Título: Incremento da gravidez na adolescência no território de abrangência da Equipe de Estratégia de Saúde da Família Jurumenha no Município Santa Maria.
Especializando: Yamilet Castañeda Batista.
Facilitador Pedagógico: Tulio Felipe Vieira de Melo.
A adolescência é um periodo de transição entre a infância e a idade adulta. Por critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2014) comprende entre os 10 e 19 anos de idade.Nesta etapa ocorrem transformaçoes corporais,hormonais acompanhadas de mudanças comportamentais em interação com a familia e sociedade(Assis, Pesce, & Avanci, 2006).
Durante a adolescência se afirma a personalidade do individuo o desenvolvimento sexual e espiritual e começa-se como planejamento da vida, como consequencia normalmente, iniciam-se as crises e como resposta o adolescente pode adoptar padrões de conduta errados: uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, o estabelecimento de conflitos de personalidade que podem incidir desde dificultar o relacionamento com os pais ou otras pessoas, como a tentativa e/ou realização do suicídio o envolvimento nos grupos criminosos e práticas sexuais irresponsaveis que traz consigo as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e da gravidez na adolescência (Ximenes,Neto, Guiamarães et al, 2007).
Há diversos fatores objetivos e subjetivos que levam a gravidez no inicio nesta etapa tais como a falta de conhecimento dos metodos contraceptivos e su uso,dificuldade de accesso a esses metodos por parte do adolescente,o inicio das relações sexuais cada vez mais precoce,abandono dos pais,a obtenção de autonomia a traves da maternidade entre outros.
Trabalho na Equipe Estratégia de Saúde da Família Jurumenha no município Santa Maria/RN. Atendemos nove comunidades que ficam distantes do centro da cidade. Nossa equipe é formada pela médica, enfermeira, técnico de enfermagem, dentista, técnica de saúde bucal e cinco ACS. O cronograma de trabalho e da seguinte forma: 32 horas semanais, duas comunidades diárias, ou seja, cada assentamento recebe um atendimento médico na semana, 3 comunidades só com visitas domiciliar porque não possuem espaço físico para acolher a equipe, dessas comunidades duas alternam o atendimento quinzenalmente.
Como parte do projeto de microintervenção da especialização e da autoavaliação da equipe baseado no AMAQ (Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade) nos reunimos na UBS Jurumenha depois do atendemento do dia para analisar as diferentes dimensões e subdimensões que tem este instrumento e identificar as problemáticas do trabalho da gestão da equipe para depois realizar as intervenções para superá-los, foram ouvidas as opiniões de todos e detectados aqueles com uma pontuação inferior a 5, escolhendo a dimensão:Educação permanente,processo de trabalho e atenção integral á saúde,sub dimensão L 4.25:não se realizam acões regulares de planejamento familiar e oferta metodos anticonceptivos com o consequente incremento da gravidez na adolescência, para fazer este projeto que tem como:
Objetivo Geral:
Objetivos Específicos:
▪ Identificar os adolescentes compreendidos entre 10 e 19 anos para que seja possível programar ajuda.
▪ Desenvolver ações educativas junto à comunidade sobre a gravidez na adolescência e suas repercussões.
▪ Sensibilizar os usuários quanto à importância da prevenção da gravidez na adolescência e seus efeitos.
Os recursos necessários para o desenvolvimento deste projeto serão: ficha B do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) para cadastro e acompanhamento dos pacientes e os convites para a comunidade participarem das ações da Estratégia de Saúde da Família (ESF) para a sensibilização com o problema.
Finalizamos essa etapa e debatemos e analisamos os problemas encontrados que são:
Depois de identificados os problemas realizamos à matriz de intervenção para à resolutividade dos mesmos (Anexo 1)
Na segunda etapa segundo a matriz de intervenção elaborada e para alcançar as metas propostas serem desenvolvidas as estratégias de intervenção (Anexo 2)
Uma vez concluídas todas as etapas de nossa microintervenção, fizemos uma análise retrospectiva de todo o processo, quanto às potencialidades na execução do projeto destaque para o número total de adolescentes avaliadas na consulta com os padrões necessários para a proposta do trabalho, nos mostrou a importância do trabalho em equipe respeitando os critérios pessoais na busca coletiva da excelência nos serviços oferecidos na Atenção Básica e alem disso e uma ferramenta que nos ajuda ao crescimento profissional.
