1 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

MICROINTERVENÇÃO DO ACOLHIMENTO À DEMANDA ESPONTÂNEA E PROGRAMADA

FACILITADOR: ISAAC ALENCAR PINTO.

ESPECIALIZANDO: FERNANDO SALOMON ZALDIVAR.

Hoje trataremos sobre a aperfeiçoamento da equipe para implantar o Acolhimento em nossa Unidade Básica de Saúde UBS Manoel Paulino dos Santos; fica composta por uma recepção, sala de espera para um mínimo de vinte pessoas, a equipe é responsável por os pacientes cadastrados em as áreas que compõem a unidade. O acolhimento resolutivo real com análises das necessidades de saúde da família, avaliação de vulnerabilidades e avaliação e classificação de riscos, atendimento de urgências, emergências médicas e odontológicas durante o tempo da jornada de trabalho foi importante sua implantação porque o acolhimento es o princípio do primer contato, o ponto de entrada mais fácil e próximo do usuário para os serviços de um sistema de saúde; por tanto facilita a acessibilidade de atendimento e as intervenções necessárias para resolver um determinado problema de saúde.

O acolhimento e um encontro complexo entre dois ou mais sujeitos, que gera compromissos e eventualmente gera tensões também a partir das necessidades, dos interesses e dos direitos de cada um desses sujeitos.

Por tanto e importante que redescubramos nossa vocação para o cuidado, superando as assimetrias que possam existir nessas relações, sejam de saber ou poder.

O acolhimento tem como objetivo a inclusão, pois avalia sob a ótica das vulnerabilidades e organiza as demandas programadas e as demandas espontâneas. Permite organizar as demandas sem prejudicar o acesso, garantirá melhor trabalho na avaliação e orientação as pessoas que atenção necessitam.

Para nosso aperfeiçoamento, nosso equipe busco em outras UBS suas experiências e debatemos em conjunto, como e caules   experiências aplicar em nesta realidade; as que facilitariam e melhorariam o acolhimento de nossa   população, eliminando-se o sistema de fichas; para criar e organizar a Sala de escuta, onde o técnico de enfermagem, a enfermeira e\o médico participam no início de cada turno, para atender as demandas do acolhimento e classificaras  acordo suas prioridades clinicas garantindo um atendimento mais adequado e  equânime; permitindo avaliar e decidir rapidamente ações acertadas, iniciar ou auxiliar nos primeiros socorros e identificar vulnerabilidades individuais ou coletivas.

 

A potencialidade

  • A equipe em o trabalho diário identifica e implementa estratégia de intervenção para o enfrentamento oferece acolhimento coordenado e humanizado a todos os usuários da área de saúde.
  •  Realiza acolhimento da demanda espontânea durante todo o período de acolhimento da unidade básica de saúde.
  •  Disponibiliza informações sobre o funcionamento da unidade de maneira clara e acessível para os pacientes da comunidade.
  • Disponibiliza canais de comunicação, com a população de forma permanente e continua.

As fragilidades

  • Em a unidade tem problemas com a demanda espontânea e planejada, já que a demanda espontânea sempre é muito maior que a demanda planejada e as pessoas ficam querendo ser atendida, a equipe em um esforço na cobertura da quantidade de pessoas priorizando primeiro aos pacientes que são de urgência.
  • A unidade não tem sala de escuta para uma melhor atenção aos doentes.
  • O atendimento se faz por método da fichas e os prontuários.

As mudanças observadas com a implantação do acolhimento es que nosso trabalho está mais organizado sim trazer prejuízos ao acesso, planejando melhor as demandas espontâneas e programadas e esperamos com sua continuidade, estar preparados para a atenção de nossos pacientes com professional; com uma função de promover, prevenir, proteger, cuidar e recuperar saúde

 

Dessa forma, a equipe também tem a possibilidade de programar e melhorar o acolhimento através das reuniões e debates dos problemas no dia utilizado dados do acolhimento para orientar e reorientar o planejamento  das ações por meio das autoavaliação e avaliação dos indicadores de saúde, encontro e debate com a comunidade para desenvolver ações conjuntas e debater os problemas locais de saúde, o planejamento de assistência presenteada e os resultados alcançados.

 

fernandosalomonzaldivar@gmail.com

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