Titulo: Acolhimento à demanda espontânea e programada no ESF VII do Distrito do Baixa Do Meio do Município de Guamaré-RN
Especializando: Geliuska Castellano Girones
Orientador: Isaac Alencar Pinto
As unidades básicas de saúde são a porta de entrada principal do Sistema Único de Saúde, cujo objetivo fundamental é atender de maneira universal a população e resolver os principais problemas de saúde. Nelas podem ser realizadas consultas médicas, odontológicas, curativos, vacinação, coletas de exame laboratoriais, além do fornecimento de medicamentos e encaminhamentos para as diferentes especialidades.
Nesse sentido, o acolhimento constitui uma ferramenta fundamental para o bom desenvolvimento de cada uma dessas atividades. Ela consecutivamente mostra a resolutividade, reconhecimento e legitimidade da unidade de saúde, dando resposta positiva e humanizada a nossos pacientes, mediante a capacidade de escuta e compressão da complexidade de cada pessoa.
É a forma de se identificar, responsabilizar e agir com os problemas dos pacientes. O acolhimento é muito importante por qualificar o atendimento na unidade de saúde. Assim, os trabalhadores da saúde têm que estar abertos para perceber as peculiaridades de cada situação que se apresenta, para aliviar o sofrimento, melhorar e proteger a vida além de evitar e reduzir danos.
Nossa equipe de trabalho em busca permanente de comunicação, intercâmbio de experiências e melhoria de nosso trabalho, para oferecer uma atenção básica integral de qualidade, equidade e de participação social, decidiu avaliar o acolhimento em nossas unidades de saúde.
Participaram dessa reunião o médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, vigias, recepcionistas, funcionários da direção. A reunião foi desenvolvida na ESF, com o pessoal de todas as equipes de saúde. Durante a reflexão, a equipe identificou no acolhimento uma fragilidade: dificuldade no acolhimento aos pacientes à demanda espontânea em nossa área de saúde, fundamentalmente para identificar as prioridades para o atendimento à demanda espontânea.
Neste aspecto a equipe concluiu que isso estava acontecendo devido ao agendamento de 100% das consultas no dia. Percebemos que além da demanda programática no dia, era preciso deixar vagas abertas para os atendimentos a demanda espontânea a pacientes que precisem por imprevistos, alguma eventualidade ou atendimentos de urgência e precisem ser avaliados por qualquer dos profissionais da equipe.
Para isso foi proposto a diminuição das consultas programadas ou agendadas para conseguir o aumento da demanda espontânea nas unidades, evitando desta forma o maltrato ao paciente, as longas filas de espera para consulta e avaliação.
A equipe traçou em conjunto medidas as quais se planeja colocar em funcionamento de imediato:
I) Diminuir o número de consultas agendadas;
II) Capacitação sistemática dos trabalhadores das unidades.
Esta capacitação será feita pelo médico da unidade, sistematicamente levando em consideração as necessidades da equipe. Num primeiro momento abordará temas de urgência e emergência nas unidades e o manejo pela equipe – sendo apresentado nas unidades com a participação de toda a equipe. Esperamos como resultado uma melhor avaliação pela equipe das prioridades para o atendimento, ter melhor aceitação e impacto na saúde da população da nossa área e aumento do grau de satisfação da população.
Matriz de Intervenção
Descrição do problema: existem dificuldades no acolhimento à demanda espontânea dos usuários do ESF VII de Baixa do Meio.
Objetivos: Melhorar o acolhimento à demanda espontânea dos usuários acrescentando a resolutividade das unidades básicas de saúde.
Estratégias para alcançar os objetivos:
Capacitação sistemática de todo o pessoal mediante processos avaliativos e formativos e reflexivos.
Realização de ações para melhorar o fluxograma de usuários nas unidades.
Atividades a serem desenvolvidas:
Encontros para a capacitação do pessoal.
Encontros para atualizações e treinamento da equipe.
Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades: Panfletos, Folhetos, canetas, computador, livros, projetor.
Resultados esperados: aumentar o grau de satisfação da população e a resolutividade das nossas unidades de saúde.
Responsáveis: Medico e enfermagem
Prazo: 15 dias
Indicadores para avaliar o alcance dos resultados:
Aumento do número de atendimentos à demanda espontânea.
Aumento do fluxo de pacientes nas unidades de saúde.
Diminuição das consultas programadas.
Ponto(s)