CAPÍTULO II: UBS de Miranda e o acolhimento à Demanda Espontânea e Programada
ESPECIALIZANDO: ABIAN ELIEL ROSAS MAQUERA
ORIENTADOR: JULIANA FERREIRA LEMOS
O acesso avançado é uma ótima alternativa para as UBS que estão em áreas urbanas ou áreas que não estejam disseminadas numa grande unidade territorial ou ainda para aquelas UBS que não estejam acima da capacidade, que é aproximadamente 2500 pessoas por equipe. Entretanto, tem UBS que ultrapassa muito o número de habitantes ideal, sobrecarregando a equipe. Nesses casos, não tem equipe que consiga dar bom acolhimento a seus usuários e isso é uns dos motivos pelo qual muitos colegas médicos desistem de integrar tais equipes, sendo motivo de frustração pessoal e profissional, além de que a população sofre com a falta dos profissionais médicos.
A equipe Miranda, da qual faço parte, está localizada na área rural e ocupa uma grande unidade territorial. Assim, a população atendida está dispersa, porém, concentrada em três povoados que são Boa Vista, Miranda e Terra Dura. Em cada um deles existe um posto de saúde para atendimento da população local, tanto no povoado de Boa Vista como no povoado de Terra Dura existe apenas um agente comunitário de saúde e o restante de agentes que integram a equipe estão concentrados no povoado de Miranda. Durante a semana distribuo minha agenda diária no atendimento dos três povoados.
Como o atendimento em cada povoado acontece em determinados dias fixos da semana, é a população que escolhe agendar ou apenas ir no dia do atendimento de cada povoado, o que já foi previamente determinado e é de conhecimento geral da população local. Cada povoado tem características diferenciadas. O povoado de Boa Vista é o que está mais perto da sede do município de Capela, por tanto, o que tem fácil acesso ao hospital, caso fosse necessário. O povoado de Miranda é o maior dos três e fica mais longe da sede do município do que o de Boa Vista. Já o povoado de Terra Dura é o que está mais longe dos três povoados e é o que tem mais pessoas com poucas condições econômicas para ir até a sede para requerer o atendimento no hospital.
No início do trabalho na UBS de Miranda devo reconhecer que existiu uma sobrecarga de atendimentos, mas a medida do passar das semanas, esta elevada demanda foi amenizando até retornar ao nível normal. Posso dizer que nunca um paciente retornou sem conseguir atendimento, tanto no período inicial de sobrecarga, como depois que normalizou. Até porque estou consciente da distância dos povoados integrantes de minha UBS até Capela, onde tem o Hospital que atende as urgências, emergências e internamentos dos pacientes que necessitem desse serviço.
Devido a essas características diferenciadas de cada povoado, foi distribuído um dia de atendimento para os povoados de Boa Vista e Terra Dura, já o povoado de Miranda, que é o maior dos três, recebe dois dias de atendimento na semana. Inicialmente um dos dias de atendimento no povoado de Miranda era segunda-feira e quarta-feira, entretanto na segunda-feira acontecia a feira, dia no qual a população se desloca para Capela, gerando uma menor demanda de atendimento. Assim, numa reunião da equipe, vimos que era possível mudar a data de atendimento de segunda para sexta-feira, para assim melhorar a acessibilidade da UBS para toda a população de Miranda.
A população total da UBS está na faixa dos 2500 habitantes, quantidade preconizada pelo SUS como ótima para uma UBS, distribuída nos três povoados acima listados, o que não sobrecarrega a equipe e permite atender a todas as pessoas que se dirigem aos três pontos de atendimentos.
O povoado de Miranda é o maior dos três povoados e, dado a essa quantidade de habitantes, é que se escolheu o atendimento nele de dois dias por semana. Isto foi feito antes de minha chegada, poderia ser dito que a decisão foi natural e inteligente pelos profissionais anteriores. Então, ao passar a compor a equipe, eu não encontrei grandes desafios de sobrecarga de atendimentos, entretanto coube a mim apenas aprimorar os dias de atendimentos nos três povoados.
Todas estas mudanças e adaptações foram feitas antes de iniciar o presente curso, pois a equipe é atenta as demandas e problemas das unidades. Tudo aquilo que depende da nossa equipe e apenas da nossa equipe é discutido, analisando as possibilidades de resolução dos problemas encontrados.
Na UBS de Miranda temos muitos outros problemas importantes como a falta de medicamentos, a demora para realização de exames complementares e a falta de vagas para atendimento especializado. Temos necessidade de um melhor treinamento dos agentes de saúde para eles conhecerem todos os programas, os pontos de avaliação do PMAQ, mas problemas de acesso da população atendida não temos, consequentemente não temos demanda reprimida nem agendamentos demorados, dado que as pessoas são atendidas na mesma semana que agendaram, no dia previamente programado de cada localidade e de conhecimento da população. Enquanto a quantidade de atendimentos seguimos o padrão recomendado pelo SUS de quatro por hora o que dá 16 por turno. Enquanto aos programas, estes são programados nos últimos dias de cada mês para o mês seguinte. Na última semana de cada mês a equipe reúne-se para avaliar as atividades feitas durante o mês em curso e fazer o cronograma de atividades do mês seguinte sejam estas visitas domiciliares ou realização dos programas num determinado dia de cada numa das três localidades atendidas pela equipe.
No referente ao acolhimento, os pacientes são recebidos pelo atendente na unidade de Miranda e pelos agentes de saúde nas outras unidades, seguidamente são triados pela técnica de enfermagem, a qual tem sala específica para o acolhimento e triagem, e logo encaminhados para o atendimento respectivo, isto nos casos das consultas agendadas ou as demandas espontâneas, já os casos de emergência, raros casos, são encaminhados diretamente para o consultório médico, enquanto a técnica de enfermagem verifica os sinais vitais. Eventualmente, aparecem casos que o paciente está passando mal, porém não pode ser levado a unidade de atendimento, nestes casos a equipe se desloca ao domicílio do requerente na unidade móvel.
Entretanto, o fato de ter a população dividida em três povoados gera outros desafios inerentes a essa divisão de dias de atendimento, essa distribuição não permite realizar todos os programas do SUS em todas as unidades, nem mesmo no povoado de Miranda, assim somos obrigados a priorizar determinados programas pela importância deles para a população.
Talvez os únicos dias que a unidade fica sobrecarregada sejam os dias destinados as visitas domiciliares. Pois nesses dias não se realiza agendamentos, porém, mesmo assim, aparecem pacientes requerendo atendimento antes e depois das visitas domiciliares, esta demanda espontânea é atendida pois estamos cientes que nossa equipe é itinerante e não estamos todos dias no mesmo lugar.
Portanto, podemos concluir que tudo isso foi feito antes do início do curso pois estamos atentos às demandas da população atendida e não temos desafios nem problemas enquanto a acessibilidade e acolhimento.
REFERENCIAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Acolhimento à Demanda Espontânea Volume I. Brasília, 2013. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_demanda_espontanea_cab28v1.pdf>. Acesso em: 24 maio 2018.
______. Ministério da Saúde. Acolhimento à Demanda Espontânea – Queixas mais comuns na Atenção Básica Volume II. Brasília, 2012. Disponível em: < http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/caderno_28.pdf>. Acesso em: 25 maio 2018.