5 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

  

     
 

 

 

CAPÍTULO I: Observação na Unidade de Saúde

 

 

TÍTULO: Insumos e medicamentos em quantidades suficientes para a atenção aos usuários e para as atividades educativas destinadas à população.

 ESPECIALIZANDO: Micilene Gale

ORIENTADOR: ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTSA

 

A equipe de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Muçajai se reuniu para a Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica-AMAQ.

A AMAQ possui um instrumento de autoavaliação que auxilia no planejamento de ações da equipe com ele são identificados os nós críticos que devem ser trabalhados, assim como, as ações de intervenção que devem ser implementadas. A autoavaliação é o ponto de partida para as ações de melhoria e qualidade dos serviços, devendo ser entendido como um processo necessário e contínuo nas ações de monitoramento e acompanhamento pelos gestores, profissionais e equipes (BRASIL, 2017).

Na reunião, esclarecemos todos os objetivos da AMAQ e avaliamos cada item.

Respondemos todas as perguntas da subdimensões: Infraestrutura e Equipamentos, Insumos, Imunobiológicos, e Medicamentos; Educação Permanente e Qualificação das Equipes de Atenção Básica; Organização do Processo de Trabalho; Atenção Integral à Saúde; Participação, Controle Social e Satisfação do Usuário; e Programa Saúde na Escola – PSE.

           Após realização da autoavaliação foi selecionado um dos problemas levantados  para construir  uma matriz de intervenção. Foi escolhido o problema, considerando os seguintes critérios: nota ≤ 5, factibilidade de resolução e independência da gestão municipal para realização.

Segue abaixo resultado das pontuações e classificação das subdimensões, conforme critério da AMAQ, tabela 01.

Tabela 01 – Resultado das Pontuações e Classificações dos Critérios Avaliados

SUBDMENSAO

PONTUAÇAO

CLASSIFICAÇAO

H – Infraestrutura e Equipamentos

48

REGULAR

I – Insumos, Imunobiológicos e Medicamentos

24

RUIM

J – Educação Permanente e Qualificação das Equipes de Atenção Básica

27

REGULAR

J – Educação Permanente e Qualificação das Equipes de Atenção Básica

27

REGULAR

K – Organização do Processo de Trabalho

128

SATISFATORIO

L – Atenção Integral a Saúde

194

SATISFARIO

M – Participação Social e Satisfação do Usuário

36

REGULAR

N – Programa Saúde na Escola

44

REGULAR

 

            Diante desse elaboramos a seguinte intervenção relacionada à subdimensão Insumos, Imunobiológicos e Medicamentos.

Quadro 1 – Matriz de Intervenção

Descrição do padrão: A Unidade Básica de Saúde dispõe de materiais e insumos necessários para o trabalho dos agentes comunitários de saúde e pra toda equipe.

Descrição da situação-problema para o alcance do padrão:  A equipe não tem materiais e insumos básicos e nem materiais garantido para realizar seus trabalhos. A UBS  não possui materiais impressos em quantidade suficiente, causando assim  eventuais interrupções no fornecimento e  prejuízos da continuidade e qualidade do atendimento prestado.

Objetivo/meta: articular com a gestão sobre a necessidade de insumos e medicamentos.

Estratégias para alcançar os objetivos/metas:

1.         Programações junto com a gestão de insumos e materiais

2.         Manutenção dos níveis de estoque necessários ao atendimento da demanda.

3.         Controle do estoque, distribuição e dispensação de insumos, materiais, medicamentos e imunobiológicos na UBS.

Atividades a serem desenvolvidas:

A curto prazo: realização de reunião com gestão para reforçar sobre à necessidade da disponibilidade de insumos e materiais;

A longo prazo:

-Identificação dos insumos e de materiais necessários para o trabalho dos agentes comunitários de saúde e toda a equipe.

-Controle dos materiais e ações da equipe de entrega de medicamentos disponível na UBS para distribuições aos pacientes.

Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades:

Ofício, sala, folhas impressas, Panfletos.

RESULTADOS ESPERADOS:    Realização da reunião de sensibilização junto à gestão e materiais e insumos em quantidade adequadas para a realização das atividades na UBS.

RESPONSÁVEIS: equipe da UBS, gestão

PRAZOS: 30 a 60 dias

MECANISMO INDICADORES PARA AVALIAR O ALCANCE DOS RESULTADOS: Percentual de insumos e medicamentos disponíveis na UBS com base na quantidade solicitada.

 

Na segunda parte da reunião foi discutida sobre como iriamos desenvolver e estabelecer uma ferramenta para monitorar e registrar Indicadores de qualidade do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) na nossa UBS.

 Os indicadores elencados foram: média de atendimentos de médicos e enfermeiros por habitante, percentual de atendimentos de consultas por demanda espontânea, percentual de atendimentos de consulta agendada, índice de atendimentos por condição de saúde avaliada, razão de coleta de material citopatológico do colo do útero, cobertura de primeira consulta odontológica programática, percentual de recém-nascidos atendidos na primeira semana de vida, percentual de encaminhamentos para serviço especializado, razão entre tratamentos concluídos e primeiras consultas odontológicas programáticas, percentual de serviços ofertados pela equipe da UBS, percentual de serviços ofertados pela Equipe de Saúde Bucal e índice de atendimentos realizados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF.

 Implantamos  essa ferramenta de indicadores,  porque a UBS não tinha tal controle de demandas, o que  facilitará o direcionamento do nosso processo de trabalho. 

Como estou iniciando com essa equipe sempre estarei me reunindo para propormos melhorias na UBS e melhorarmos o nosso atendimento à população.

As dificuldades na UBS são várias mas, no momento, são os insumos e materiais que dificultam muito o desenvolvimento do trabalho da equipe.  Mas, a partir de intervenções como essa, a tendência é que possamos contruir um processo de trabalho e uma assistência de qualidade.

 

 

 

 

 

REFERÊNCIA

 

BRASIL. Ministério da Saúde. AMAQ: Autoavaliação para melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica : AMAQ.Brasília: Ministério da Saúde, 2017b

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)