconhecimento e legitimidade da unidade de saúde, dando resposta positiva e humanizada a nossos pacientes, mediante a capacidade de escuta e compressão da complexidade de cada pessoa.

É a forma de se identificar, responsabilizar e agir com os problemas dos pacientes. O acolhimento é muito importante por qualificar o atendimento na unidade de saúde. Assim, os trabalhadores da saúde têm que estar abertos para perceber as peculiaridades de cada situação que se apresenta, para aliviar o sofrimento, melhorar e proteger a vida além de evitar e reduzir danos.

Nossa equipe de trabalho em busca permanente de comunicação, intercâmbio de experiências e melhoria de nosso trabalho, para oferecer uma atenção básica integral de qualidade, equidade e de participação social, decidiu avaliar o acolhimento em nossas unidades de saúde.

Participaram dessa reunião o médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, vigias, recepcionistas, funcionários da direção. A reunião foi desenvolvida na ESF, com o pessoal de todas as equipes de saúde. Durante a reflexão, a equipe identificou no acolhimento uma fragilidade: dificuldade no acolhimento aos pacientes à demanda espontânea em nossa área de saúde, fundamentalmente para identificar as prioridades para o atendimento à demanda espontânea.

Neste aspecto a equipe concluiu que isso estava acontecendo devido ao agendamento de 100% das consultas no dia. Percebemos que além da demanda programática no dia, era preciso deixar vagas abertas para os atendimentos a demanda espontânea a pacientes que precisem por imprevistos, alguma eventualidade ou atendimentos de urgência e precisem ser avaliados por qualquer dos profissionais da equipe.

Para isso foi proposto a diminuição das consultas programadas ou agendadas para conseguir o aumento da demanda espontânea nas unidades, evitando desta forma o maltrato ao paciente, as longas filas de espera para consulta e avaliação.

A equipe traçou em conjunto medidas as quais se planeja colocar em funcionamento de imediato:

I)               Diminuir o número de consultas agendadas;

II)             Capacitação sistemática dos trabalhadores das unidades.

Esta capacitação será feita pelo médico da unidade, sistematicamente levando em consideração as necessidades da equipe. Num primeiro momento abordará temas de urgência e emergência nas unidades e o manejo pela equipe – sendo apresentado nas unidades com a participação de toda a equipe. Esperamos como resultado uma melhor avaliação pela equipe das prioridades para o atendimento, ter melhor aceitação e impacto na saúde da população da nossa área e aumento do grau de satisfação da população.

 

Matriz de Intervenção

Descrição do problema:  existem dificuldades no acolhimento à demanda espontânea dos usuários do ESF VII de Baixa do Meio.

Objetivos: Melhorar o acolhimento à demanda espontânea dos usuários acrescentando a resolutividade das unidades básicas de saúde.

Estratégias para alcançar os objetivos:

Capacitação sistemática de todo o pessoal mediante processos avaliativos e formativos e reflexivos.

Realização de ações para melhorar o fluxograma de usuários nas unidades.

Atividades a serem desenvolvidas:

Encontros para a capacitação do pessoal.

Encontros para atualizações e treinamento da equipe.

 

Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades: Panfletos, Folhetos, canetas, computador, livros, projetor.   

Resultados esperados: aumentar o grau de satisfação da população e a resolutividade das nossas unidades de saúde.

Responsáveis: Medico e enfermagem

Prazo: 15 dias

Indicadores para avaliar o alcance dos resultados:

Aumento do número de atendimentos à demanda espontânea.

Aumento do fluxo de pacientes nas unidades de saúde.

Diminuição das consultas programadas. 

        

 

 

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