29 de julho de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

 

TÍTULO: PLANEJANDO A PUERICULTURA NA UBS NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, EM INDIAROBA (SE)             

 

ESPECIALIZANDO: SONIA EGLIS PINEIRO RODRIGUEZ

 

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

A  Puericultura  e uma disciplina  complementar da pediatria preventiva, compõe uma serie de técnicas, normas e procedimentos empregados   para oferecer as crianças boas condições para  um  desenvolvimento  saudável  em  seus  aspetos  físico,  fisiológico  e  social,  desde  o momento de sua conceição ate a puberdade. Ela sofreu mudanças significativas nos últimos anos, que nem todos os pediatras tem sabido aquilatar  e   incorporar  a  sua pratica de  consultório.  Até   meados  do  século passado, não era mais do que um conjunto de noções e técnicas sobre cuidados de higiene, nutrição e disciplina de crianças pequenas, que  era  passado  de mãe para filha ao longo dos tempos, logo repleto de metas e tabus (BRASIL, 2013).

No Brasil foi estabelecida A Politica Nacional de Atenção Integral a Saúde da Criança (PNAISC). O documento reúne o conjunto  de ações programáticas  e estratégicas para garantir o  pleno desenvolvimento  da criança  em todas  as etapas do ciclo da vida, considerando as diferentes culturas  e  realidades,  com  foco  na  promoção  de  saúde,  prevenção  de doenças e agravos ,assistência e reabilitação a saúde, e defesa dos direitos das crianças desde a gestação ate os 9 anos de idade  (Portaria GM1130, de 5 de Agosto de 2015). A equipe de Atenção Básica realiza, durante  o primeiro ano de vida da criança, no mínimo sete consultas de acompanhamento, sendo três com o medico e quatro de enfermagem. Essas consultas acontecem na 1º,  2º , 3º ,4º , 6º , 9º  e 12º  mês. E, no mínimo, uma consulta odontológica no primeiro ano de vida da criança e outra no segundo ano (BASIL, 2013).

Os profissionais da Atenção Básica possuem um papel relevante para garantir o bom desenvolvimento e estado saudável das crianças. O acompanhamento de qualidade as crianças da nossa área de atenção foi o motivo da micro intervenção realizada pela ESF da UBS Nossa Senhora da Conceição do município Indiaroba, Estado Sergipe. A avaliação de AMAQ foi o ponto de partida e instrumento utilizada para desenvolver a microintervençao. Em reunião da equipe de saúde, a fragilidades foi identificadas para a realização de consultas de puericultura, sendo avaliado este indicador com pontuação de 5. A equipe fez uma matriz de intervenção para melhorar o indicador:

     

Descrição do Padrão: A equipe de Atenção Básica acompanha o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de dois anos da sua área de abrangência.

Descrição da situação problema para o alcance do padrão: A equipe não realiza acompanhamento segundo preconizado ao total das crianças na área de saúde.

Objetivo/meta: Equipe efetue acompanhamento das crianças segundo preconizado e obter máximo de assistência das crianças a consultas de puericultura. 

Estratégias para alcançar os objetivos/metas

Atividades e serem desenvolvidas (detalhamento da execução)

Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades

Resultados esperados

Responsáveis

prazos

Mecanismos indicadores para avaliar o alcance dos resultados

Fixar no cronograma de trabalho um dia cada semana para consulta de Puericultura

Reunião mensal com a equipe de saúde

Recursos humanos (ACS, técnica de enfermagem, enfermagem e medica)

Maior assistência das crianças a consulta de Puericultura

Enfermeira Janette

Abril 2018

Ata da reunião.

Cronograma de trabalho.

Capacitação ao pessoal de saúde sobre ( PNAISC )

Curso de atualização todas 6ta feira com a equipe tudo

Recurso humano, salão de reunião, material educativo, livros, computador.

Melhora preparação do pessoal de saúde para acompanhamento das crianças

Medica Sonia

Abril 2018

Teste pratica para avaliar conhecimentos dos participantes

Informando a população importância do cuido as crianças pela Equipe Básica de Saúde

Palestras, dinâmicas de grupo, distribuição de panfletos com informação do tema

Recursos humanos, material educativo, salão, cadeiras, computador, Datashow

Estreitar e manter vinculo das crianças e família com a UBS

Medica Sonia enfermeira Janette

Maio 2018

Estabelecer registro controle da assistência das crianças as consultas de puericultura e analisar com a ESF

 

 

   O objetivo principal da micro intervenção foi elevar a qualidade do acompanhamento as crianças menores de 2 anos na área de saúde, aprofundar os niveis de conhecimento do pessoal tecnico e agentes comunitários da saúde da equipe sobre o acompanhamento integral as crianças, contribui ao conhecimento das mães e população geral sobre o cuido as crianças e lograr melhora na assistência as consultas de puericultura.

  Existem 185 crianças menores de 2 anos registradas Na UBS, (4.9%) da população total cadastrada. No período avaliado realizaram-se somente 123 consultas de Puericultura o que representa 29.5% do total a efetuar.

 A   abordagem é realizada através de ações assistenciais e educativas que reflitam a importância do atendimento as crianças desde a etapa pré-natal.  As ações foram dirigidas as gravidas, mães, pais e demais familiares das crianças até dois anos.  A intervenção foi realizada em vários momentos e cenários, foram programadas visitas aos domicílios das gravidas e crianças de essa faixa etária tendo abordagem de temas como aleitamento materno, higiene, prevenção de acidentes, triagem neonatal, vacinas, identifica-o de processos de agravos, importância da consulta de puericultura.

Com a realização do micro intervenção aumento o nível de conhecimentos das pessoas da comunidade   sobre a  importância  as consultas de puericultura e os cuidados as crianças, incrementou se a  assistência  as  consultas programadas  e diminui-o  a  morbilidade  das infeções respiratórias e diarreicas nas  crianças nesta faixa etária. Esta experiência permitiu a equipe à organização do processo de trabalho, mês por mês, e o monitoramento do comportamento do indicador por meio da uma planilha física a qual coleta dados das crianças e planejamento das consultas subsequentes, como preconizado pela constituição:

 

Instrumento de avaliação: coordenação do cuidado. Percentual de Recém Nascidos avaliados em consulta na primeira semana de vida.

Nome da criança

Nome da mãe

Data de nascimento

Atenção pré-natal

Não/si

Tipo de parto

Data de avaliação

 

Triagem neonatal

Teste pesinho

Teste orelhinha teste ouvido

Vacina

Programação de consultas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

# de nascimentos por mês

Por cento (%)

Avaliado 1ra semana

Avaliado depois da 1ra semana

Numero

Por cento (%)

Acompanhamento segundo programa

Numero

Por cento (%)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 O pessoal da equipe alcançou melhor preparação para o acompanhamento das crianças e educação da população. Além disso, ainda falta muito por fazer, com o Programa de Saúde Escolar as crianças de mais idade, são avaliadas nas instituições, entretanto a interação no meio familiar e necessário para uma avaliação mais integral. Por fim, deve-se continuar o processo de educação permanente e capacitação do pessoal responsável dos acompanhamentos, principalmente os Agentes Comunitários de Saúde.

 

 

Referencias

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. (Cadernos de Atenção Básica, nº 33).

 

BRASIL. Portaria GM nº 1130, de 5 de agosto de 2015. Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União 2015; 5 ago.

 

 

 

 

 

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