22 de junho de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

CAPÍTULO I: Construção de indicadores do PMAQ na UBS de Miranda

ESPECIALIZANDO: ABIAN ELIEL ROSAS MAQUERA 

ORIENTADOR: JULIANA FERREIRA LEMOS

O primeiro relato de experiência da microintervenção inclui as análises do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Miranda e a construção de um instrumento que permita monitorar os indicadores do PMAQ. Estes dois itens permitirão saber como está a UBS atualmente e permitirá monitorar o desempenho das atividades da UBS de Miranda.

Na UBS de Miranda a avaliação do PMAQ já tinha sido feita anteriormente a minha chegada à equipe pela enfermeira, o que permitiu utilizar esse documento e atualizar em algumas partes. Conseguir reunir e conversar com toda a equipe não foi fácil, dado que por ser UBS rural e população disseminada, precisamos dividir o trabalho em três postos de saúde, para dar atendimento a toda a população. Isso deixa pouca margem para realizar reuniões de coordenação, dado que o atendimento populacional é prioritário e nos tira a maior parte do tempo em desenvolvimento das atividades pertinentes a cada um de seus integrantes.

Num primeiro instante foi relatado pelos integrantes da equipe que eles queriam levar adiante todas as atividades do PMAQ, porém que a maioria das atividades dependia de fornecimentos de recursos seja do governo municipal, estadual ou ainda federal. Falei que eles estão certos, no entanto, tem algumas atividades do PMAQ que poderíamos desenvolver sem precisar do apoio ou decisão das demais instancias seja municipal, estadual ou federal.

Uma destas atividades seria a visita as puérperas e neonatos na primeira semana de vida, seja dito que as visitas as puérperas estavam sendo feitas, mas nem sempre na primeira semana por diversas circunstâncias. Uma outra atividade importante que também poderíamos levar adiante, sem precisar das demais instâncias, seria a de realizar reuniões da equipe quinzenalmente para monitoramento e análise dos indicadores e as informações de saúde, entre outros. Da mesma forma, poderíamos fazer o registro e monitoramento das solicitações de exames, encaminhamentos às especialidades, bem como os retornos. Essas eram algumas atividades que poderíamos levar adiante para benefício da população atendida pela UBS de Miranda e claro, a melhora dos indicadores do PMAQ levaria a uma melhor premiação por parte do PMAQ.

Embora seja preciso registrar todas atividades desenvolvidas para uma posterior avaliação dos indicadores do PMAQ, isto induz à perda de tempo em atividades burocráticas que poderia estar sendo melhor utilizado no atendimento da população alvo, é muito tempo perdido no registro do e-SUS e demais tramites, tal é assim que as vezes penso que estou usando mais tempo no preenchimento da papelada que no atendimento do paciente, contudo é indubitável o benefício do desenvolvimento das atividades avaliadas pelo PMAQ.

De início achamos importante iniciar com poucas novas atividades até toda a equipe conseguir adequar-se as novas atividades e a partir daí, uma vez alcançado os objetivos, poderemos partir para almejar novos objetivos já com a experiência adquirida na implementação destes primeiros.

Estou consciente dos desafios e problemas que enfrentaremos para levar adiante apenas os seguintes três:

1-    A equipe realiza reuniões periódicas (semanais ou quinzenais) para monitoramento e análise dos indicadores e a informações de saúde, entre outros.

2-    A equipe realiza atendimento para a puérpera e o recém-nascido na primeira semana de vida.

3-    A equipe faz registro e monitoramento das solicitações de exames, encaminhamentos às especialidades, bem como os retornos.

Entretanto, vejo que a equipe está disposta a levar adiante o desenvolvimento dessas três novas atividades na UBS de Miranda.

No terceiro item, o registro e monitoramento das solicitações de exames, encaminhamentos às especialidades, bem como os retornos, é aonde os maiores problemas teremos para a implementação completa dele, dado que na maioria das vezes os especialistas não fazem a contra referência do paciente para a unidade de origem, o que não permite um adequado acompanhamento do paciente e seus problemas de saúde. Talvez quando futuramente a UBS de Miranda seja informatizada e as fichas sejam digitalizadas, tanto nas UBS como nos centros de referência, aí tenhamos uma melhora completa neste item, no caso de a equipe realizar atendimento para a puérpera e o recém-nascido na primeira semana de vida é aonde esperamos almejar um 100% de atendimentos das puérperas e dos neonatos na primeira semana de vida.

Como pode-se observar a microintervenção levou a uma melhoria e ampliação das atividades da UBS de Miranda, mas isto é apenas o início de um ciclo de implementação de novos objetivos, apoiados pelo PMAQ e a reavaliação que levará a um melhor atendimento da população alvo de nossa UBS.

REFERENCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Autoavaliação para melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica – AMAQ. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/AMAQ_AB_SB_3ciclo.pdf>. Acesso em: 15 maio 2018.

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