12 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

   

TÍTULO: Auto avaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – AMAQ

ESPECIALIZANDO: MÁRCIA CRISTINA BARBI JI 

ORIENTADOR: ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA  ALMINO 

   Após algumas dificuldades, realizamos uma reunião da nossa equipe para identificar as dificuldades em comum e tentar resolve-las, tendo por base a Auto avaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – AMAQ, expondo suas diretrizes.

   A AMAQ foi construída a partir da revisão e da adaptação do projeto Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família (AMAQ-ESF).

   De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, a atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades (BRASIL, 2017).

   Quanto a nossa avaliação, nos pontos positivos estão inseridos a boa estrutura do prédio, sua localização, serviços disponibilizados, farmácia com variedade de medicações, equipe completa e unida, materiais disponíveis, bom relacionamento com a gestão, dentre outros.

   Identificamos vários pontos deficitários, principalmente, a extinção de alguns programas, como exemplo, o Hiperdia. A quase totalidade dos atendimentos como demanda espontânea, o alto fluxo de pacientes fora da área de cobertura, migração venezuelana, torna dificultosa a implantação das diretrizes propostas pelo programa.

   Um dos pontos em comum foi o de que para conseguir atingir as metas, seria necessário implementar algumas mudanças e definir padrões para atender bem a população.

            Diante disso, elaboramos a matriz de intervenção a seguir.

Matriz de intervenção

 

Descrição do padrão: A equipe de Atenção Básica organiza a atenção às pessoas com hipertensão, diabetes e obesidade com base na estratificação de risco.

Descrição da situação problema: A equipe de Atenção Básica organiza a atenção às pessoas com hipertensão, diabetes e obesidade com base na estratificação de risco.

Objetivo /Meta: disponibilizar o programa para melhor acompanhamento da população alvo e facilidade para as ações.

Estratégia para alcançar a meta: Reintegrar o programa HIPERDIA, diminuir o tempo de validade das receitas e oferecer mais ações.

Atividades a serem desenvolvidas:

-Reunião com a secretaria de saúde de nosso município para levar o problema.

-Reunião com o prefeito do município para levar o problema.

*Promover a prática de exercício físico nas pessoas maiores de 40 anos.

-Consultas médicas e de enfermagem

– Visitas domiciliares dos ACS para orientação sobre a importância da participação no programa.

 

Recursos necessários: – Equipe da AB, impressos, acesso facilitado para controle com exames laboratoriais (dislipidemias, colesterol, HDL, ureia, creatinina entre outros), material para elaboração, tipo folder e distribuição de uma cartilha para hipertensos.

Resultado esperado: – Obter a participação no programa de pelo menos 65% dos pacientes com hipertensão e diabetes cadastrados na UBS.

*Adesão da população adulta uma alimentação saudável para prevenir as dislipidemias *Desenvolver a prática do exercício físico.

 

            A microinterevenção possibilitou conhecer melhor instrumentos para melhor monitoramento das nossas ações. Ao mesmo tempo tivemos dificuldades em realizar atividade devido à grande demanda na Unidade Básica de Saúde.

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº2. 436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

 

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