TITULO:OBSERVAÇÃO NA UNIDADE DA SAÚDE
ESPECIALIZANDO:MIRELYS FERNANDEZ SOLER
ORIENTADORA:ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica(PMAQ) foi criado como uma das estratégias de indutor da qualidade, e com este reafirmam seu compromisso com os processos de melhoria continua do acesso e da qualidade dos serviços de atenção básica e inclui a Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica-AMAQ (Brasil 2017).
Realizamos minha primeira micro intervenção utilizando a AMAQ para auto avaliar nossa unidade e discutir os problemas e dificuldades que enfrentamos na mesma com o objetivo de dar solução traçando uma matriz de intervenção.
Na micro intervenção foi discutido cada aspecto do AMAQ, cada dimensão e subdimensao.
Na dimensão da Unidade Básica de Saúde na Subdimensao` `Infraestrutura e Equipamento´ ´foi onde nossa equipe encontrou o principal problema que está afetando nosso atendimento.
A infraestrutura de nossa unidade é muito boa onde os consultórios tão bem equipados e com boa privacidade temos bom cumprimento dos prazos de vacina e os mesmos são garantidos em nossa unidade e bem preservados. Todos os equipamentos funcionam perfeitamente mas há momentos em que devido à falta de manutenção param de funcionar e é o que afeta nosso atendimento e, principalmente, o da odontologia.
Não temos linha telefônica né acesso à internet. Possuímos dois veículos para realizar atividades externas, por exemplo, visitas em casa e também para transportar os pacientes para o hospital.
Na Subdimensao de Insumos uma das coisas que preocupa em nossa equipe, é que muitas vezes há problemas com o equipamento para casos de urgência e emergência já que nossa unidade não está preparada para receber esses casos especialmente de emergência devido à falta de equipamento e que traz consigo desconforto na população já que o paciente se vê forçado a ir pra Hospital.
O outro problema que está afetando na nossa unidade e que está relacionado à Subdimensao Insumo (Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica) é a falta de regularidade no abastecimento dos medicamentos na Farmácia.Esse fato impacta tanto a population como para a equipe, uma vez que a maioria dos pacientes possui doenças agudas e crônicas necessitam dos medicamentos para o controle da doença e seu bem estar.
Nesse sentido a equipe traçou uma matriz de intervenção com o objetivo de articular o abastecimento adequado dos medicamentos na farmácia e assim evitar consequências como o agravamento das doenças.
MATRIZ DE INTERVENÇÃO:
Problemas principais: falta de regularidade no abastecimento dos medicamentos na farmácia
Objetivo/meta: articular o abastecimento adequado dos medicamentos na farmácia.
Estratégia para alcançar os objetivos: realização de reunião com os gestores
Atividades a serem desenvolvidas: reunião com equipe básica de saúde, diretor da unidade básica de saúde e gestor da Secretaria da Saúde.
Recursos necessários para o desenvolvimento de atividades: recursos humanos, ofícios salas
Resultados esperados: 100% dos medicamentos disponíveis na farmácia
Responsáveis: equipe da unidade básica de saúde e gestores municipais
Prazo: 30 dias
A micro intervenção nos possibilitou identificar os problemas e traçarmos metas para dar solução aos mesmos a partir do AMAQ.
Referencia:
Brasil. Ministério da Saúde.PMAQ:manual instrutivo pra os equipes de atenção básica e NASF. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.
Ponto(s)