RELATO DE EXPERIÊNCIA
TÍTULO: AÇÕES DE SAÚDE PARA MELHORAR A ATENÇÃO MEDICA DAS CRIANÇAS NA UBS MAE ALMERINDA, INDIAROBA (SE)
ESPECIALIZANDO: SUSLEY TRIGUERO OSORIO
ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO
Puericultura é a arte de promover e proteger a saúde das crianças, através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com suas particularidades. Tem como objetivos fundamentais desenvolver ações de promoção à saúde e prevenção de doenças ou agravos mediante a estimulação do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida e complementado com alimentação da família, até os dois anos de vida, garantir a aplicação das vacinas do esquema básico de imunização, realizar vigilância do crescimento e desenvolvimento, monitorar a saúde das crianças residentes na área de abrangência, em especial daquelas que apresentam fatores de risco ao nascer ou evolutivo e detectar e encaminhar para tratamento precoce as crianças que apresentarem desvios do crescimento e do desenvolvimento, patologias ou agravos que venham a incidir nesta faixa etária, através de consultas, de rotina ou eventuais (SOUZA, 2010; SOCIEDADE DE PEDIATRIA DE SÃO PAULO, 2015).
Devido às altas taxas de morbimortalidade materna infantil no Brasil, a rede de Cegonha foi criada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de melhorar o atendimento de gestantes e crianças, especialmente nos dois primeiros anos de vida, por meio da articulação entre a atenção básica e as maternidades, sendo os profissionais das equipes básicas de saúde os principais responsáveis pela orientação da família sobre o cuidado das crianças após a saída da maternidade e posteriormente desenvolvimento na comunidade.
Após conhecer a presente realidade no Brasil e com maior incidência na região Nordeste, foi necessário o desenvolvimento de um micro intervenção com o objetivo de melhorar a atenção médica das crianças pertencentes à nossa área da saúde e assim identificar os principais problemas que interferem na realização da puericultura em nossa unidade com a participação de todos os membros da equipe. Primeiramente, foi realizada uma discussão sobre os principais aspectos da puericultura como conceito, objetivos, importância, entre outros, o que contribuiu para aumentar o nível de conhecimento sobre o tema dos membros da equipe e o questionário proposto foi respondido.
As principais deficiências foram a existência de várias crianças sem consulta de puericultura realizada, atrasos no cumprimento do calendário de vacinação, pouca disponibilidade de especialistas (pediatras) no município para realizar avaliação e pouco acesso a exames laboratoriais e medicamentos para crianças com doenças crônicas.
Em seguida, as ações foram propostas para tentar resolver as deficiências identificadas como melhorar e intensificar o trabalho dos agentes comunitários de saúde na busca de recém-nascidos e crianças menores de dois anos em suas áreas de trabalho, melhorar a organização do plano de trabalho mensalmente para aumentar o número de consultas para esse grupo populacional devido ao alto índice de crianças presentes em nossa comunidade, os gestores do município foram informados sobre as dificuldades detectadas que não podem ser resolvidas dentro da unidade básica de saúde, foram desenvolvidas atividades na comunidade para explicar a importância da puericultura e aumentar a percepção de risco, especialmente em tópicos como nutrição, esquema de vacinação e medidas de higiene.
A realização desta microintervenção foi muito importante porque mostrou estratégias de trabalho para realizar o atendimento médico de 100% das crianças de nossa comunidade, identificar crianças com situações de risco ou doenças crônicas e aumentar o nível de conhecimento sobre este assunto não só dos profissionais da atenção básica, mas também da comunidade.
REFERÊNCIAS
SOUZA, B. O que é puericultura?. 2010. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA_-kAJ/puericultura#>. Acesso em: 24 Ago. 2018.
SOCIEDADE DE PEDIATRIA DE SÃO PAULO. Puericultura: a atenção integral à saúde das crianças. 2015. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2015/03/puericultura-atencao-integral-saude-das-criancas>. Acesso em: 28 ago. 2018.
Quadro 1: Questionário da Microintervenção, 2018.
QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)? |
X |
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A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos? |
X |
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A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território? |
X |
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A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento? |
X |
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Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade? |
X |
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No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre: |
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QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
Vacinação em dia |
X |
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Crescimento e desenvolvimento |
X |
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Estado nutricional |
X |
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Teste do pezinho |
X |
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Violência familiar |
X |
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Acidentes |
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X |
A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)? |
X |
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A equipe realiza busca ativa das crianças: |
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QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
Prematuras |
X |
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Com baixo peso |
X |
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Com consulta de puericultura atrasada |
X |
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Com calendário vacinal atrasado |
X |
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A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses? |
X |
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A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança? |
X |
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Fonte: elaboração própria, 2018.
Ponto(s)