TÍTULO: BENEFICIOS DO ACOLHIMENTO Á DEMANDA ESPONTÃNEA E PROGRAMADA NA UBS NO RECREIO .RN
ESPECIALIZANDO: FELIX CASTILLO FERRER
ORIENTADOR: ISAAC ALENCAR PINTO
A Constituição Federal de 1988 para a saúde do povo brasileiro reza: saúde, e um Direito Humano, direito do cidadão brasileiro, e um dever do Estado, como acesso universal ao cuidado integral. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS). O acolhimento nas UBS tem como objetivo o atendimento de até 80% dos problemas de saúde da população, sem necessidade de encaminhamento para o atendimento de urgência nos hospitais.
Assim, o acolhimento é uma ação técnica é um ato de aproximação, de inclusão, onde se produz uma relação entre profissional-usuário e também organiza as demandas espontâneas e programadas.
Nossa UBS a equipe de saúde concorda com esta forma de organização para prestar assistência a nossos usuários. Eles chegam ao consultório, são acolhidos por um membro, se entrega a ficha, são direcionados ao médico, se estabelece uma conversa entre ambos, conhecemos as queixas do paciente e oferecemos respostas.
Aqui temos uma estratégia de acolhimento bem organizada: temos dias programados para consulta pré-natal, consultas de hipertensos e diabéticos, consulta de crescimento e desenvolvimento, programação de visitas domiciliarias.
A equipe de saúde [enfermeiro licenciado, equipe de enfermagem, agente comunitário de saúde, odontólogo, assistente dental e médico conseguem se reunir para analisar o processo de trabalho e o processo de funcionamento do acolhimento, pois entendemos as vantagem e importância desse modelo de atendimento, por exemplo: diminui as filas, se cria vínculos afetivos com a comunidade, evita atendimento em nível secundário e terciário (Pronto Socorro, UPA, etc).
Mais ainda reconhecemos como fraquezas que não temos eliminado o sistema de ficha. Também existem as chamadas demandas reprimidas, ou seja, temos usuários que não conseguem fichas para atendimento. Para esses pacientes, de acordo com o problema de saúde que ele apresenta e sua classificação de risco, programa-se a eles visitas domiciliares, e lá na sua casa damos respostas a seus problemas.
Outra fragilidade é que os encaminhamentos demoram muito. Como ponto positivo, a equipe de saúde tem a capacidade e responsabilidade, além da confiança de cumprir com a forma em que atenção básica se organiza para prestar assistência aos usuários.
Nós temos a esperança de instalarmos um novo modelo, uma nova forma de atendimento: Acesso Avançado na Atenção Primária. Este modelo de agendamento tem como objetivo que todo o trabalho do dia, realize-se no mesmo dia e com um tempo máximo de espera de 48 horas após o contato com o usuário, sendo que 70% de agendamento seja consulta espontânea e 30% seja consulta agendada.
Estamos sempre procurando a melhoria no atendimento para os pacientes, buscando garantir a satisfação da população. A partir das mudanças que se observam com a Microintervenção conseguimos conhecer novas formas de organização e agendamento das consultas, tudo isso traz como benefício acabar com as filas de madrugadas, melhorar a qualidade do trabalho da UBS e aumentar satisfação da população.
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