Observação na Unidade de Saúde, experiência com a realização da autoavaliação do AMAQ.
Aluno : Yumaris Rodriguez Cause.
Orientador : Romanniny Hevillyn Silva Costa Almino.
Colaborador : Taciane Souza .
Durante o desenvolvimento de meu trabalho tive uma experiência extraordinária , aprendi muito, porque foi a primeira vez que tive que fazer uma micro intervenção em equipe.
Realizamos a autoavaliação para melhoria do acesso e da qualidade de atenção básica -AMAQ em minha unidade de saúde.
Inicialmente, tive dificuldades com a atividade, mas depois de estudar o manual do AMAQ, com ajuda de nossa facilitadora e outros professores, foi uma experiência ótima e rica em conhecimentos novos.
Posteriormente, foi realizada a reunião em equipe foi um momento importante para a equipe, porque surgiram opiniões e ideias durante o processo.
Como resultado da autoavaliação, selecionamos como problema relevante, o encontrado na dimensão: unidade básica de saúde e subdimensão: infraestrutura e equipamentos, pois a equipe não tem veículos em boas condições de uso, manutenção e segurança, para fazer atividades externas programadas, como, visitas domiciliares a pessoas que moram em zonas de difícil acesso ou outros pacientes com mobilidade reduzida.
Construímos entre todos os integrantes da equipe uma matriz de intervenção para a solução deste problema, considerando a necessidade de um transporte para as atividades externas programadas.
Matriz de Intervenção:
Descrição do padrão: o deslocamento dos profissionais das equipes da unidade básica de saúde para a realização das atividades externas programadas, quando necessário realizado por meio de veículo oficial.
Descrição da situação problema: o deslocamento dos profissionais das equipes da unidade básica de saúde para a realização das atividades externas programadas ,quando necessário, não é realizado por meio de veículo oficial..
Objetivo/meta: solicitar a Secretaria de saúde de nosso município um transporte para as atividades externas da unidade.
Atividades a serem realizadas: Reunião com a secretária de saúde para abordar o problema.
Recursos necessários para a atividade: ofício e sala.
Resultados esperados: A curto prazo: realizar reunião com gestão e a longo prazo:obter um meio de transporte oficial para a realização das atividades externas da nossa unidade.
Responsáveis: Equipe da unidade básica de saúde e Secretaria de saúde do município.
Prazo: 30 dias
Indicadores para avaliar o alcance dos resultados: reunião realizada e número de veículo institucional
Apontamos como fragilidades e potencialidades na realização do trabalho os seguintes pontos.
Fragilidades :
-Inicialmente tínhamos pouco conhecimento sobre a AMAQ.
Potencialidades
-Permitiu a autoavaliação do PMAQ em nossa unidade básica de saúde.
-Integração e interação da equipe.
-Identificação do principal problema da unidade básica de saúde no processo da observação.
Nossa micro intervenção teve muito impacto, porque aplicamos em equipe, onde percebemos nossas fraquezas e potencialidades além de observar as dificuldades que temos que melhorar em nossa unidade básica de saúde para aperfeiçoar a atenção aos usuários.
A realização desta micro intervenção foi estimulante para aprofundar o conteúdo do módulo da especialização e poder implementá-lo na prática além de estimular a melhora do trabalho da equipe.
Agora minha equipe e eu estamos mais preparados para contribuir com a organização do processo de trabalho na unidade e melhorar o cuidado em saúde e a qualidade dos serviços prestados a nossa população.
Ponto(s)