5 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

TÍTULO: ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

ESPECIALIZANDO: RAUL ENRIQUE GARCIA BAUZA

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

Crescer e desenvolver-se são as marcas da infância. Significam o atendimento oportuno das necessidades de nutrientes biológicos, afetivos e socioculturais que cada criança tem em determinada fase da vida. Sendo assim, o crescimento e o desenvolvimento são indicadores muito sensíveis da qualidade de vida de uma população e da organização dos serviços de saúde.

A nossa equipe procura compreender as situações de saúde da família e orientar os pais sobre a formação de vínculos e o fortalecimento da parentalidade. Estamos atentos às possíveis e frequentes dificuldades que se apresentam e criamos uma rede que sirva de apoio à família

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento). Medir, registrar e analisar adequadamente o crescimento e o desenvolvimento fazem parte da rotina de cada consulta de puericultura para intervir de forma oportuna e adequadamente nos casos com crescimento e desenvolvimento satisfatórios e insatisfatórios. A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses. De igual maneira a equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança.

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos de idade. Crianças com menos de 5 anos de idade são registrados um-total de 130, sendo deles 57 menores de dois anos. Todas as crianças encontram-se vacinadas. O teste do pezinho é realizado a todos os recém-nascidos que chegam a nossa área. Temos duas crianças com baixo peso, que já foram encaminhadas para atendimento com o nutricionista da nossa área e encontram-se sendo acompanhadas. Não temos nenhuma criança de 0 ano e ate 02 anos de idade com consulta atrasadas nem com o calendário vacinal atrasado. Mas o grande problema ainda continua sendo as consultas de puericultura e o acompanhamento de crianças maiores do que dois anos de idade, os pais só trazem seus filhos quando ficam doentes, o que torna ainda mais difícil o acompanhamento e o prenchimento das cadernetas de crescimento e desenvolvimento.

Temos registro de acidentes, sendo acidentes domésticos dadas por queimaduras com água quente, ou pela queda de motocicletas enquanto andar com seus pais o mais freqüente.

Em nossa área temos serviço CRAS e Conselho Tutelar, onde são direcionados os casos de violência doméstica, seja por abuso físico ou psíquico.

As palestras educacionais estão constantemente sendo transmitidas à população objetiva, pais, mães e familiares em geral para transmitir conhecimento sobre a importância de cada uma das consultas de puericultura, principalmente na idade entre 0 e 2 anos. Também entre o médico e a enfermeira fornecemos treinamento aos ACS sobre os diferentes sinais clínicos que caracterizam uma criança sofrendo de desnutrição, ou violência familiar a ser detectada em suas visitas regulares ao domicílio. Além de realizar pesquisas ativas desses fatores na comunidade, foi visitado e foi realizada a pesagem e medida de altura para todas as 130 crianças com menos de 5 anos, o que permitiu conhecer o estado nutricional de todos eles e foram detectados as duas crianças com percentil para baixo 3 e tomou-se as medidas pertinentes e, posteriormente, ecamihando-as para consulta com o nutricionista.

Sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer em termos de prestação de cuidados de saúde adequados, mas estamos conscientes e dispostos a fazê-lo.

 

Quadro 1: Questionário da Microintervenção, 2018.

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

X

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

X

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

X

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

X

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

X

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

X

 

Crescimento e desenvolvimento

X

 

Estado nutricional

X

 

Teste do pezinho

X

 

Violência familiar

X

 

Acidentes

X

 

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?

X

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

X

 

Com baixo peso

X

 

Com consulta de puericultura atrasada

 

X

Com calendário vacinal atrasado

 

X

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

X

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

X

 

Fonte: elaboração própria, 2018.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)