29 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

  ESTUDO DO PERFIL DA DEMANDA ESPONTÂNEA E PROGRAMADA DA UBS ANA PEREIRA, ALTO ALEGRE…

 

 Dra. ANA MARLEN HERNÁNDEZ ARANGO
 ORIENTADOR: ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO 

A prática do acolhimento vem sendo proposta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ainda é um desafio para os profissionais da saúde. Considerando a importância do acolhimento como elemento que pode favorecer a reorganização dos serviços de saúde e a qualificação da assistência. Tendo em conta isso, e o que consta no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), se fez um Estudo do perfil da demanda espontânea e programada da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Pereira, Alto Alegre, Roraima.

Realizamos um levantamento dos dados de atendimento a partir do registro de dados individualizados por cidadão pela utilização da Coleta de Dados Simplificada (CDS), um dos componentes da estratégia e-SUS AB. Trabalhamos com os dados dos pacientes que realizaram consulta médica, no período de 03 de janeiro a 24 de maio 2018, o que correspondeu a um total de 3862 atendimentos.

Tabela I. Pacientes atendidos na unidade básica de saúde segundo o tipo de atendimento.

Turnos*

M*

%

T**

%

TOTAL

%

Pacientes Agendados

750

55.2

610

44.8

1360

100

Pacientes com demanda espontânea

1668

66.7

834

33.3

2502

100

  Dados da Coleta de Dados Simplificada (CDS) da UBS *Manhã, **T-tarde

Observou-se que 1360 pacientes foram atendidos a partir de agendamento, já 2502 pacientes foram atendidos mediante demanda espontânea desses últimos todos não foram submetidos, previamente, por  um acolhimento com avaliação de risco e vulnerabilidade.

Pode-se observar na tabela anterior a grande quantidade de pacientes em demanda espontânea, o que dificulta o atendimento periódico daqueles com doenças crónicas para monitoramento e avaliação, além de que os últimos se dirigem a consulta quando eles estimassem conveniente para renovação do receituário, a avaliação periódica de exames complementares ou pela indicação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) ante alguma preocupação de saúde do indivíduo ou da família.

Tabela II. Pacientes atendidos segundo a área de moradia.

Atendimento à Demanda Espontânea

Pertenecentes

%

Não pertenecentes

%

Total

%

975

39

1527

61

2502

100

Dados da Coleta de Dados Simplificada (CDS) da UBS.

Os pacientes são recebidos na recepção e encaminhados diretamente à triagem onde são só avaliados os parâmetros de Pressão Arterial do paciente e temperatura por uma técnica enfermagem, a qual direciona diretamente para o médico se tiver alterações em algum dos parâmetros avaliados ou o paciente refere-se algum outro sintoma que precisasse de pronto atendimento, às vezes provocando interrupção da consulta em andamento.

Tendo em conta que muitos dos pacientes não pertencem à área da equipe de saúde, há uma demora e interrupção nas consultas com perda na qualidade e atraso nos atendimentos, além do déficit nas consultas de avaliação e acompanhamento dos pacientes com doenças crónicas da área da equipe.

Os principais resultados achados após do estudo do perfil da demanda espontânea e programada da Unidade de Saúde foram.

  1. Grande demanda.
  2. Inexistência de classificação de risco para consulta
  3. Falta de pessoal para uma escuta qualificada em relação ao usuário.
  4. Sobrecarga de trabalho.

Por enquanto, depois de ter feito as análises dos dados do perfil do acolhimento da Unidade Básica de Saúde-UBS, deu para entender que como profissional da saúde precisa começar um árduo trabalho junto com a equipe de saúde para a organização e melhora acolhimento na UBS.

O estudo mostra a realidade em números dos tipos de atendimentos. Agendamos uma reunião com a equipe e coordenadora da UBS, para traçar uma nova estratégia de acolhimento à demanda espontânea e programada na UBS.

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