TITULO: GARANTINDO A QUALIDADE DA ATENÇAO A SAUDE DA PRIMEIRA INFANCIA NA UBS Dr. JOSE RIBAMAR
ESPECIALIZANDO: Dra. Barbara Delis Savigne
ORIENTADOR: Professor Cleyton Cesae Souto Silva
A puericultura, área da pediatria voltada principalmente para os aspectos de prevenção e de promoção da saúde, atua no sentido de manter a criança saudável para garantir seu pleno desenvolvimento, de modo que atinja a vida adulta sem influências desfavoráveis e problemas trazidos da infância. Suas ações priorizam a saúde em vez da doença. Seus objetivos básicos contemplam a promoção da saúde infantil, prevenção de doenças e educação da criança e de seus familiares, por meio de orientações antecipatórias aos riscos de agravos à saúde, podendo oferecer medidas preventivas mais eficazes (DEL CIAMPO, 2016).
A primeira infância é um período muito importante para o desenvolvimento mental e emocional e de socialização da criança. Por isso é fundamental estimular bem a criança nessa fase, para que ela tenha uma vida saudável e possa desenvolver-se bem na infância, na adolescência e na vida adulta.
O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento (CD) é parte importante da assistência à saúde da criança. Toda a equipe de saúde deve estar preparada para esse acompanhamento, identificando crianças de risco, fazendo busca ativa de crianças faltosas ao calendário de acompanhamento do CD, detectando e abordando adequadamente as alterações na curva de peso e no desenvolvimento da criança. Esse acompanhamento prevê um calendário mínimo de consultas nas crianças de até dois anos (sete consultas no primeiro ano de vida e duas no segundo ano).
Por médio deste trabalho pretende-se relatar sobre a microintervenção V do Módulo de Atenção à Saúde da Criança que consistia em descrever uma ação voltada a esta temática.
As consultas de acompanhamento do CD, em sua maioria, são realizadas de forma individual. Na nossa Unidade realizam-se consultas coletivas de crescimento e desenvolvimento, pois permitem maior incentivo à participação da família. A interação desenvolvida pelos pais ou responsáveis no momento da realização das consultas coletivas é uma peça fundamental no processo. É por meio dessas atividades coletivas que se orientam maiores informações sobre os cuidados e problemas de saúde da criança, dando maior ênfase nas ações de promoção da saúde.
Para nossa equipe tem sido muito importante o desenvolvimento do acompanhamento coletivo do CD. Essa ação é uma estratégia que contribui com a Política Nacional de Humanização para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na Unidade Básica, reduz o tempo de espera por atender todas as mães ao mesmo tempo.
Para a realização do atendimento coletivo, o espaço é previamente preparado. Os pais/responsáveis são acolhidos pelas enfermeiras, realiza-se uma escuta qualificada. Após disso, são realizadas avaliações do peso, estatura, os perímetros cefálico e torácico e prossegue com o registro dos parâmetros de crescimento e desenvolvimento nas cadernetas das crianças e a interpretação de cada gráfico. Durante o encontro as informações básicas sobre a situação de saúde da criança são registradas. Após as discussões referentes à situação atual da criança, apresentam-se as informações disponíveis na Caderneta de Saúde da Criança: benefícios da amamentação, como prevenir problemas na amamentação, dez passos para uma alimentação saudável de crianças menores de dois anos, importância da suplementação de ferro e vitamina A, como estimular o desenvolvimento da criança e como prevenir acidentes.
No momento em que a discussão sobre a Caderneta alcança o quadro vacinal, as mães são estimuladas a discutir sobre quais vacinas a criança já recebeu, quais precisa tomar para estar protegida de doenças graves. Orienta-se sobre as possíveis reações das vacinas a serem aplicadas.
Logo após, as mães são orientadas a respeito da primeira dentição, cuidados com a saúde da criança e identificação de problemas ou riscos para a saúde.
A inclusão dos familiares no processo de acompanhamento do CD da criança despertou em alguns deles o desejo de buscar conhecimentos para cuidar cada vez melhor de suas crianças. Muitas mães falaram que não tinham a oportunidade de discutir suas dúvidas com os profissionais devido ao pouco tempo destinado às consultas.
Para nossa equipe o fato de estabelecer uma comunicação direta com os cuidadores possibilita envolvê-los nas ações voltadas a saúde da criança. Espera-se fortalecer a integralidade das ações de assistência e a atuação em equipe.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
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