RELATO DE EXPERIÊNCIA
TÍTULO: ESTIMULANDO A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NO PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE SAÚDE.
ESPECIALIZANDO: WILDER ALVAREZ MACIAS
ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO
No dia de hoje se reúne nossa equipe de saúde para realizar a reunião de auto-avaliaçãopara melhoria do acesso e da qualidade (AMAQ) da atenção de saúde da população de nossa área de saúde. Nesta reunião participaram todos os integrantes de nossa. O AMAQ é um instrumento muito importante para uma auto-avaliação de uma equipe de saúde, porque com ele tem a possibilidade de determinar os principais problemas da área de saúde, e desse jeito a equipe tem um melhor planejamento para resolver esses problemas de saúde, assim como as ações de intervenção que devem ser implementadas. Desta forma, é importante para conquistar nosso objetivo, que é causar um impacto positivo com relação ao atendimento e qualidade da saúde da população.
Foi uma experiência muito proveitosa porque depois de muita análise e de escutar todos os critérios de todos os integrantes, tanto positivos quanto negativos e levados em conta os itens do AMAQ, conseguimos encontrar os principais problemas de nossa área de saúde.Depois de muita avaliação, nossa equipe determinou que o maior problema que esta prejudicando nossa área de saúde e que a equipe de atenção básica não está-se reunindo ou suficiente com as comunidades para desenvolver ações conjuntas e debater problemas locais de saúde .
Já conhecido o principal problema que esta prejudicando nossa área, nossa equipe decidiu realizar uma matriz de intervenção, que é um instrumento que tem como objetivo programar e executar um projeto de intervenção, com base na identificação e diferenciação de um problema. Também que contribui para a melhoria da atenção básica. É um processo contínuo recomendado para ser realizado a cada seis meses. Também a equipe considera que muitos dos problemas da comunidade para assistir a palestras, campanhas de vacinação, atividades de promoção de saúde, entre outros, tem que ver com o problema que a equipe vai analisar na matriz de intervenção. Além disso, a equipe consegue melhorar rápido esse problema que esta prejudicando nossa área.
A outra experiência importante foi a realização de um instrumento para um melhor monitoramento dos indicadores avaliados no AMAQ. Para melhor entendimento resolvi fazer uma tabela para a análise dos indicadores.A construção dessamicrointervencão tem sido muito proveitosa, para mim e para a equipe em geral, alem de dar muito trabalho, principalmente na auto avaliação pelo difícil que e determinar os principais problemas de uma área de saúde , porque em realidade nossa equipe quer resolver todos os problemas, mais também conhecemos da importância de priorizar os problemas para sua resolução.
A realização da microintervençao sempre foi muito importante para nossa equipe de saúde, porque através desta atividadeseria possível identificar, priorizar e tomar açõespara solucionar esses problemas,resultando em uma melhoria na qualidade de vida de nossa população que sempre foi nosso principal objetivo. Sempre levando em conta como ferramenta de trabalho o AMAQ.
Quadro1: Matriz de intervenção, 2018.
MATRIZ DE INTERVENÇÃO |
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Descrição do padrão:A equipe de saúde realiza ações conjuntas com as comunidades para desenvolver e debater problemas locais de saúde. |
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Descrição da situação-problema para o alcance do padrão:Insuficiente participação das comunidades no planejamento de ações de saúde, apenas reuniões esporádicas. |
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Objetivo/meta:Inserir a comunidade no planejamento e execução de ações de saúde. |
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Estratégias para alcançar os objetivos /metas |
Atividades a serem desenvolvidas (detalhamento da execução) |
Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades |
Resultados esperados |
Responsáveis |
Prazos |
Mecanismos e indicadores para avaliar o alcance dos resultados |
Realizar reuniões quinzenais com a comunidade |
Discutir os principais problemas na área de abrangência. |
Sala de reunião, data show, caixa de som. |
Participação da comunidade. |
ESF Lideres comunitários, diretores de escolares e Representantes do conselho de saúde do município |
Mensalmente |
Livro de atas assinados por todos os participantes das reuniões. |
Reuniões com a equipe multiprofissional junto com líderes comunitários para identificar os principais problemas da área |
Realizar debates sobre os problemas de saúde da área com a comunidade e a nossa equipe de saúde. |
Sala de reunião, data show, caixa de som, planilhas com os principais problemas da área de abrangência. |
Participação da comunidade juntamente com a ESF completa |
ESF, comunidade, líderes, NASF, CAPS |
Semestralmente |
Maior captação nas consultas dos pacientes que possuem as doenças e principais problemas mais prevalentes. |
Realizar palestras nas comunidades. Formação de conselho local de saúde Realizar cronograma
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Pactuar datas das palestras nas comunidades. Divulgar na sala de espera as atividades planejadas . |
Local adequado na comunidade, data show, caixa de som, microfone, cadeiras. |
Presença da população adstrita, profissionais palestrantes. |
Profissionais da ESF, NASF, CAPS comunidade, líderes e os pacientes com as doenças abordadas nas palestras. Cronograma com dois turnos do mês reservado para reunião
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Anualmente |
Promover maior qualidade de vida, atrás de orientações pautadas nas patologias da população; Redução de internações por complicações decorrentes de tais patologias; Mudanças de hábitos de vida.
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Fonte: AMAQ, 2017.
A nossa equipe não tinha as suficientes ações destinadas para melhorar essa interação entre a equipe de saúde e comunidade, então os pacientes ficavam sem motivação para comparecer a UBS, não sabiam dos serviços, dos atendimentos que tem no posto de saúde.
Sugerimos um instrumento para melhoria do acompanhamento e monitoramento de alguns indicadores encontrados.
Quadro 2: Instrumento para monitoramento, 2018.
Números de consultas, reuniões e atividades pela equipecom acomunidade |
Presençanaunidade de registro de atividadesfeitas pela equipe |
Avaliação do registro de atividades |
Responsável do monitoramento e avaliação |
Local para realizar as atividades |
Resultados |
Observações |
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Fonte: Elaboração própria, 2018.
Outro problema foi que a unidade de saúde não dispõe de suficientes medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica com suficiente regularidade. Esse o segundo com menor pontuação, nosso posto de saúde têm três equipe de saúde e só tem uma farmácia, pelo que a demanda de medicamentos e muita, então os pacientes tem que comprar os medicamentos. E isso foi uns dos problemas que a equipe achou difícil para resolver, porque não e um problema que tenha muito que ver com o atendimento, mais nossa equipe tomou algumas medidas para melhorar como exemplo: Indicar quantidade correta de medicamento, não mudar sem de tratamento se realmente não fosse necessário, não usar a politerapia (muitos medicamentos ao mesmo tempo) entre outras medidas. E assim nossa equipe foi avaliando cada um dos problemas identificados, sempre tentando encontrar possíveis soluções que e ou mais importante.
Realmente foi uma experiência muito boa, onde muito dos integrantes da equipe aprenderam muito sobre o AMAQ, que eu particularmente não conhecia.Também foi muito bom para o desenvolvimento do trabalho em equipe, para conhecimento sobre os critérios dos demais integrantes da equipe em fins de resolver os problemas da área de saúde. Queremos que a população conheça que a equipe esta trabalhando com o objetivo de melhorar os problemas da área de saúde. Para isso, precisamos da integração de toda a comunidade para um melhor funcionamento da unidade de saúde.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Autoavaliação para melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica – AMAQ. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 180p.
Ponto(s)