10 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

O aumento de casos da varicela e seus cuidados

 

ALUNO: DELBTON FERNANDES DE ARAÚJO

ORIENTADOR: ISAAC ALENCAR PINTO

 

            Devido ao aumento no número de casos da varicela em um curto período de tempo, preocupou, não somente a população, mas, principalmente todos os profissionais da área da saúde. Ainda assim, não há nenhum trabalho de promoção e prevenção em saúde direcionada a essa demanda especifica realizado na UBSem que atuo. Também não existe um controle de critérios e cuidados característicos para a mesma.  Em muitos casos, há ainda a falta de conscientização da família sobre a gravidade que a doença acomete, sendo ainda mais importante a busca precoce e apoio dos serviços de saúde. Até então, cada membro da equipe realizava suas atividades isoladamente dentro da Unidade, mas com a organização de reuniões de equipe semanalmente e consultas de enfermagem mais criteriosa, conseguiremos um resultado mais positivo e significativo. No entanto, mudanças de atitude como a retomada dessas reuniões de equipe e de consultas de enfermagem aumentam a viabilidade de implantar mudanças na qualidade do atendimento prestado à população. Além disso, a intervenção prevê a necessidade de pouca tecnologia e custos, sendo quase totalmente dependente dos profissionais da rede de atenção a saúde, bem como abranger aos demais profissionais de outras áreas.  O presente trabalho de intervenção teve como finalidade diminuir os riscos de agravos de pacientes que apresente este quadro e conscientizar a população sobre os riscos da doença, reduzindo a alta demanda na área da unidade local, na qual atualmente, existe apenas uma UBS em funcionamento, que é a da zona urbana, sobrecarregando os atendimentos médico.

           Inicialmente foi realizada reunião com a coordenação da UBS, para discutir sobre a importância das ações a serem desempenhadas. Logo foi realizada reunião com equipe de saúde (enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde) para relatar sobre o aumento no número de casos de varicela acometidos dentro do município e mostrar a importância do mapeando das áreas com maior foco. Também foram enviados encaminhamentos de ofícios às escolas a fim de salientar sobre os números de casos oriundos de cada instituição, bem como informando sobre a sintomatologia. Foi exigida a carteira de vacinação nas consulta médica de todos os pacientes, para um maior controle de monitoramento das mesmas. Foi realizado palestra na comunidade em conjunto com a equipe de profissionais da saúde, a fim de conscientizar a população, sobre a gravidade da doença e a importância da vacinação. Sendo assim, todos que participaram da intervenção foram beneficiados através dessas ações, bem como os profissionais da saúde puderam obter um maior conhecimento sobre o tema em questão. As consultas da enfermagem obtiveram uma atenção e cuidado maior na realização dos acolhimentos, ajudando a melhorar os critérios dos atendimentos.

           Devido a alta demanda de consultas diárias e visitas domiciliares, tive dificuldade em revisar o planejamento da intervenção, juntamente com a equipe, assim revisando sozinho. As maiores dificuldades se deram na falta de apoio da equipe para esta tarefa e na falta de tempo em ambiente de trabalho. Portanto, o trabalho em equipe foi pouco articulado neste sentido. A meta de mudança da forma de trabalhar em equipe foi realizada de maneira parcial, em nível bem aquém do planejado, entretanto, houve algum interesse. Este se deu principalmente em alguns membros da equipe que estiveram mais à vontade para esclarecer dúvidas e pedir opinião em situações específicas, levando até alguns relatos de casos vivenciados por eles. Acredito, após o exposto, que as incorporações destas ações, além de outras, como algumas planilhas especificas, previstas à rotina do atendimento na UBS só será viável no momento em que seu funcionamento for semelhante aos moldes de uma ESF, com consultas programadas, tempo de consulta viável, previsão de tempo para reunião de equipe e visita domiciliar, trabalho em equipe, participação mais ativa dos ACS e territorialização dos usuários. Por fim, é necessário, que seja realizada a divisão das áreas Urbana e Rural, para viabilizar a qualidade do serviço prestado e diminuir a demanda da Zona Urbana. 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)