11 de julho de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

MELHORIA NO ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA CIDADE PRAIA.

ESPECIALIZANDO: João Batista Lima Santos.

ORIENTADOR: Maria Betânia Morais de Paiva.  

COLABORADORES: Eliana Firmino da Silva Bezerra (ACS), Mônica dos Santos Calisto Gomes (ACS), Luciana Corlett (ACS), Rosicleide Freire do Nascimento (ACS), Patrícia Paulino dos Santos (odontologista), Eremita Félix Avelino (Coordenadora), Maria Zeliene Bezerra (Diretora).

 

Neste capítulo será relatado o processo de autoavaliação dos serviços ofertados pela equipe 46 Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Cidade Praia, usando como ferramenta  de autoavaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia da Saúde da Família (AMAQ) e também será formulado uma intervenção de acordo com as dificuldades encontradas seguindo sempre os parâmetros estabelecidos pela ferramenta.

O Sistema Único de Saúde (SUS) usa a avaliação AMAQ com objetivo de melhorar a qualidade do serviço oferecido à população, isso se dar com a autoavaliação e reflexão da equipe no que diz respeito à organização de atendimento, gestão de trabalho, insumos e equipamentos.

Para realização da intervenção tivemos a participação dos Agentes comunitários de saúde (ACS),enfermeira, dentista, coordenadora, diretora e participação da população.

 

Para o momento de auto avaliação foi utilizado os parâmetros da versão online do AMAQ 2017, com base nos resultados do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ). Dentre os critérios da Classificação da dimensão “Unidade Básica de saúde (UBS)” Subdivisões: H- Infraestrutura e Equipamentos, I- Insumos, biológicos e Medicamentos.  Subdimensão: J- Educação Permanente e Qualificação das Equipes de Atenção Básica, K- Organização do Processo de trabalho,  L- Atenção Integral à Saúde, M- Participação Social e Satisfação do usuário, N- Programa Saúde na Escola. Foi decidido a pontuação em discursão e participação de todos da unidade, obtivemos os  resultados apresentados no quadro abaixo. 

Resultado da Avaliação de acordo com os critérios:

Subdimensão

      Pontuação

Classificação

H-Infraestrutura e Equipamentos

           58

        Satisfatório

I- Insumos, Biológicos e medicamentos

           74

        Satisfatório

J- Educação Permanente e Qualificação nas Equipes de Atenção Básica.  

           24

        Satisfatório

K- Organização do Processo de Trabalho.

          119

    Muito Satisfatório

L- Atenção Integral à Saúde

          278

        Satisfatório

M- Participação Social e Satisfação do Usuário.

          36

    Muito Satisfatório

N- Programa Saúde na Escola

          39

        Satisfatório

 

 Fonte: Próprio Autor, Dados ESF Cidade Praia.

Depois de expor toda a problemática e analisar os itens apresentados foi decidido escolher como elemento da matriz de intervenção a subdivisão K- organização de trabalho, padrão 4.13 Acolhimento a Demanda espontânea, foi escolhido essa subdivisão como forma de intervenção depois de discutir e catalogar as problemáticas: A dificuldade que a população tem para acesso ao atendimento de saúde, não existe uma triagem no atendimento e a demanda se dar de forma desordenada sem que exista acolhimento.

 Na elaboração da matriz de intervenção se levou em conta a necessidade de um atendimento de qualidade e humanizado tanto para equipe de saúde como para a população de modo que atenda as necessidades de saúde local.  Nessa direção, foi necessário a capacitação de toda a equipe de  saúde, organização do agendamento por seleção de prioridade, implantação da escuta qualificada, reunião para organização do atendimento e divisão de responsabilidades .

A estrutura utilizada foi as dependências da própria unidade de saúde que contou com a colaboração dos estudantes de medicina UFRN. Nesse sentido, foram realizadas reuniões com toda equipe e em grupos separados, tendo a representatividade de todos os seguimentos da unidade.

A proposta foi posta em prática e está sendo analisada periodicamente a cada  semana ou a cada 15 dias dependendo da necessidade. Foi criada uma equipe de escuta qualificada com a finalidade de filtrar as demandas e priorizar os pacientes com critérios de risco. O objetivo fundamental é oferecer um atendimento humanizado.

Nesse percurso foi também decidido em encontros de observação da problemática no atendimento, usar  a sala de situação como ferramenta  de parâmetro para melhorar os pontos deficientes e monitorar a quantidade e qualidade no atendimento, dentre os pontos propostos estão a capacidade da unidade de saúde em atender a população de forma eficiente, o atendimento da demanda espontânea, escuta qualificada, e o acolhimento avançado.

            Segue abaixo a apresentação de slides fragmentados da sala de situação unidade ESF Cidade Praia, demonstrativo da demanda e problemas de saúde da procura e oferta de serviços. O monitoramento é realizado mensalmente e discutido ações para melhoria no atendimento.

 

 

 

 Slides sala de situação:

 

Sllide 1

Fonte: Estudantes de medicina UFRN, Hugo e Thiago.

 Sllide 2

Fonte: Estudantes de medicina UFRN, Hugo e Thiago.

             Esse processo de problematização da realidade local contou com a participação do médico, enfermeira, agente comunitário de saúde, técnicos, dentistas e a população. Dentro da divisão de trabalho proposta foi criado um grupo para escuta inicial montado basicamente por agentes comunitários de saúde que tem a função de organizar a porta de entrada e realizar triagem das prioridades; enfermeiros e dentistas com o objetivo escutar a demanda e decidir qual a melhor conduta para com esse paciente; estudantes universitários; médicos com atendimento e encaminhamentos. 

             O objetivo proposto foi alcançado mostrando melhoria na possibilidade do acesso a atendimento de saúde, aumento no grau de satisfação do paciente, diminuição da fila da madrugada e melhor fluidez na demanda espontânea.

             O monitoramento continuado da situação em saúde dentro da unidade é de vital importância para melhoria no atendimento, humanização do sistema e melhor qualidade da pratica de saúde comunitária .

 

 

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