Acolhimento à Demanda Espontânea e Programada
Descrição do Padrão 4.6 A equipe organiza as agendas de atendimento individual dos diversos profissionais de forma compartilhada buscando assegurar a ampliação do acesso e da atenção à saúde em tempo oportuno aos usuários. | |||||||
Descrição da situação problema:A Equipe não realiza uma boa organização das agendas de atendimento individual dos diversos profissionais. | |||||||
Objetivo/metas: Melhorar a organização das agendas de atendimento dos profissionais de forma compartilhada buscando assegurar à ampliação a saúde em tempo oportuno aos usuários.
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Estratégia para alcançar os objetivos/metas | Atividades a serem desenvolvidas (Detalhamento da execução) | Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades | Resultados esperados | Responsável | Prazos | Mecanismo e indicadores para avaliar os resultados. | |
Organizar as agendas dos profissionais.
Planejar, monitorar e avaliar, |
Manter os livros de agendamento dos profissionais.
Fazer reunião da equipe para debater Os problemas do acolhimento |
Diretora da UBS,
Médico, enfermeira, técnico de enfermagem,cirurgião dentista e agentes de saúde, Protocolos para Agendamento de consulta. Livros de registros e fichas de atendimento. |
Oferecer um serviço de acolhimento integrado.
Melhorar o acolhimento e a satisfação dos usuários. |
Diretora: Josélia Oliveira Santos
Doutora: Ana Lucia Pena Enfermeira: Maria José de Araújo Técnica de enfermagem: Fabiola Paiva Odontóloga: Magna Queiroz Agentes de Saúde: Andreza Carla Maria de Fatima Fernanda Regis Edileusa Bezerra
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30 dias | Nível de satisfação dos usuários.
Melhorar os indicadores de saúde. |
INTRUMENTO DE MEDIÇÃO
Numero de cartão de SUS | Idade | Sexo | Agendamento programado | Atendimento no dia | Atendimento de urgência | Visita domiciliar | Nível de satisfação dos usuários |
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A organização das agendas de atendimento individual dos diversos profissionais de forma compartilhada, buscando assegurar a ampliação do acesso e da atenção à saúde em tempo oportuno aos usuários é um dos pontos abordados na ferramenta AMAQ. Sendo assim, organizar as agendas de atendimento, conforme com o que é preconizado pelo padrão 4.6 da AMAQ, é importante para oferecer acolhimento humanizado a todos os usuários do território. Considerando que este é um problema na nossa unidade, optamos por realizar a microintervenção pautada neste ponto. O objetivo é melhorar a organização das agendas dos profissionais a partir da necessidade de saúde da população.
Na construção da microintervenção (quadro 2) o primeiro passo foi uma reunião da equipe de saúde. As estratégias foram organizar as agendas dos profissionais; Planejar, monitorar e avaliar os atendimentos da UBS. Para isso foram desenvolvidas atividades como: manter os livros de agendamento dos profissionais e reunião da equipe para debater os problemas do acolhimento. Osrecursos humanos necessários para o desenvolvimento das atividades foram: diretora da UBS, médico, enfermeira, técnico de enfermagem,cirurgião dentista, ACS. Já os recursos matérias utilizados foram os protocolos para agendamento de consulta, os livros de registros e as fichas de atendimento.
O prazo da microintervenção foi de 30 dias no mês de maio e os mecanismos de avaliação consideraram o nível de satisfação dos usuários e a melhoria dos indicadores de saúde. Para isso, utilizamos um instrumento de medição para monitorar e avaliar o comportamento do padrão avaliado como insatisfatório.
Foram identificadas como fragilidades acolhimento da demanda espontânea e programada, uma vez que não existia planejamento das agendas de atendimento individual para os diversos profissionais, e a maioria dos usuários era encaminhada ao médico. Como potencialidades foram identificadas a existência do fluxograma a partir de avaliação de risco e vulnerabilidade; As relações interpessoais estabelecidas a partir da empatia; A equipe motivada a trabalhar e compartilhar o trabalho; Possibilidade de dialogar na comunidade sobre as estratégias para melhorar o acolhimento.
Na execução da microintervenção foi realizada a capacitação dos membros da equipe em relação à importância da escuta qualificada e a organização das agendadas de atendimento individual dos profissionais. Nas reuniões da equipe debatemos a utilização adequada do fluxograma a partir da avaliação de risco e vulnerabilidades e as frequências dos retornos das consultas. Além disso, foi realizado o planejamento de atividades para grupos específicos como hipertensos e diabéticos, gestantes, idosos, e adolescente. Isso permitiu oferecer ações educativas e aumentou os conhecimentos dos grupos, evitando agendamento de consultas de forma desnecessária; Sistematizamos o monitoramento e a avaliação semanal das agendas individuais dos profissionais; Realizamos enquetes com os usuários, a cada quinze dias, para conhecer o grau de satisfação com os serviços ofertados pela UBS.
Com a microintervenção aprendemos que uma boa organização das agendadas é um elemento indispensável para a otimização da jornada de trabalho e, portanto um melhor acolhimento dos usuários. Durante a microintervenção as principais dificuldades encontradas estiverem relacionadas com a falta de organização das agendas de atendimentos individuais dos profissionais que não asseguravam o acesso e atenção à saúde em tempo oportuno aos usuários.
Os impactos alcançados ao longo do período foram: organização das agendas dos profissionais garantindo um atendimento integral adequado às necessidades dos usuários; Acolhimento humanizado com maior satisfação dos usuários e melhor utilização dos serviços ofertados pela unidade básica. Entretanto, o agendamento para o médico segue sobrecarregado. Esse fato que indica que teremos que prosseguir aprimorando os conhecimentos sobre na utilização adequada do fluxograma de avaliação de riscos e vulnerabilidades, na escuta qualificada, no reforço do papel da enfermeira e nos diálogos com os usuários.
Com a continuidade da microintervenção esperamos que as ações que estão sendo consideradas positivas sejam incorporadas à rotina diária dos serviços ofertados pela UBS. Além disso, aquelas que ainda temos dificuldades que tenham resolução com as ações propostas. Afinal, elas poderão contribuir para melhorar a organização do processo de trabalho e para um acolhimento de qualidade que esteja de acordo com o que é preconizado pelo Programa Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica
Ponto(s)