6 de agosto de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA  TÍTULO: INTERAÇÃO DA EQUIPE DA SAÚDE COM A GESTÃO DA UNIDADE BÁSICA PARA SUPERAR DIFICULDADES PARA O ACESSO A INFORMAÇÃO. ESPECIALIZANDO: JOSUÉ JESUS PANEQUE MATOS ORIENTADOR: ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO

 

            O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) é a principal estratégia indutora de mudanças nas condições e nos modos de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde – UBS e tem como objetivo geral induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica (BRASIL, 2017).

Após a realização da Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica – AMAQ,por parte da nossa equipe, foi observado que a infraestrutura e equipamentos indispensáveis apresenta déficit, porque não há banheiros suficientes, não existe espaço  físico para o acolhimento, não tem sala para curativos, não tem sala para reuniões, só existe um computador com acesso à internet, o qual é compartilhado.

Referente aos insumos, imunobiológicos e medicamentos, a UBS dispõe de insumos em quantidades suficientes para atividades educativas também estão garantidos todos os imunobiológicos para manter o calendário vacinal dos pacientes atualizados. A gestão faz programação adequada para a manutenção dos níveis de estoque necessários ao atendimento da demanda.

Com relação à dimensão da UBS de Santa Tereza, observamos que: nossa equipe tem a maioria de seus membros com vasta experiência em saúde da família com cursos frequentes de atualização e aperfeiçoamentos com temas referente à atenção básica. A equipe trabalha com território definido e mantem vínculo com a população e cumpre carga horária semanal de 40 horas semanais com horários flexíveis para facilitar o acesso aos usuários. Realizamos ainda reuniões, quinzenalmente, onde são expostas as demandas e planejadas as ações.

Ademais, evidenciamos que as consultas de puericultura as crianças menores de 2 anos, as consultas de pré-natal e a atendimento da puérpera e recém-nascido na primeira semana de vida são priorizadas e realizadas sistematicamente

Em relação às doenças crônicas não transmissíveis a equipe identifica e mantem registro atualizado dos pacientes com hipertensão, asma e diabetes.

Nossa equipe atua também identificando os pacientes com tuberculose e hanseníase para tratamento imediato e finalizar a cadeia de transmissão.

Nesse sentido, considerando a necessidade e importância da utilização da internet dentro da unidade ficou decidido fazer uma microintervenção e convidamos a diretora da UBS para participar. Elaboramos um oficio para o secretário de saúde municipal solicitando em caráter de urgência a liberação da senha da internet para outros computadores da unidade, uma vez liberado o acesso à internet, será evidente a melhoria na qualidade do atendimento aos pacientes, pois um dos seus benefícios será o acesso rápido a informações dos sistemas de informação em saúde.

Dentre as dificuldades para a autoavaliação encontra-se a falta de informatização na unidade e a dificuldade para o acesso à internet.

 

 MATRIZ DE INTERVENÇÃO.

Descrição do padrão: A Unidade Básica de Saúde dispõe de linha telefônica e de equipamentos de informática com acesso à internet para os profissionais desempenharem suas atividades.

Descrição da situação problema para o alcance do padrão: A Unidade Básica de Saúde não dispõe de equipamentos de informática com acesso à internet para os profissionais desempenharem suas atividades.

Objetivos e metas: Sensibilizar os gestores sobre a importância do acesso a informação e solicitar a liberação da senha da internet para outros computadores.

Estratégias para alcançar os objetivos e metas: convidar a diretora da unidade para participar de nossa reunião e mostrar a real necessidade e benefícios do uso da internet.

Atividades a serem desenvolvidas: Elaboração de um documento assinado por todos os funcionários da unidade básica e encaminhado ao secretário municipal de saúde.

Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades: Impressora, folha A4, computador.

Resultados esperados: Liberação do acesso à internet.

Responsável: Equipe da UBS

Prazo: Imediato

Mecanismos e indicadores para avaliar o alcance dos resultados: Aumento progressivo da utilização do telessaúde e pesquisa de sites oficias sobre saúde e dos sistemas de informação em saúde.

Referências

 

BRASIL. Ministério da Saúde. PMAQ: manual instrutivo para as equipes de atenção básica e NASF. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

            

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