28 de agosto de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Atenção primária da saúde, estratégia da saúde da família e territorilização

Atenção aos cuidados da saude mental

                                                                                                                Thiago Alexandre Vieira Jorio Machado 

                                                                                                                 Tulio Felipe Vieira de Melo

              O ministério da saúde estimula a inclusão e adpatação, expansão dos cuidados aos pacientes de saúde mental UBS, tendo como base a criação de equipes para se ter um vínculo mais humanizado com os pacientes e os profissionais de saúde da equipe, essa estrategia tem como diretrizes a universalidades, integralidade na atenção e territorização atraves da equipe multidisciplinar atuando na prevenção e recuperação dos pacientes.

              Como as ações são realizadas no territorio do ESF, através dos agentes de saúde no qual possibilita aproximidade com a família, conhecer a vida cotidiana das pessoas e seus vínculos com a comunidade possibilitando um encontro a todo momento que for necessário ou solicitado (visitas domiciliares) em pacientes com sofrimento psíquicos.

             No caso das consultas agendadas ou demandas espontânea na unidade, se respeita a interação individual respeitando a realidade local e a inserção social.

Ações desenvolvidadas no ESF I Dr. Kival Araujo Gorgonio para atenção de cuidado em saúde mental na avaliação PMAQ.

              O ESF I utiliza os protocolos assistenciais com diretrizes terapeuticas da saúde mental, os critérios de encaminhamento para o CAPS, psiquiatra que atende mensalmente na unidade, fazendo agendamento aos casos mais complexos. A equipe desenvolve ações para as pessoas com sofrimento psíquico, transtorno mentais, fazendo o acompanhamento por meios de atividades individuais, grupais, acolhimento, tratamento e acompanhamentos, juntamnte com o NASF, CAPS, sempre que necessário.

            Atuamos com demanda espontânea e consultas agendadas, realizando visitas domiciliares sempre que necessário ou agendadas pelos agentes de saúde, para termos um tempo adequado de consulta para cada paciente, para conseguirmos assim uma melhor abordagem sobre a realidade familiar, orientando sobre ações que possam prevenir, reabilitar os mais vulneráveis. Um ponto bastante abordado e a mudança no estilo de vida dos pacientes, o incetivo a prática de atividades físicas, boa alimentação, interação com os familiares, habitos fundamentais para o tratamento.

             Nossa unidade tem registrados todos os pacientes em uso de substâncias (benzodiazepnicos, etc…) bem como a retirada de receitas dos pacientes ja em tratamento há mais tempo que minha chegada nesta unidade de saúde, assim como os registros novos dos pacientes mais graves que foram encaminhados para tratamentos em outros pontos de atençao a saúde mental.

             Nossa equipe também identifica pacientes em uso de álcool, drogas no nosso território oferecendo palestras e outras ações que incluem acolhimento, prevenção primária, diagnostico precoce, realizando os cuidados, sempre compartilhado com a equipe do NASF através do psicólogo.

REDE DE PESSOAS E SERVIÇOS DISPONIVEIS NO TERRITÓRIO PARA A ATENÇÃO PSICOSOCIAL

              O ESF1 de São joão do sabugi e composta por um Medico especializando em saúde da família e comunidade, um enfermeiro, um técnico em enfermagem, um odontologo para o atendimento das pessoas com sofrimento psíquico ou mental, contamos com o apoio do NASF que e composto por uma equipe de vários profissionais( fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, etc…) que atuam de forma continua assistindo os 3 ESFs existentes na cidade.

ATENÇÃO INTEGRAL A UM USUÁRIO COM SOFRIMENTO PSÍQUICO PARA CONSTRUÇÃO DE SUA LINHA DE CUIDADO.

               Uma paciente de 57 anos de idade que compareceu a unidade com alteração de humor, perca de sono, tristeza, perca do interesse em suas atividades diarias, com sintomas superior a 20 dias, referindo a causa dos sintomas a uma traição conjugal de seu marido com quem vive ha mais de 30 anos.

               Em sua consulta ofereci a escuta a paciente, procurando deixa-la tranquila e segura para assim poder expressar suas aflições e angustias, enfatizando que teria toda uma equipe a sua disposição para o que fosse necessário. Ao primeiro momento tive a impressao de uma depressão leve, qual prescrevi medicamentos e orientaçoes, marcando um retorno em 15 dias para nova avaliação, um encaminhamento para a psicóloga do NASF.

               Aos 15 dias a paciente retornou sem melhoras do quadro, pois todavia não tinha o resultado da certeza da traição, esteve com o psicólogo do NASF o qual Dx com depressão moderada, sendo assim encaminhada para o psiquiatra do CAPS.

               O que aprendemos nesta microinterverção é que o vínculo e o diálago com os usuários são necessários, afim de enfrentar os problemas de maneiras mais ampla, temos que seguir passo a passo todas as ações em seu tempo previsto para garantizar a saúde da população do nosso território. Levando em consideração que o papel do ESF é a prevenção, promoção e recuperação da saúde, aprendemos que conhecer, discutir e repletir sobre os transtornos mentais nos proporcionam novos conceitos sobre o tema e novas formas de abordagem

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)