ESTUDO DO PERFIL DA DEMANDA ESPONTÂNEA E PROGRAMADA DA UBS ANA PEREIRA, ALTO ALEGRE…
A prática do acolhimento vem sendo proposta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ainda é um desafio para os profissionais da saúde. Considerando a importância do acolhimento como elemento que pode favorecer a reorganização dos serviços de saúde e a qualificação da assistência. Tendo em conta isso, e o que consta no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), se fez um Estudo do perfil da demanda espontânea e programada da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Pereira, Alto Alegre, Roraima.
Realizamos um levantamento dos dados de atendimento a partir do registro de dados individualizados por cidadão pela utilização da Coleta de Dados Simplificada (CDS), um dos componentes da estratégia e-SUS AB. Trabalhamos com os dados dos pacientes que realizaram consulta médica, no período de 03 de janeiro a 24 de maio 2018, o que correspondeu a um total de 3862 atendimentos.
Tabela I. Pacientes atendidos na unidade básica de saúde segundo o tipo de atendimento.
Turnos* |
M* |
% |
T** |
% |
TOTAL |
% |
Pacientes Agendados |
750 |
55.2 |
610 |
44.8 |
1360 |
100 |
Pacientes com demanda espontânea |
1668 |
66.7 |
834 |
33.3 |
2502 |
100 |
Dados da Coleta de Dados Simplificada (CDS) da UBS *Manhã, **T-tarde
Observou-se que 1360 pacientes foram atendidos a partir de agendamento, já 2502 pacientes foram atendidos mediante demanda espontânea desses últimos todos não foram submetidos, previamente, por um acolhimento com avaliação de risco e vulnerabilidade.
Pode-se observar na tabela anterior a grande quantidade de pacientes em demanda espontânea, o que dificulta o atendimento periódico daqueles com doenças crónicas para monitoramento e avaliação, além de que os últimos se dirigem a consulta quando eles estimassem conveniente para renovação do receituário, a avaliação periódica de exames complementares ou pela indicação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) ante alguma preocupação de saúde do indivíduo ou da família.
Tabela II. Pacientes atendidos segundo a área de moradia.
Atendimento à Demanda Espontânea |
|||||
Pertenecentes |
% |
Não pertenecentes |
% |
Total |
% |
975 |
39 |
1527 |
61 |
2502 |
100 |
Dados da Coleta de Dados Simplificada (CDS) da UBS.
Os pacientes são recebidos na recepção e encaminhados diretamente à triagem onde são só avaliados os parâmetros de Pressão Arterial do paciente e temperatura por uma técnica enfermagem, a qual direciona diretamente para o médico se tiver alterações em algum dos parâmetros avaliados ou o paciente refere-se algum outro sintoma que precisasse de pronto atendimento, às vezes provocando interrupção da consulta em andamento.
Tendo em conta que muitos dos pacientes não pertencem à área da equipe de saúde, há uma demora e interrupção nas consultas com perda na qualidade e atraso nos atendimentos, além do déficit nas consultas de avaliação e acompanhamento dos pacientes com doenças crónicas da área da equipe.
Os principais resultados achados após do estudo do perfil da demanda espontânea e programada da Unidade de Saúde foram.
Por enquanto, depois de ter feito as análises dos dados do perfil do acolhimento da Unidade Básica de Saúde-UBS, deu para entender que como profissional da saúde precisa começar um árduo trabalho junto com a equipe de saúde para a organização e melhora acolhimento na UBS.
O estudo mostra a realidade em números dos tipos de atendimentos. Agendamos uma reunião com a equipe e coordenadora da UBS, para traçar uma nova estratégia de acolhimento à demanda espontânea e programada na UBS.
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