O acolhimento, nossa carta de apresentação
Autora: Dra. Dayanis Lafargue Martìnez
Orientadora : Juliana Ferreira Lemos
Na implantação e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o acolhimento sempre foi um tema importante para potencializar as relações entre os usuários e a equipe de saúde, baseadas na confiança, favorecendo assim a excelência na Atenção Básica. Para este fim o governo promulgou a Portaria nº 2.488 do 21 de outubro do 2011, com o objetivo de implantar fundamentos e diretrizes que possibilitassem o acesso total e contínuo aos serviços de saúde por todas as esferas da população e o ótimo acolhimento. (BRASIL, 2006)
Para assumir estas tarefas os serviços de saúde devem ser capazes de organizar seu trabalho em função de efetivar um acolhimento de qualidade, onde o paciente possa ser escutado e dar a ele uma resposta adequada a seu caso no momento em que solicite o atendimento. Devem detectar-se fatores que dificultem o acesso do usuário no sistema de saúde e todos serem tratados com equidade, principalmente durante a demanda espontânea. A equipe também precisa detectar usuários com situação de vulnerabilidade, devendo identificar diversos fatores de riscos e as situações de urgência/emergência que precisem prioridade. A capacidade de acolhimento e responsabilidade da equipe de saúde reflete diretamente na resolutividade dos problemas da população e diminui danos e sofrimentos desta. (BRASIL, 2012)
No Estado Sergipe, o acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) vem sendo implementado desde que o Ministério de Saúde aprovou a Portaria 2.488 de Outubro 2011. Em nosso município de Araúa e especificamente no PSF 2 (minha área de trabalho) é uma estratégia que vem sendo executada há aproximadamente 5 anos, mas, desde janeiro de 2017, que comecei a trabalhar no Brasil, tenho lutado para melhorar.
Em todos os postos de saúde de nossa área, realizam-se o acolhimento, mas não é realizado pelo mesmo pessoal. Tenho 3 unidades com atendentes capacitadas também como auxiliar de enfermagem, mas nas outras 2 e no assentamento os pacientes são acolhidos pelos agentes comunitários de saúde. Em todos os casos, além dos dados pessoais do paciente, faz-se uma triagem para classificar esse atendimento como urgente ou eletivo e para conhecer o motivo essencial da consulta (se o paciente deseja comunicar). Nossos agentes estão bem preparados em sua área básica, o fato é que, em algumas ocasiões, falta experiencia suficiente para fazer uma triagem adequada, sendo isto uma fragilidade e não acontecendo de igual maneira naqueles postos com atendentes capacitadas como auxiliares de enfermagem.
Considero que uma adequada interação entre médico-paciente inclui mais que simples transferências de informações. Os pacientes, fortemente influenciados pelo contexto social onde moram, chegam à consulta com medos e preconceitos que influenciam muito no atendimento e a forma que interpretam sua doença. Portanto, um acolhimento adequado e individualizado vai ajudar ao paciente a uma melhor expressão de seus problemas e angustias. Por esse motivo decidimos realizar uma microintervenção com o objetivo de aperfeiçoar o acolhimento realizado em cada um de nossos postos de saúde.
Com este objetivo, a equipe se reuniu na sala multifuncional de nossa matriz em Olhos de Água e fez uma chuva de ideias para melhorar este aspecto essencial, sempre levando em conta que temos uma extensa área de abrangência, com 5 UBS e um assentamento de sem-terra, que apresentam infraestruturas diferentes, valorizando em profundidade o nosso trabalho profissional, se temos cumprido as expectativas esperadas e fundamentalmente a opinião de todos os funcionários sobre o que precisamos melhorar no acolhimento.
Estratégia de aperfeiçoamento do acolhimento
Depois de pautar os parâmetros para aperfeiçoar nosso acolhimento, colocamos na prática e estamos tendo ótimos resultados. Os pacientes referem que se sentem mais à vontade, porque podem expor seus problemas sem que outras pessoas conheçam sobre os mesmos, os funcionários de saúde estão mais corteses e humanizados. Em alguns casos, principalmente psiquiátricos, as próprias enfermeiras dão conselhos iniciais que ajudam esses pacientes a enfrentarem os medos da própria consulta, isto, unido a um bom acolhimento dentro da consulta médica, faz que a interação paciente-médico seja mais fluida, com uma melhor resolução dos problemas.
Concluo que um excelente acolhimento é uma ferramenta eficaz para aperfeiçoar a Atenção Básica de Saúde e a aceitação que tivemos é uma amostra inequívoca dos benefícios proporcionados a nosso trabalho.
Bibliografias revisadas
Anexos: Foto do acolhimento do paciente dentro da consulta pelo médico