RELATO DE EXPERIÊNCIA
TÍTULO: O BENEFÍCIO DO ACOLHIMENTO PARA A ORGANIZAÇÃO DA DEMANDA ESPONTÂNEA E PROGRAMADA EM SÍTIO NOVO, INDIAROBA(SE).
ESPECIALIZANDO: RAUL MANUEL DURAN VERDECIA
ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO
Tendo presente que a saúde é um dos principais direitos das pessoas, e para o Ministério de Saúde Brasileiro e para o Governo Federal a saúde da população é primordial, em nosso trabalho cotidiano o pessoal da saúde leva a cabo o acolhimento que significa uma prática presente em todas as relações de cuidado, nos encontros reais entre trabalhadores de saúde e usuários, nos atos de receber e escutar. É o primer contato do usuário com a equipe de saúde e com certeza todo usuário tem problemas de saúde ou alguma preocupação sobre sua saúde, pelo que essa pratica deve ser com a maior profecionalidade e humildade o que significa um desafio dia a dia para a equipe de saúde (BRASIL, 2013).
O acolhimento da demanda espontânea e programada tem como objetivo inclusão pois avalia sobre a ótica de riscos e vulnerabilidades das pessoas e da população de forma geral e para isso o professional de saúde deve ter presente aspectos clínicos_epidemilogicos da sua área em especifico, e assim pode se organizar e identificar adequadamente a ordem de prioridade das ações, como foi afirmado na Constituição do ano 1988, alicerçado na premissa da saúde como direito de todos e dever do Estado e em princípios e diretrizes como a universalidade, equidade, integralidade, descentralização e controle social (BRASIL, 2013).
Para obter a resolutividade na atenção básica, o professional de saúde encargado do acolhimento e consulta geral, deve saber escutar, analisar o problema do usuário (segundo Dalai Lama; A arte de escutar é como a luz que dissipa a escuridão da ignorância), temos que ter presente que cada pessoa tem suas próprias caraterísticas, necessidades, nível de interpretação, e sensibilidade. Disso depende a qualidade do acolhimento e também e esse um dos problemas principais identificados no trabalho aqui apresentado (BRASIL, 2011).
No acolhimento de maneira geral, pode se apresentar diferentes situações e problemas de saúde que podem ser desde uma opinião de insatisfação até uma emergência o que vai requerer muito da preparação do pessoal de saúde e a capacidade da equipe para resolver o problema com a maior rapidez e qualidade, deve se estabelecer uma adequada ordem de prioridade das demandas espontâneas e as programadas com o objetivo de obter uma maior rapidez e resolutividade dos atendimentos quanto no posto de saúde como as visitas domiciliares e instituições (BRASIL, 2013).
A minha equipe presta atendimento em 8 povoados, mais como referência o posto de saúde da localidade Sitio Novo, Município Indiaroba, Estado Sergipe. A implementação do acolhimento como estratégia no atendimento das demandas espontâneas e programadas começou no ano 2016. No início o acolhimento não teve muita aceitação pela comunidade, e troço inconvenientes como o estabelecimento de uma ordem de prioridades errado, e o acolhimento pelo médico virava em consulta medica, e o usuário aguardava por muito tempo o atendimento já que tia muita demanda da população.
No início deste ano a minha equipe realizo uma reunião onde foi analisado o benefício e qualidade do acolhimento, o grau de aceitação da população, e como agente pode fazer melhoras e manter o acolhimento. O acolhimento com a dimensão de postura ele assume a função promover, prevenir, proteger, cuidar e recuperar (BRASIL, 2010).
Por esse motivo a equipe fez um plano de estratégias para evitar a acumulação de pessoas no local, como foi planejar atendimentos por grupos de idades, grupos de risco, urgências e emergências, fazendo uso dos discriminantes (gerais e específicos), e estabelecendo o tipo de prioridades por cores; foi estabelecido o local para o acolhimento que reúna as caraterísticas adequadas e privacidade; aumentar a preparação do professional encargado do acolhimento; procurar o momento para a equipe discutir os problemas e dificuldades da equipe, e discussão de casos; fazer conversas com os usuários para conhecer o grau de satisfação e monitorar a qualidade do acolhimento.
A equipe acho muito importante para nossa preparação fazer a discussão de casos, desde a sua chegada ao posto de saúde, refletir sobre os casos que precisarem ser encaminhados ou o manejo e acompanhamento da sua doença, além disso a equipe pode definir que caso precisa atendimento pelo médico ou de enfermagem. Para a equipe é um desafio muito grande já que é a nossa responsabilidade resolver a necessidade de saúde dos usuários com a maior rapidez e qualidade possível.
Para concluir, na reunião a equipe teve como resultado da avaliação do beneficio do acolhimento na atenção primaria de saúde, que o usuário tem a maior acessibilidade ao serviço de saúde, q os atendimentos são mais direcionados e individualizado para cada usuário, e podem ser resolvidos e acompanhados os riscos e vulnerabilidades que foram detectados, foram menores as reclamações dos usuários, foi terminada as filas de espera nas consultas.
Espero que com este relato de experiência da minha equipe de saúde realizado com ajuda das enquetes, a revisão bibliográfica e a própria experiência possam se elevar o controle, cuidado, acompanhamento dos problemas de saúde da nossa população, além disso diminuir o tempo de espera nos atendimentos e aumentar o grau de satisfação da população, e superar as possíveis barreiras entre usuário e o professional da saúde.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Acolhimento à demanda espontânea Vol. 1. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização (PNH). Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
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