1 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

 

 

 

 

 

 TÍTULO :IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE TRABALHO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE ATRAVÉS DE MICROINTETERVENÇÃO

ESPECIALIZANDO LEDYS HERRERA BECERRA.

ORIENTADORA: MARIA BETÂNIA MORAIS DE PAIVA.

COLABORADORES: MEIRE SOUSA, AMANDA KALINE, IONE DE ARAUJO, MARIA EDLEUZA SOARES, POLIANA SANTANA.

CAPÍTULO I:

 

  São muitos os esforços empreendidos pela equipe de saúde para implementar as novas iniciativas que promovam o acesso a uma melhor qualidade aos serviços de saúde de nossa UBS Dr: Cid Salem Duarte. O presente instrumento compõe um conjunto de ações e atividade desenvolvidas pela equipe de saúde para aumentar o acesso oportuno e com qualidade das pessoas que precisam atendimento médico urgente.

Essa atividade teve como finalidade melhorar e aprimorar a qualidade e o atendimento para os pacientes com urgências médicas e, consequentemente aperfeiçoar e fortalecer a equipe de trabalho.

O relato apresentado é fruto do processo de autoavaliação dos serviços de saúde prestados pela Equipe de Atenção Básica (EAB) 114 da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Cid Salem Duarte que está localizado em zona urbana, no bairro Abolição IV com base os critérios avaliativos do  manual de Auto-avaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ). Ainda apresentaremos a formulação de uma matriz de intervenção a partir reflexões que ocorreram durante realização do AMAQ que é uma ferramenta, utilizada para monitora os padrões de qualidade do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) (BRASIL 2015)

Essa ferramenta é importante porque a partir dela é possível se levantar questionamentos referentes às responsabilidades dos profissionais e gestores de saúde no que diz respeito a organização da atenção básica, com o objetivo de promover a qualidade dos serviços oferecidos. A auto-avaliações permitem, pois, pensar a realidade da saúde básica e buscar, a partir das reflexões, meios responsáveis para atingirem as metas objetivadas pelo SUS(BRASIL 2015).

 

Com essa finalidade reunimos a equipe para avaliar os indicadores do AMAQ em nossa unidade.

 Segue os critérios abaixo avaliados relativos à “Unidade Básica de Saúde”. As pontuações foram consolidadas por toda equipe.

 O resultado das pontuações e classificação conforme critério do AMAQ foi o disposto na tabela abaixo.(tabela 1)

  Tabela 1 – Resultado das Pontuações e Classificações dos Critérios Avaliados

Subdimensão

Pontuação

Classificação

1 – Infraestrutura e Equipamentos

                     63

Regular

2 – Insumos, Imunobiológicos e Medicamentos

10

Insatisfatório

3 – Educações Permanente e Qualificação das Equipes de Atenção Básica

86

Satisfatório

4 – Organização do Processo de Trabalho

27

Regular

5 – Atenção Integral a Saúde

79

Satisfatório

6– Participação Social e Satisfação do Usuário

23

Regular

7 – Programa Saúde na Escola

89

Satisfatório

 

Após a auto-avaliação, selecionamos um dos problemas já que nos parece bastante importante, embora os outros também o sejam. Para desenvolver a matriz de intervenção resolvemos estudar os dados referentes às Urgências Médicas porque esse é o problema mais imperativo que se faz necessário ser resolvido em curto prazo e ainda porque independe da gestão municipal para ser solucionado.

 A matriz de intervenção que nossa equipe optou por trabalhar foi as  Urgências Médicas por que a nossa área tem adstrita uma população de 3.725 habitantes e ainda há o aumento progressivo da população da área. Diariamente, pelas manhãs e tardes, atendemos 30 pessoas agendadas e ainda 10 urgências por dia. No entanto esse número ainda não é suficiente em virtude da alta demanda, ou seja, nossa equipe é insuficiente para desenvolver o serviço prestado a população.

 

   Quadro 1 – Matriz de  Intervenção   

   Descrição do padrão: Atendimento de Urgência.

:

 Descrição da situação-problema

para o alcance do padrão.

 Estratégias para alcançar os

 Objetivo/ Meta:

Atividades a serem desenvolvidas

Recursos necessários para o

desenvolvimento das atividades

Resultados esperados

Responsáveis

tempo

  Poucas vagas de atendimento para o paciente com urgência médica, porque quase todas as consultas é para pacientes agendados, ficando limitado e lotado o atendimento a pacientes que precisam do atendimento urgente.

Diminuir as fichas diárias   destinadas ao  atendimento agendado de 30 para 25.

 Melhorar e aprimorar a qualidade e o  atendimento para os pacientes com  urgências médica. 

Reunião com a equipe com o  objetivo planejar os atendimentos  bem como, orientá-los no sentido de explicar a comunidade o porque da diminuição dos atendimentos agendados.

 notebook, slides e planilha para monitorar os resultados.

 

Buscar melhorar o atendimento para as pessoas que buscam o atendimento de urgência médica na unidade básica diariamente

Toda Equipe

30dias

           

 

 Em seguida nos reunimos com a finalidade de escolher os critérios para registrar e monitorar os indicadores de qualidade do PMAQ. Estes indicadores são:

Acesso e continuidade do cuidado:

1.1  Média de atendimentos de médicos e enfermeiros por habitante;

1.2  Percentual de atendimentos de consultas por demanda espontânea

1.3  Percentual de atendimentos de consulta agendada;

1.4  Índice de atendimentos por condição de saúde avaliada;

1.5  Razões de coleta de material citopatológico do colo do útero;

1.6  Cobertura de primeira consulta odontológica programática.

Coordenação do cuidado:

2.1  Percentual de recém-nascidos atendidos na primeira semana de vida.

 Resolutividade:

3.1  Percentual de encaminhamentos para serviço especializado.

3.2  Razão entre tratamentos concluídos e primeiras consultas odontológicas

programáticas.

    Abrangência da oferta de serviços:

4.1  Percentual de serviços ofertados pela Equipe de Atenção Básica

4.2  Percentual de serviços ofertados pela Equipe de Saúde Bucal

  A UBS Dr. Cid Salém Duarte não tem ferramenta para registrar os indicadores mencionados anteriormente, e para suprir essa deficiência, a equipe fez uma planilha eletrônica para registrar semanalmente os indicadores do PMAQ, facilitando o trabalho com qualidade de nossa equipe.

Toda mudança vai provocar resistência e para alcançar o objetivo delineado pela equipe de saúde tivemos várias reuniões para chegar a implementar o novo jeito de trabalho, ficando dessa forma, mas acessível a consulta médica de urgência para aquelas pessoas que precisam um atendimento na hora.

           

 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.

 

 BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ): Manual instrutivo 3 ciclo(2015-2016).Brasília: Ministerio da Saúde,2015

 _Ministerio da Saúde. Autoavaliação para Melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica (AMAQ) 3ed.Brasília. Ministério da Saúde,2016.

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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