19 de julho de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 Tìtulo: O acolhimento como estratégia de formacao

Especializando: Alfredo Rivero Troya 

Orientador: Maria Helena Pires Araujo Barbosa

O acolhimento é um importante instrumento para o atendimento em saúde. Na unidade básica Severina Medeiros Dantas, o acolhimento segue um fluxo de acordo com a demanda do usuário, se for agendada, será separado o prontuário manual (o município não possui prontuário eletrônico) e direcionado ao atendimento individual, caso seja demanda espontânea, através de escuta qualificada, o paciente será direcionado ao atendimento correspondente ou encaminhado para outro serviço especializado.

A chegada do paciente a unidade é uma etapa importante para seu cuidado, saber acolher torna o profissional mais capacitado para atender os pacientes, visando a importância e necessidade do acolhimento, a equipe do NASF do município de Jaçanã/RN desenvolveu um ciclo de formação em acolhimento para os profissionais de nível médio das unidades básicas de saúde do município (Recepcionistas, Agentes Comunitários de endemias, Auxiliares de Serviços Gerais, Vigilantes e técnicos/auxiliares de saúde bucal e enfermagem).

Esta microintervenção objetiva descrever as atividades desenvolvidas na unidade sobre acolhimento, explorando os resultados desta ação e potencializando com continuidade este projeto.

Ocorreram duas oficinas no primeiro semestre de 2018, semelhante a uma anterior do ano de 2017 com profissionais diferentes. O primeiro encontro baseou-se na apresentação dos profissionais, funções associadas a sua profissão e apresentadas questões a serem discutidas listadas abaixo com suas respectivas respostas associadas:

– O que é saúde para você?

Completo bem-estar físico, mental e social; sentir-se bem; ausência de enfermidades.

– Quem é responsável pela saúde de um indivíduo?

O próprio individuo, os profissionais de saúde, a família,  a gestão,  a comunidade em geral.

– O que você entende por acolhimento?

Receber o paciente, ouvi-lo, saber explicar as condições do serviço no momento.

-Quais os objetivos do acolhimento?

Sorrir, escutar, resolver, orientar, encaminhar, ensinar, fazer a pessoa sentir-se bem (sigilo, não julgar), repassar o problema (aos gestores, quando é o caso de ser necessária alguma decisão a nível de gestão).

 -O que atrapalha o acolhimento?

Mau-humor, falta de respeito, demanda excessiva, falta de estimulo.

 -O que pode melhorar o acolhimento?

Empatia e todos os itens que foram listados como resposta à pergunta: Quais os objetivos do acolhimento.

– Quem deve fazer acolhimento?

Todos, o acolhimento é base para o trabalho eficaz da atenção básica

– Quando o usuário é convidado a falar, ele fala? Se não, por que? Como mudar isso?

Falam através das visitas dos ACS, da caixa de sugestões da prefeitura, de contato direto com os profissionais/gestor. A escuta é importante para estimular esta questão.

– O isolamento atrapalha o atendimento das necessidades. Como o isolamento do gestor/do trabalhador/do usuário atrapalha o atendimento das necessidades do usuário?

O isolamento impede o atendimento imediato, contínuo e eficiente provocando maio agravo a saúde de todos.

            As questão foram discutidas em roda de conversa, após a resposta e debate foram direcionados, para em grupo, os profissionis listarem dificuldades presentes na unidade que prejudicam o acolhimento e atendimento ao usuário, como tarefa ficou agendada a apresentação desta atividade para o encontro seguinte.

            O segundo encontro sobre acolhimento foi iniciado pela apresentação das dificuldades vivenciadas na unidade e suas possíveis soluções, apresentou-se uma texto sobre acolhimento, para ser completado com palavras-chave pelo

 
   

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ACOLHIMENTO:

Faz parte de todos os encontros do serviço de saúde. É uma postura ética que implica: Na ___________ em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no __________, e na ____________ pela ____________, com ativação de redes de compartilhamento de saberes. Acolher é um ___________ às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde.

BANCO DE PALAVRAS: Escuta do usuário/ responsabilização/ compromisso de resposta/ processo de saúde e adoecimento/resolução

ACOLHIMENTO:

Faz parte de todos os encontros do serviço de saúde. É uma postura ética que implica: Na ___________ em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no __________, e na ____________ pela ____________, com ativação de redes de compartilhamento de saberes. Acolher é um ___________ às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde.

BANCO DE PALAVRAS: Escuta do usuário/ responsabilização/ compromisso de resposta/ processo de saúde e adoecimento/resolução

grupo como um todo, identificado a seguir:

 

Como atividade final, foi aplicado um questionário de avaliação não identificado sobre as atividades desenvolvidas. No geral os resultados foram considerados positivos.

Com a microintervenção, agendou-se reunião com a equipe responsável pela atividade e com os participantes sobre o feedback. Como dificuldades para o desenvolvimento foram identificados, a falta de interesse de alguns pelo tema; horários, exposição de opinião, compromisso com a tarefa e implantação das soluções propostas.

Como potencialidades, destacou-se a inovação da atividade, o interesse por mais rodas de conversa envolvendo temas variados, o despertar de outros profissionais da equipe pela atividade e maior contato entre os profissionais da mesma área.

Como sugestões apresentadas, destacou-se maior duração do evento, dinâmicas, encenações teatrais, presença de todos os profissionais convidados, serem praticadas as soluções debatidas, incluir profissionais como odontólogos, enfermeiras e médicos.

Após este encontro, os profissionais envolvidos foram convidados para uma roda de conversa programada sobre a importância do acolhimento para maior resolutividade dos problemas apresentados pelos pacientes, inclusive sobre a necessidade de escuta qualificada pelo profissional médico.

Como aprendizado destaca-se a necessidade de novos encontros, formação por profissionais da atenção básica a nível estadual e federal, agendamento de atendimentos programados entre os profissionais de nível superior, como o acolhimento pode auxiliar o usuário e o profissional estreitando a relação de cuidado.

 

 

      

 

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