2 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

CUIDADOS DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE NA UBS REIMUNDA MEDEIROS  DE ARAUJO

ESPECIALIZANDODAIME ORTEGA GONZALEZ

ORIENTADOR:  ISAAC ALENCAR PINTO

         A saúde mental é o bem-estar emocional, psicológico e social de uma pessoa. Isso tem um efeito em todos os aspectos da vida de uma pessoa, incluindo como eles se sentem, pensam e agem. Também afeta como uma pessoa lida com o estresse, as decisões que toma e como se relaciona com os outros. A saúde mental é importante ao longo da vida de uma pessoa.

         Os usuarios com transtornos mentais tendem a não assumir que estão doentes e são frequentemente rejeitados pela população. É muito útil oferecer a essas pessoas que precisam um atendimento , pois elas têm uma doença que pode causar muitas outras, em muitos casos os pacientes começam a tomar medicação para diferentes crises que podem preceder a crise depresivas ou crises ansiosas, eles não frequentam uma UBS para ser cuidada e ser capaz de fornecer o acompanhamento solicitado.

A equipe Raimunda Medeiros de Araujo faz atendimento de um total de 131 pessoas com transtornos mentais de forma adequada, os mesmos são acolhidos pela equipe. Os diferentes profissionais da nossa UBS também colaboram com as melhorias e os cuidados desses pacientes.

No município de Acari não dispomos dos serviços especializados e as diversas modalidades do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS). Somente contamos com o Pronto Atendimento Municipal, no qual as consultas são realizadas diversas consultas para diversas modalidades de doenças. Na nossa cidade, geralmente, os profissionais de saúde fazem encaminhamento dos pacientes com problemas psiquiátricos para os municípios que dispõem de CAP:S Currais Novo e Caicó.

Nossa equipe conta com os atendimentos realizados pelo Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF), que são programados e agendados pela atendente. Existe boa interação dos profissionais do NASF com a equipe e os usuários, além disso temos atendimentos programados às segundas-feiras, pela manhã, para evitar ou diminuir a internação psiquiátrica e ajudar o usuário no seu dia a dia com o apoio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Para essa microintervenção, foi realizada uma reunião com a participação de toda a equipe: Médica, Enfermeira, Técnica de Enfermagem, Dentista, Auxiliar do Dentista, as 4 Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e a assistente de serviços gerais. Foi realizada na sala da enfermeira, pois esta é a mais acolhedora de todas.

Nesta reunião, falamos sobre cuidados de saúde mental na Atenção Primária à Saúde e foi elaborada uma planilha para o controle de pacientes que estão tomando medicamentos controlados, incluindo outros aspectos que facilitarão o controle e o acompanhamento desses pacientes e com as informações solicitadas pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).   Toda a equipe ficou muito feliz com o assunto em discussão e com as medidas criadas para um melhor controle dos pacientes.           

A planilha  criada foi discutida com a equipe e tem e tem os seguintes dados: numero do prontuário, numero de cartão de SUS, idade, sexo, agendamento (programado,urgência,visita,domiciliar), encaminhamento (NAFS,CAPS), nome do remedio, observações.

 

Numero

Numero de cartão de SUS

Idade

Sexo

Agendamento

Encaminhamento

Nome do remedio

Obs

 
 

de puntuario

NAFS

CAPS

 

Programado

Urgência

Visita domiciliar

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quadro 1: Planilha de acompanhamento de usuários de saúde mental na UBS

Na segunda etapa da reunião, foi discutido o caso de uma paciente M.A.S. do sexo femenino, branca, de 51 anos, dona de casa, com problemas familiares (filho usuário de droga) e que possui problemas com la justicia.

A agente de saúde de sua área agendou uma consulta médica na UBS. Na consulta a paciente relata que está muito preocupada com a situação em sua casa, que não consegue dormir à noite e que muitas vezes sente vontade de chorar. Durante a consulta médica escutaram-se os sofrimentos e os problemas do usuário, realizou-se exame físico, solicitaram-se exames de rotina e encaminhou-se para atendimento com a psicóloga do NASF.

Atualmente a paciente continua sendo acompanhado pela equipe do NASF, ressaltando-se que caso não haja melhora será encaminhado ao especialista, e adotadas outras condutas que fazem parte da estratégia de saúde mental e cuidados na atenção básica.

Para a realização do debate entre a equipe, nos pautamos na discussão da organização da Saúde Mental na Atenção Básica: apoio matricial,  depois formação como estratégia prioritária para inclusão de saúde mental na atenção básica e inclusão da saúde mental.

No encontro, foi discutido a planinha  que tinha anteriormente na UBS. Nesse sentido, a médica fez  a proposta de adicionar o número do prontuario, encaminhamento e nome do remédio. Além disso foi sugerido por um agente de saúde a eliminação da data da consulta, pois isso se reflete nos prontuarios dos pacientes. A reunião foi muito proveitosa já que todos os integrantes da equipe aprenderam mais sobre os cuidados a saúde mental na atenção primária.

 Espera-se que com a elaboração deste formulário tenha uma melhor organização do trabalho e melhor controle dos pacientes com doenças mentais, bem como ter conhecimento do monitoramento que está sendo fornecido, por exemplo (quantos são atendidos pelo CAPS e quantos pelo NAFS).

Foi identificada como uma fragilidade que não temos uma equipe do CAPS em nossa cidade e percebemos que precisamos de um melhor trabalho com a familia dos usuários de álcool e outras drogas. Pensamos que essa ação deveria ter como  responsável a Psicóloga da equipe do NASF.

Para finalizar foi elaborado um plano de atividades educativas para todos os usuários que necessitem de um serviço ou que tenham a vontade de participar e assim poderem reduzir ou eliminar as doenças psiquiátricos como ansiedade, depressão, síndrome de pânico, bem como tentar promover o desmame de medicamentos psicotrópicos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)