30 de agosto de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

TÍTULO: ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA NA APS EM SANTO AMARO DAS BROTAS (SE)

ESPECIALIZANDO:RAFAEL CINTRA ALCOLEA

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

 

De acordo com Araújo et al (2014):

 

       Muitas ações ainda precisam ser pontuadas, discutidas em profundidade, reorganizadas e pactuadas para que estes avanços possam realmente refletir as reais necessidades da população infantil. A assistência à saúde da criança ainda encontra-se em processo de construção, juntamente com assistência à saúde em geral, em um movimento de mudança paradigmática do modelo centrado na patologia e na criança, para um modelo de construção de redes, em prol da inclusão da família e da integralidade do cuidado (ARAÚJO et al, 2014, p.1005).

      Deste modo, o reconhecimento da criança enquanto uma pessoaintegral, assim como o alcance de seus direitos enquanto cidadão foi se construindo ao longo da história, passando por transformações que ainda permanecem em constante evolução.

      Neste sentido, nossa equipe de saúde vem fazendo um árduo trabalho encaminhado a melhorar na atenção à saúde da criança. Pelo que foi feita uma reunião para determinar se nosso acionar ficava pelo o caminho correto, na mesma foram respondidas diversas interrogantes propostas pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ/AB).

        Neste questionário se evidencia todo o desempenho da equipe no atendimento das crianças. Mas ressaltamos que o crescimento e desenvolvimento das crianças também depende de uma boa atenção pré-natal. Nossa equipe tem bem estruturado as consultas de puericulturas, feitas pelo medico e enfermagem, mais as visitas domiciliares onde se tem a participação de toda a equipe. No atendimento das crianças tem muita importância o registro correto na Caderneta de Saúde onde fica o histórico do crescimento e desenvolvimento, que permite uma apropriação desta pela família e desta forma uma melhor discussão entre a família e os profissionais de saúde, para que esta cumpra seu papel de instrumento de comunicação, educação, vigilância e promoção da saúde.

       A amamentação traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê e deve ser oferecida como uma única forma de alimentação nos primeiros seis meses de vida.Este princípio é fundamental no crescimento e desenvolvimento das crianças, pelo que no presente ano foi acordado pela equipe a realização de oficinas temáticas sobre a importância do aleitamento materno exclusivo, com a participação de todas as puérperas e todas as grávidas (no terceiro trimestre) de nossa área, mediado pelo medico e com uma frequência mensal. Consideramos esta ação como uma das atividades mais exitosas e com maior impacto no atendimento as crianças.

 

Referências

 

ARAUJO, J. P. et al. História da saúde da criança: conquistas, políticas e perspectivas. Rev. bras. enferm.,  Brasília,  v.67, n.6, p.1000-1007, Dec. 2014.

 

Quadro 1: Questionário da Microintervenção, 2018.

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

x

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

x

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

x

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

x

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

x

 

no acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

QUESTÕES

sim

NÃO

Vacinação em dia

x

 

Crescimento e desenvolvimento

x

 

Estado nutricional

x

 

Teste do pezinho

x

 

Violência familiar

x

 

Acidentes

x

 

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?

x

 

a equipe realiza busca ativa das crianças:

QUESTÕES

sim

NÃO

Prematuras

x

 

Com baixo peso

x

 

Com consulta de puericultura atrasada

x

 

Com calendário vacinal atrasado

x

 

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

x

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

x

 

Fonte: elaboração própria, 2018.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)