TITULO: APERFEIÇOAMENTO DO ACOLHIMENTO NA UBS RAIMUNDA
MEDEIROS DE ARAUJO
ESPECIALIZANDO: DAIME ORTEGA GONZALEZ
ORIENTADOR: ISAAC ALENCAR PINTO
O acolhimento consiste em atender a todos os usuarios que procuram os serviços de saúde, garantindo a acessibilidade aos serviços que ele precisa. O acolhimento é um instrumento de trabalho que tem que ser feito adequadamente por todos os trabalhadores de saúde. É uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), tem muita literatura onde se fala que não tem local nem hora certa para acontecer, nem precisa de um profissional específico para fazê-lo.
O acolhimento começa a partir do momento em que o usuário chega à unidade de saúde, recebendo-o de maneira acolhedora, para que ele se sinta à vontade, para saber qual a razão pela qual ele chega à UBS, sempre levando em conta a vontade do usuário no processo de saúde-doença. Para o profissional da unidade de saúde, acolher é um compromisso em oferecer resposta às necessidades dos usuarios que procuram os serviços de saúde.
Para que haja um adequado acolhimento , é necessário que haja também uma classificação de risco adequada que é o que irá guiar a equipe de saúde sobre o grau de risco que o paciente pode correr e, assim, dar-lhe a prioridade correta.
A classificação de risco é algo que não pode deixar de acontecer neste encontro, pois com isso os usuários serão atendidos no momento mais oportuno, sendo assim possível evitar algumas complicações que possam colocar em risco a vida dos usuários.
Em nossa unidade de saúde (UBS III) Raimunda Medeiros de Araujo, no Município de Acarí, no Estado do Rio Grande do Norte, observei que os pacientes acessam os serviços através do uso de ficha e têm que esperar até três semanas depois para serem vistos, uma questão que dificulta o bom acolhimento do usuário e consequentemente o bom funcionamento do UBS.
Na unidade de saúde, as fichas de atendimento são distribuidas todos os dias às 6:30 da manhã, onde os pacientes chegam e marcam a data. São oferecidos 15 vagas pela manhã e mais 15 vagas pela tarde. No entanto, no decorrer do dia, os usuários continuam a chegar para marcar consulta e então aqueles vão permanecendo para o dia seguinte. Essa situação se complica porquê possuimos atendemos demanda programa, como gestantes, crianças e visitas domiciliares: é por isso que há uma lista de espera tão grande, além que nossa UBS acompanha uma população muito grande também.
Assim, essa microintervenção teve como objetivo melhorar o acolhimento na Unidade Básica de Saúde Raimunda Medeiros de Araújo. Por isso foi feita uma reunião com toda a equipe de trabalho:
v Médica
v Enfermeira
v Técnico de enfermagem
v Dentista
v Auxiliar do dentista
v Agentes de saúde
v Atendente
Uma vez que estávamos todos reunidos em equipe fomos para a sala do NASF, eu comecei a falar sobre a importância do acolhimento e as dificuldades que nossa UBS possui pela falta de acolhimento. Toda a equipe entendeu que é de vital importância que um acolhimento seja bem feito, pois isso pode evitar complicações em pacientes que têm uma doença crônica, já que uma consulta tardia pode apresentar múltiplas complicações.
A enfermeira com o objetivo de melhorar o acolhimento fez a proposta de que o profissional que trabalha na recepção não só entregue ao usuário a ficha do atendimento, mas também forneça as primeiras orientações e o encaminhe para o local adequado utilizando-se a classificação de risco, além de oferecer uma orientação ao usuário depois da consulta, a partir do encaminhamento que tiver sido feito.
Com a realização deste encontro pretendemos melhorar em grande parte o atendimento aos pacientes, pois estes não terão que esperar tantos dias e serão atendidos de acordo com a classificação de risco. Desta forma, podemos evitar as possíveis complicações do paciente que podem não ter sido atendidas em um momento prudente e também uma maior satisfação para os pacientes.
Detectou-se como dificuldade nesta reunião que o atendente não domina adequadamente a organização do trabalho de acordo com o nível de risco segundo a doença que o paciente apresenta, sendo planejado um treinamento para o atendente sobre o assunto pelo médico em conjunto com enfermeira.
Com a continuidade dessa microintervenção, espera-se que tenha vários resultados como por exemplo: