20 de julho de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

             

PROPOSTA DE INTERVENCÃO COM USUÁRIOS TABAGISTAS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE ENXU QUEIMADO

 

ESPECIALIZANDA: MARIA MILAGROS NUNEZ RUIZ

ORIENTADORA: DANIELE VIEIRA DANTAS

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Enxu Queimado encontra-se localizada no Distrito de Enxu Queimado, município Pedra Grande, estado Rio Grande do Norte (RN). A Equipe Básica de Saúde trabalha em uma zona rural, e considerando a tipificação das unidades em 1, 2, 3 e 4, segundo o dimensionamento, infraestrutura e ambiência, esta se classifica em UBS tipo 1. A UBS está composta por uma equipe de trabalho completa que inclui médica, enfermeiro, técnicas de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e desempenha suas atividades diárias com responsabilidade e compromisso para levar saúde a todas as pessoas que precisem.        

No âmbito da Atenção Básica (AB), o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica de Saúde (PMAQ) tem como propósito a ampliação da oferta qualificada dos serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Situa a avaliação como estratégia permanente para a tomada de decisão e ação central para a melhoria da qualidade das ações de saúde, sendo esta considerada como atributo fundamental a ser alcançado no SUS. Nesse sentido, a Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica (AMAQ) é o ponto de partida para a melhoria do acesso e da qualidade da AB.

Para realizarmos essa microintervenção, a equipe da UBS de Enxu Queimado realizou reunião no dia 26 de abril de 2018, às 16 horas, na sala das ACS, a fim de analisar os indicadores da AMAQ e identificar problemas passíveis de melhoria quanto a organização de processo de trabalho, atenção integral a saúde e programa de saúde na escola. Foram debatidos os problemas que dependessem da intervenção dos profissionais, de forma clara e objetiva, e considerou-se como o problema prioritário e que mais factível de resolução a “ineficiência das ações para os usuários tabagistas no território”.

Com a identificação do problema, decidimos construir uma Matriz de Intervenção para direcionar as ações necessárias e diminuir o número de usuários fumantes, bem como suas complicações.

MATRIZ DE INTERVENÇÃO

Descrição do padrão: Ações eficazes para os usuários tabagistas da UBS de Enxu Queimado.

Descrição da situação problema para o alcance do padrão: Ineficiência das ações para os usuários tabagistas da UBS de Enxu Queimado.

Objetivo\meta: Diminuição do número de usuários fumantes da UBS de Enxu Queimado, bem como suas complicações.

Estratégias para alcançar os objetivos/ metas

Atividades a serem desenvolvidas

(detalhamento das atividades)

Recursos necessários p/ o desenvolvimento das atividades

Resultados esperados

Responsáveis

Prazos

Mecanismos e indicadores para avaliar o alcance dos resultados

Reunião com ACS para identificar os usuários fumantes.

Palestras e reuniões de grupo com a população fumante.

Atividades em grupo.

Orientações individuais.

Sala dos ACS na UBS.

Material e insumos necessários

Diminuir

Quantidade de fumantes.

Diminuir a idade do inicio do fumo.

Redução das complicações decorrentes do fumo.

Equipe de saúde e gestão municipal.

3 meses

Prestação de contas na audiência publica.

Reunião mensal para avaliar os níveis alcançados.

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)