30 de julho de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

                                                                  RELATO DE EXPERIENCIA I

 Acompanhamento ao crescimento e desenvolvimento do adolescente e as repercussões em sua saúde

  A atenção à saúde do adolescente tem sido um importante desafio para a organização de serviços de saúde e para a sociedade. Para contribuir na melhoria da qualidade de nosso trabalho, nossa equipe de trabalho (ESF VII), localizado no Distrito Do Baixa do Meio, Município de Guamaré, resolveu se reunir para analisar possibilidades de melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população com base no cumprimento dos objetivos do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso a Qualidade na Atenção Básica) e realizar a Avaliação para a Melhoria do Acesso e Da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ).

Nesta reunião participaram médico, enfermeiros, técnicas de enfermagem, recepcionistas, agentes de saúde, odontólogos, e diretores das unidades, já que nossa equipe está composta por quatro unidades de saúde dos diferentes assentamentos. Durante a reunião foram identificados alguns padrões frágeis na AMAQ, os quais ficaram dentro da escala dos 5 até 8 pontos e que achamos que dificultam a qualidade em geral de nossas unidades. Tais padrões foram:

 

  • Organização de agendas de atendimento individual dos profissionais, de forma que seu processo de trabalho assegure a ampliação do acesso, atenção em tempo oportuno e confortável.
  • Oferecimento da atenção integral de saúde do adolescente a partir da utilização de sua caderneta de saúde.
  • A atenção básica identifica e acompanha os usuários de álcool e outras drogas na perspectiva da redução de danos.
  • A equipe de atenção básica desenvolve ações para identificar casos de violência e promover a cultura de paz.
  • A atenção básica desenvolve ações de vigilância ambiental e sanitária.

  Neste relato de experiência vou falar sobre questões para melhorar a saúde integral do adolescente, que é o padrão que identificamos como muito frágil na nossa unidade e esperamos com isso diminuir a morbidade e mortalidade nesta faixa etária em nossa área de saúde.

 Este tema foi considerado muito importante por nossa equipe porque nossa área de saúde está constituída por um número elevado de adolescentes (aproximadamente 32% da população). Também porque não existe ainda uma boa percepção de risco fundamentalmente em questões de saúde sexual e reprodutiva, uso e abuso se drogas, problemas mais frequentes na população adolescente.

 Nesse sentido, a equipe buscou resgatar o Protocolo de Saúde do Adolescente, pelo que decidiu resgatar o acompanhamento à saúde nestas idades.  

 Achamos que com um acompanhamento adequado como esta padronizado no protocolo podemos diminuir os riscos na adolescência e com eles as consequências que podam trazer tais como: gravidez nestas idades, diminuir o número de atendimentos por morbidade nesta faixa etária, dar a conhecer os câmbios e transformações no corpo, no seu crescimento, na sua vida emocional, social, relações afetivas, assim como implementar o uso da caderneta de saúde do adolescente por todos os professonais da equipe.

 Depois de fazer a análise em conjunto traçamos estratégias para a melhoria de atenção em saúde do adolescente e fizemos a matriz de intervenção. Também elaboramos um instrumento para a medição dos objetivos traçados pela equipe, tal como exposto a seguir:

 

Quadro 1 – Acompanhamento à saúde do adolescente por mês

 

Micro áreas 

Total de adolescentes

Maio

junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Total

02

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

21

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

28

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

29

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

30

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

32

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

38

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Total

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Esse instrumento foi elaborado pela equipe para avaliar o número de atendimentos em consulta de crescimento e desenvolvimento do adolescente. Optamos por realizar esse acompanhamento a partir das microáreas, levando em consideração o número total de adolescentes por cada uma delas em relação ao total de adolescentes avaliados por mês. Dessa forma, poderemos observar a quantidade de consultas realizadas com essa faixa etária por mês.

 Para alcançar nossos objetivos serão realizadas ações para o incremento do acompanhamento à saúde de 100% dos adolescentes da nossa área de saúde.

 

  • Planejamento ou agendamento de consultas.
  • Palestras com adolescentes e seus pães.
  • Acompanhamento sistemático pela equipe de saúde.
  • Criação de grupos de adolescentes nas comunidades.

 Como ferramentas para avaliar o incremento utilizamos os prontuários, fichas de Coleta de Dados Simplificada (CDS), Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (E-SUS), livros de atendimentos, fichas de cadastro, registros dos agentes de saúde, cadernetas de saúde do adolescente.

 Para realizarmos tais ações contamos com potencialidades na unidade como: equipe completa, bom acolhimento aos pacientes, boa disponibilidade de medicamentos, boa coordenação com a direção das unidades, bom planejamento das atividades.

 A equipe identificou como dificuldade para o cumprimento de nossos objetivos o fato dos pais e demais familiares não compreenderem a importância da continuidade nas consultas de saúde e a falta de Cadernetas De Saúde Do Adolescente na unidade para distribuição à população.        

 Com nosso trabalho esperamos aumentar o número de atendimento dos adolescentes em consulta de acompanhamento. Assim como diminuir a morbidade e mortalidade nesta faixa etária em nossa área de saúde.   

 

       Quadro 2 – Matriz de intervenção

 Descrição do padrão: Perfil, processo de trabalho e atenção integral à saúde.

 Descrição da situação problema para o alcance do padrão: Baixa incidência do acompanhamento ao crescimento e desenvolvimento do adolescente.

 Objetivo: Acrescentar o acompanhamento integral à saúde do adolescente por todos os professonais. Melhorar à assistência integral à saúde nesta faixa etária.

 

Estratégia para alcançar os objetivos

Atividades a serem desenvolvidas

Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades  .

Resultados esperados

Responsáveis

Prazo

 

 

 

 

Mecanismos

Para avaliar

o alcance dos resultados 

Seguir os protocolos de saúde do adolescente

 

Palestras

Criação de grupos de adolescentes

Acompanhamento com os professionais 

Estetoscópio

Esfigmômetro

Panfletos

Caderneta

Camisinhas 

Folhetos

e-SUS, fichas CDS,

prontuários, registros dos agentes de saúde, livros de atendimento

 Incremento do número de consultas aos adolescentes

Medico

Enfermeiro

ACS 

30 dias

Incremento do número

Atendimentos

 

 

 

 

 

 

                                                

 

                     

 

       

    

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)