As dificuldades detectadas estão ligadas a procurar um espaço de tempo para
agendar a reunião porque geralmente pela demanda do atendemento e
complexidade do horario do equipe e muito difficil.
Anexos.
Anexo 1.
Matriz de intervenção
Descrição do padrão: Incremento da gravidez na adolescência no território de abrangência da Equipe de Estratégia de Saúde da Família Jurumenha no Município Santa Maria. |
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Descrição da situação problema para o alcance do padrão: Inadequada estratificação do risco pré-concepcional da população adolescenteassistida na UBS Jurumenha com o conseguinte crescimento da gravidez. |
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Objetivo/meta Diminuir o número total das gestantes adolescentes na população da UBS Jurumenha do município Santa Maria |
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Estratégias para alcançar osobjetivos/metas |
Atividades a serem desenvolvidas (detalhamento da execução) |
Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades |
Resultados esperados |
Responsável |
Prazos |
Mecanismos e indicadores para avaliar o alcance dos resultados |
-Determinação das potencialidades e necessidades educativas para a prevenção da gravidez na adolescência.
– Planificação e organização das ações, com os integrantes que intervierem na estratégia para a prevenção gravidez na adolescência.
– Realização das ações para o desenvolvimento do processo educativo para a prevenção da gravidez na adolescência.
– Comparação do nível de correspondência entre o plano previamente elaborado e os resultados alcançados na prevenção da gravidez na adolescência. |
-Capacitar 100% dos profissionais da UBS para promover comportamentos e práticas saudáveis (entre seis e dez meses). -Realizar o rastreamento dos 100 % das adolescentes compreendidos entre 10 y 19 anos -Implantar três grupos na população do UBS Jurumenha de educação de saúde em seis meses. -Realizar reuniões semanais com os profissionais da UBS para verificar as ações acometidas, as ameaças, as oportunidades e as fortaleças da estratégia educacional para a prevenção da gravidez na adolescência |
1 laptop
-1 impressora
-1 auto para as visitas as comunidades distantes.
-3 pacotes de folias
– 10 canetas
-1 calculadora
-Sala de reunião com mobiliário adequado. |
-Elevar o conhecimento da equipo de UBS e a população sobre a gravidez na adolescência. -Que a população veia esta gravidez na adolescência como um fator de risco do normal desenvolvimento do adolescente e os filhos destes. -Que a família toda e a equipo da UBS trabalhem numa equipo para prevenir gravidez na adolescência. -Identificar as adolescentes vulneráveis de engravidar na adolescência.
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– Medica – Enfermeira da UBS -Técnico de Enfermagem da UBS – ACS – Famílias – Adolescentes |
Fevereiro 2018 até Dezembro 2018 |
Registro da prevalência da gravidez na adolescência na UBS ….. -Adolescentes comprometidos com a investigação a efetivar.
-Famílias comprometidas com a investigação a efetivar. |
Anexo 2.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ATIVIDADES |
Mês 03/ 2018 |
Mês 04/ 2018 |
Mês 05/ 2018 |
Mês 06/ 2018 |
Mês 07/ 2018 |
Mês 08/ 2018 |
Mês 09/ 2018 |
Mês 10/ 2018 |
Mês 11/ 2018 |
Mês 12/ 2018 |
Palestras na UBS sobre prevenção da gravidez na adolescência |
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Palestras na Comunidade sobre prevenção da gravidez na adolescência |
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Palestras na UBS sobre alimentação saudável e prática de atividade física |
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Palestras na comunidade sobre risco para a saúde da gravidez na adolescência |
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Dinâmica de grupo |
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REFERÊNCIAS.
–ASSIS,Simone G. De,PESCE,Renata P,AVANCI Joviana Q.Resiliência
enfatizando a protecão dos adolescentes.Porto Alegre:Armed,2006.
_ BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de
Atenção Básica. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da
Atenção Básica (PMAQ): manual instrutivo / Ministério da Saúde. Secretaria de
Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da
Saúde, 2012. 62 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
Ponto(s)