6 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

.Intervenção a Unidade Básica de Saúde Maria Raimunda Batista de Nova Colina.

 

O Ministério da Saúde vem intensificando fortemente a adesão à Estratégia de Saúde da Família, como uma nova abordagem em Atenção Primária em Saúde. Ao longo de mais de 20 anos de implantação, sua abrangência foi ampliada,  passando a incorporar á normativa da política nacional de atenção básica os atributos de uma APS integral, e assumida como estratégia para a reorientação do modelo assistencial no sistema único de saúde (SUS), esse processo de importante experiencia de APS no pais, ainda que não tenha sido sistemática e uniformemente monitorado ao longo de todo o período, foi acompanhado por diversas iniciativas de avaliação e de processos de indução da institucionalização  da avalição da atenção básica no sus em 2011. O ministério da saúde vem fortalecendo e estimulando a adesão à estratégia de saúde da família, porém como uma nova abordagem da atenção primaria em saúde. Tendo em vista que desde sua implantação a mais de 20 anos há sempre a necessidade de implementar tais ações dentro da política nacional de atenção básica, visando sempre um modelo assistencial de qualidade no SUS.

O Ministério da Saúde propôs mudanças nas diretrizes da política nacional da atenção básica e como estratégia indutora um processo permanente e progressivo de ampliação das práticas de gestação, cuidado e participação da atenção básica implementou o Programa Nacional de Melhoria do Aceso da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) (BRASIL,2017a).

O PMAQ possibilita reconhecer de que forma estão organizadas as ações nesse nível de atenção, através de uma coleta de dados feita em registros que possibilitam a liberação financeira, essa movimentação financeira se dá a partir dos dados produzidos nos inquéritos realizados (BRASIL, 2017a).

A análise aprofundada das informações resultantes do (PMAQ), vem do acúmulo de estudos avaliativos sobre atenção básica para subsidiar a tomada da decisão e dar direcionalidade à política do APS do país para a garantia de atenção integral e universal (BRASIL,2017a). nesse sentido a AMAQ, qualidade em saúde é definida como o grau de atendimento a padrões de qualidade estabelecidas perante as normas, os protocolos, as principais e as diretrizes que organizam as ações e as práticas, assim como aos conhecimentos técnicos e científicos atuais respeitando valores culturalmente aceitos e considerado a competência dos atores. (Brasil,2017).

Neste trabalho avaliou-se a dimensão de sua infraestrutura e equipamento e também sub dimensão, insumos biológicos e medicamentos de uma unidade básica de saúde do estado de Roraima.

Reunimos a equipe da saúde formada pele medico, enfermagem, técnico de enfermagem, odontologista, técnica de odontologista, ademais de 3 agentes comunitários de saúde, técnica em farmácia, o vacinador, e o técnico laboratorial e recepcionista, analisando e abordando o PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica).

Identificando como principal dificuldade a não disponibilidade da telefonia e o acesso à internet. Elaborando assim uma matriz de intervenção com os objetivos e metas elaboração do documento relatando a necessidade encontrada e as demais atividades a serem desenvolvidas, encaminhar oficio para o secretário de saúde, com objetivo de dar resposta em um prazo de 90 dias.

Durante sua execução, observou-se o seguinte:

I).  Dificuldades: 

  1. Sobrecarga assistencial da equipe da unidade básica de saúde.
  2. Insuficiência de recursos materiais.
  3. Insatisfação dos profissionais.

II). Potencialidades:

1. Apoio do secretário de saúde durante o processo do micro intervenção.

2. apoio entre médico e enfermeira, a equipe aumentou o conhecimento e preparação profissional, assim melhorando o atendimento.

Com a repercussão do trabalho a equipe espera uma resposta positiva sobre a implantação da telefonia e do serviço de internet.

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Ministério da Saúde. PMAQ: manual instrutivo para as equipes de atenção básica e NASF. Brasília: Ministério da Saúde, 2017a.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. AMAQ: Autoavaliação para melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica: AMAQ. Brasília: Ministério da Saúde, 2017b.

 

 

 

 

 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)