12 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TITULO: RELATORIO DA EXPERIENCIA I

ESPECIALIZANDA: DAYANI CAMPOS REYES

ORIENTADORA: ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO 

CAPÍTULO I: Observação na Unidade de Saúde

 

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Ùnico de Saúde (SUS).

Realizamos uma reunião para discutir a  Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica –  AMAQ e identificar os principais problemas em nossa UBS.

Foram avaliadas as seguintes dimensões e as subdimensões da AMAQ:

1-Gestão municipal

2-Gestão de atenção básica (Subdimensões: Apoio à organização do trabalho; Educação permanente; Monitoramento e avaliação)

3-Organização do processo de trabalho e atenção integral à saúde (Subdimensões: Organização do processo de trabalho; Atenção integral á saúde)

Os principais problemas foram encontrados na dimensão: gestão municipal e na atenção integral à saúde.

No que se refere à subdimensão Atenção Integral à Saúde observamos que há necessidade de realizarmos  grupos para dar palestras educativas sobre estilos de vida saudáveis e atividades de educação em saúde sobre sexualidade para adolescentes.

          Além disso, observamos na dimensão da gestão municipal, porque não contamos com um veículo à disposição da UBS para a realização de atendimentos domiciliares, o que acarreta, muitas vezes, na insatisfação dos usuários. A seguir, segue a matriz de intervenção relacionada a esse problema identificado.

  

Matriz de intervenção

Problema: Não temos um veículo na UBS para fazer os atendimentos domiciliares.

Objetivo / Meta:  Articular para a obtenção de um veículo a ser disponibilizado na UBS para o desenvolvimento das atividades programadas pela equipe.

Estratégia para alcançar á meta: informar essa situação na secretaria de saúde e prefeitura do município.

Ação desenvolvida: atividades a serem desenvolvidas: Reunião com o prefeito e secretario de saúde do município.

Resultados esperados: A curto prazo: realização de reunião com gestores e equipe da UBS para apresentação do problema. A longo prazo: Conseguir um veículo para poder  desenvolver nossas atividades externas.

Pessoas responsáveis: Equipe da UBS, gerente do posto de saúde e secretaria de saúde.

Prazo: 6  meses

 

Ficamos  muito motivados com nossa intervenção já que foi um trabalho em união e conseguimos identificar os principais problemas que temos em nossa UBS e que afetam, principalmente, o atendimento aos nossos pacientes.

  

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)