Reunião com os pacientes da área para explicar o funcionamento do Acolhimento à Demanda Espontânea e Programada
Autor : Alejandro Alberto Minaya Rivertt
Orientadora : Maria Helena Pires Araujo Barbosa
O acolhimento a demanda espontânea e programada da unidade de saúde Vista Verde onde trabalho no momento não funcionava de maneira adequada porque a equipe da micro área não conseguiam entender o acolhimento a demanda espontânea, reduzimos o número de atendimentos programados. Estamos conscientes que a nossa área é uma area muito carente e ficou sem atendimento médico por muitos anos. Desta forma, a população queria ser atendida constantemente em virtude do medo de ficar novamente sem médico na área deles.
Para melhorar o atendimento , começamos a fazer reuniões semanais para ver como a população ia reagir à implantação do acolhimento à demanda espontânea. Foram realizadas dinâmicas com as pessoas para explicar em que consistia esse tipo de acolhimento. Nessa oportunidade utilizamos materiais como balões, cartazes e músicas para fazer uma reunião diferente de maneira que a população entenda melhor. Fizemos perguntas com os balões e outras brincadeiras para eles responder as perguntas que nos formulamos . A aceitação da dinâmica foi muito boa, eles conseguiram compreender um pouco mais sobre o atendimento programado e a necessidade de atendimento à demanda espontânea do dia .
Explicamos a eles que o atendimento programado podia ser patologias ou solicitações de enxames ou consulta em geral que podiam esperar e ser atendidos no dia que seriam programados cada paciente e também explicamos em que consistia o acolhimento a demanda espontânea
Nos primeiros dias da implantação alguns usuários não queriam aceitar ser agendado para outros dias da semana, eles queriam atendimento imediato. Para reduzir os conflitos gerados em virtude do atendimento do dia, foi utilizada a estratégia da sala de espera com os usuários da unidade de saúde.
Com o decorrer dos dias percebemos que tem muitos usuários fingindo ou inventando história para ser atendidos com prioridade. Entretanto alguns deles só desejavam realizar exames médicos gerais. Neste momento o trabalho em equipe foi essencial, pois com o auxílio dos Agentes Comunitários de Saúde poderia-mos ter mais conhecimento dos usuários a partir do contexto de suas famílias, da moradia, do tipo de casa e da situação em que eles viviam.
Embora os obstáculos anteriormente mencionados estejam sendo superados, ainda estamos enfrentando dificuldades com relação ao número de vagas do acolhimento à demanda espontânea. Entretanto consideramos que a nova organização resultante desse tipo de acolhimento está sendo mais eficaz e está garantindo que o usuário que necessita de atendimento no mesmo dia, terá a sua demanda resolvida.