16 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

DIABETES E HIPERTENSÃO NO BAIRRO VERTENTES I E II DO MUNICÍPIO DE ASSÚ-RN

 

ESPECIALIZANDO: FÉLIX MIGUEL CEDENO MORALES

ORIENTADOR: ISAAC ALENCAR PINTO

 

A microintervenção foi realizada na Unidade Básica de Saúde, responsável pelos Bairros Vertentes I e II do Município de Assú/RN. No mês de Março foi realizada uma reunião com a equipe de saúde dessa unidade: Médico, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Recepcionista e Agente de Serviço Geral.

Os fatores apontados e avaliados para discussões foram sobre o preenchimento da Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica (AMAQ), a mesma é uma ferramenta que serve como ponto de partida utilizado no Programa Nacional de Melhoria do Acesso de Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

Esse sistema reconhece e identifica as melhorias e também problemáticas da gestão, da equipe de atenção básica, incluindo a infraestrutura, organização, medicamentos, atendimento ao paciente, entre outros. Essa autoavaliação serve para gerar mudanças, mobilizações e melhorias nos serviços à saúde, a cada item discutido foi atribuídas notas de 0 a 10, levando em consideração a qualidade na unidade estudada.

            Com essa autoavaliação foi possível registrar os pontos negativos, como infraestrutura péssima e falta de alguns medicamentos, porém a resolução dessa questão não é de governabilidade da equipe de profissionais dessa unidade. A equipe apenas relata para a Secretária de Saúde do Município, apontando os problemas, as necessidades de melhoria física e a demanda de medicamentos

No entanto para elaborar a matriz de intervenção, foi escolhido outro ponto negativo que a própria equipe pode contribuir para ajudar aos pacientes e a própria UBS: a importância de palestras sobre doenças como diabetes e hipertensão, informar a comunidade seus riscos, controle, tratamento etc. Nessa matriz será apresentado as metas, os problemas, os responsáveis em propor melhorias e as soluções para minimizar o índice de mortalidade dos pacientes diabéticos e hipertensos.

MATRIZ DE INTERVENÇÃO

Palestras Informativas sobre as doenças Diabetes e Hipertensão

Problema: Não há conhecimentos e informações intensivas sobre diabetes e hipertensão.

Solução: Promover palestras educativas para a população sobre os riscos, tratamentos, controle e prevenção dessas doenças.

Metas/Objetivos

Estratégias

Melhorias esperadas com continuidade

– Informar aos pacientes sobre a doença, origem, controle, tratamento e prevenção.

– Informar a população sobre os riscos da doença à saúde.

– Orientar os familiares para os cuidados diários para diminuir e/ou eliminar a doença.

– Diminuir o sedentarismo dos pacientes.

– Ministrar palestras sobre diabetes e hipertensão.

– Ilustrar com banner as informações sobre a doença na Unidade.

– Registrar a evolução de cada paciente em um livro.

– Incentivar a comunidade a cuidar mais da saúde.

 

– Diminuir o índice de Mortalidade.

– Diminuir o número de pacientes que tomam medicação controlada para o tratamento da doença.

– Quantidade de usuário realizando atividades físicas e com alimentação equilibrada e saudável.

 

 

Na UBS estudada há outros problemas a serem apontados, porém o cuidado com pacientes é uma meta de toda a equipe e diminuir de alguma forma o índice de pacientes dependentes de medicamentos é um objetivo que precisa-se ser alcançado para uma qualidade de vida melhor.

O número de Hipertensos são 113 e Diabéticos são 68 na UBS do Vertentes I e II, esse número vai variando porque no livro de registro tem apenas os que são agendados, nem todos fazem o acompanhamento correto. A falta de medicação causa um descontrole no tratamento da doença, pois os pacientes não compram a medicação quando na unidade não tem. Há medicações que demoram até nove meses para chegar, isso agrava o estado de saúde dos que precisam desse controle, sabe-se que essas duas doenças trazem diversos problemas que contribuem para o aumento de riscos de morte, então é necessário fazer melhorias na unidade.

A prevenção dessa doença deve-se começar com a alimentação saudável e atividades físicas ativas. Muitas pessoas desconhecem os riscos que a diabetes e a hipertensão causam e quais suas causas, além de não saberem também do tratamento e controle. Assim, que essa doença é identificada é necessário fazer o tratamento, porém é um alerta para os demais componentes da família. Conhecer a doença é de suma importância para diminuir e/ou até eliminar seus riscos de morte para o pacientes e prevenção para outras pessoas.

Na reunião com a equipe de profissionais da unidade foi relatado essa necessidade de informar a comunidade sobre essas doenças como outras que são importantes para prevenção, controle e tratamento, a proposta é informar não só os pacientes, mas os familiares dos mesmos e a própria comunidade. Incentivar equipes, convidar profissionais para ajudarem nessa divulgação e ação de intervenção.

Sendo assim, além de pôr em prática uma atividade que trará benefícios a todos, a capacitação da equipe da unidade é fundamental, além disso, a continuidade dessa ação incentivará outras unidades e a própria população do Município de Assú.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)